Morashá

PERSONALIDADES

O "Gabinete judaico" do Presidente Biden

O "Gabinete judaico" do Presidente Biden

Muitos se perguntam como será o novo Presidente dos Estados Unidos e quais os seus vínculos com a comunidade judaica americana e com Israel. Vejamos, pois, algumas de suas principais escolhas: O Chefe de Gabinete, Secretário de Estado, Secretário de Segurança Interna, Secretário do Tesouro e seu Procurador Geral (equivalente ao nosso Ministro da Justiça) estão entre os membros judeus do gabinete de Governo do Presidente Biden.

Edição 110 - Março de 2021

HOLOCAUSTO

Médicos nazistas, indignos de homenagens

Médicos nazistas, indignos de homenagens

Não obstante os persistentes esforços da Sociedade de Medicina Interna Alemã (SAMI) para evitar que as atrocidades médicas realizadas no Terceiro Reich se tornassem públicas, as aberrações médicas ocorridas nesse período acabaram por vir à tona, levando à reconsideração de títulos honoríficos concedidos a médicos que praticaram atrocidades durante o nazismo.

Edição 110 - Março de 2021

VARIEDADES

Turquia e a diplomacia neo-otomana de Erdogan

Turquia e a diplomacia neo-otomana de Erdogan

O presidente turco, Recep Tayyp Erdogan, em quase 20 anos de poder e dono de uma agenda nacionalista e populista, transformou o país de um aliado de Israel e de países ocidentais, nos anos 1990, em um desestabilizador do Oriente Médio e de regiões próximas, com apoio a grupos terroristas e intervenções militares fora de suas fronteiras.

Edição 110 - Março de 2021

VOCÊ SABIA?

O que é Chabad?

CHABAD (Lubavitch), um dos maiores movimentos judaicos, é um acrônimo das palavras “Chochma” (Sabedoria), “Binah”(Compreensão) e “Daat” (Conhecimento). Este acrônimo simboliza a filosofia intelectual do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Leon Trotski foi um judeu que abriu mão de seu judaísmo em favor da causa comunista. Afirmava que a solução para os problemas dos judeus era a assimilação. Com o passar do tempo, o regime comunista adotou essa política, proibindo aos judeus a prática de sua religião.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

21/06/1985

Patologistas brasileiros, norte-americanos e alemães concluem que, de fato, foi encontrado no Brasil o esqueleto de Josef Mengele - o carrasco nazista que realizava experiências médicas monstruosas com prisioneiros judeus em Auschwitz.

21/06/1977

Menachem Begin se torna o sexto primeiro-ministro de Israel. É a primeira vez que o Partido Trabalhista israelense perde o poder. O Likud, partido de centro-direita fundado por Begin e atualmente liderado por Ariel Sharon, vence sua primeira eleição.

Veja mais...

BRASIL

Vem aí o espetáculo com Myrian Rios

Veja mais...