Morashá

PERSONALIDADES

O "Gabinete judaico" do Presidente Biden

O "Gabinete judaico" do Presidente Biden

Muitos se perguntam como será o novo Presidente dos Estados Unidos e quais os seus vínculos com a comunidade judaica americana e com Israel. Vejamos, pois, algumas de suas principais escolhas: O Chefe de Gabinete, Secretário de Estado, Secretário de Segurança Interna, Secretário do Tesouro e seu Procurador Geral (equivalente ao nosso Ministro da Justiça) estão entre os membros judeus do gabinete de Governo do Presidente Biden.

Edição 110 - Março de 2021

HOLOCAUSTO

Médicos nazistas, indignos de homenagens

Médicos nazistas, indignos de homenagens

Não obstante os persistentes esforços da Sociedade de Medicina Interna Alemã (SAMI) para evitar que as atrocidades médicas realizadas no Terceiro Reich se tornassem públicas, as aberrações médicas ocorridas nesse período acabaram por vir à tona, levando à reconsideração de títulos honoríficos concedidos a médicos que praticaram atrocidades durante o nazismo.

Edição 110 - Março de 2021

VARIEDADES

Turquia e a diplomacia neo-otomana de Erdogan

Turquia e a diplomacia neo-otomana de Erdogan

O presidente turco, Recep Tayyp Erdogan, em quase 20 anos de poder e dono de uma agenda nacionalista e populista, transformou o país de um aliado de Israel e de países ocidentais, nos anos 1990, em um desestabilizador do Oriente Médio e de regiões próximas, com apoio a grupos terroristas e intervenções militares fora de suas fronteiras.

Edição 110 - Março de 2021

VOCÊ SABIA?

Quem foram Hilel e Shamai?

Hilel e Shamai foram dois de nossos maiores Sábios, cujas discussões sobre a Lei Judaica resultaram na criação de duas escolas de pensamento: a escola de Hilel – que era, geralmente, mais leniente – e a escola de Shamai – que era mais rígida quanto às Leis da Torá. Ensina o Talmud que os ensinamentos de ambas as escolas refletem a Vontade Divina, mas que nós devemos seguir as diretrizes da escola de Hilel. Porém, na era messiânica, ensinam os nossos Sábios, a Torá será seguida conforme os ensinamentos da escola de Shamai.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Dia 15 de Tamuz, é o aniversário de falecimento de um grande Sábio e místico sefaradi, o Rabi Chayim ben Attar (mais conhecido pelo nome de sua famosa obra sobre a Torá, o Ohr HaChayim). Rabi ben Attar nasceu no Marrocos, mas faleceu em Jerusalém. O Baal Shem Tov, que foi o fundador do movimento chassídico, tentou chegar à Terra de Israel para conhecê-lo, mas suas tentativas não se concretizaram. Conta-se que ambos juntos teriam a força de trazer Mashiach para o mundo.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

24/06/1843

A Inquisição em Ancona, Itália, decreta que os judeus não tinham a permissão de morar em qualquer município onde não houvesse um gueto.

24/06/1922

Walter Rathenau, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, que era judeu, é assassinado por nacionalistas anti-semitas.

Veja mais...

BRASIL

Vem aí o espetáculo com Myrian Rios

Veja mais...