Morashá

PERSONALIDADES

O "Gabinete judaico" do Presidente Biden

O "Gabinete judaico" do Presidente Biden

Muitos se perguntam como será o novo Presidente dos Estados Unidos e quais os seus vínculos com a comunidade judaica americana e com Israel. Vejamos, pois, algumas de suas principais escolhas: O Chefe de Gabinete, Secretário de Estado, Secretário de Segurança Interna, Secretário do Tesouro e seu Procurador Geral (equivalente ao nosso Ministro da Justiça) estão entre os membros judeus do gabinete de Governo do Presidente Biden.

Edição 110 - Março de 2021

HOLOCAUSTO

Médicos nazistas, indignos de homenagens

Médicos nazistas, indignos de homenagens

Não obstante os persistentes esforços da Sociedade de Medicina Interna Alemã (SAMI) para evitar que as atrocidades médicas realizadas no Terceiro Reich se tornassem públicas, as aberrações médicas ocorridas nesse período acabaram por vir à tona, levando à reconsideração de títulos honoríficos concedidos a médicos que praticaram atrocidades durante o nazismo.

Edição 110 - Março de 2021

VARIEDADES

Turquia e a diplomacia neo-otomana de Erdogan

Turquia e a diplomacia neo-otomana de Erdogan

O presidente turco, Recep Tayyp Erdogan, em quase 20 anos de poder e dono de uma agenda nacionalista e populista, transformou o país de um aliado de Israel e de países ocidentais, nos anos 1990, em um desestabilizador do Oriente Médio e de regiões próximas, com apoio a grupos terroristas e intervenções militares fora de suas fronteiras.

Edição 110 - Março de 2021

VOCÊ SABIA?

Lei de Shavuot: Tikun Leil Shavuot

Tikun Leil Shavuot - Noite de vigília e estudo - Na primeira noite de Shavuot é costume se realizar nas sinagogas uma vigília, que dura toda a noite, dedicada ao estudo da Torá. A Cabalá enfatiza a importância desse ritual, conhecido como Tikun Leil Shavuot. Uma explicação para esta tradição é que o povo judeu não acordou cedo no dia em que D'us lhes iria outorgar a Torá, tendo sido necessário que Ele Mesmo os acordasse. Como uma espécie de contrapartida a essa atitude, foi instituído o costume de se permanecer acordado, estudando a Torá.

Veja mais...

CURIOSIDADES

No primeiro dia de Shavuot ouve-se, em todas as sinagogas, a leitura dos Dez Mandamentos. É da maior importância que os pais participem junto com seus filhos.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

14/05/1948

(5 Iyar 5708): Yom Ha-Atsmaut – Dia da Independência israelense. Neste dia, David-Ben Gurion declara a fundação do Estado de Israel. O Yom Ha-Atsmaut é celebrado anualmente na data hebraica e é precedido pelo Yom-Hazikaron, o Dia da Recordação, quando são lembrados os soldados que deram suas vidas pelo estado judeu.

14/05/1948

Os Estados Unidos, sob a liderança do Presidente Harry Truman, são o primeiro país a reconhecer a independência do Estado de Israel.

Veja mais...

BRASIL

Palestra - Palavras de Incentivo e Fé em Tempos de Pandemia

Veja mais...