Morashá

ARQUEOLOGIA

A antiga Shiló, Morada do Tabernáculo

A antiga Shiló, Morada do Tabernáculo

Mencionada inúmeras vezes na Torá e nos Salmos, encrustada nas Montanhas da Judeia, a antiga cidade de Shiló, hoje chamada de Tel Shiló, abrigou por 369 anos o Mishkan, o Tabernáculo, tornando-se o epicentro da vida religiosa da antiga Israel durante a era dos Juízes, que precedeu a formação do Reino de Israel. Em fevereiro de 2012, Israel declarou Tel Shiló patrimônio arqueológico.

Edição 102 - Dezembro de 2018

PERSONALIDADES

Claude Lanzmann

Claude Lanzmann

Claude Lanzmann, cineasta francês, intelectual e jornalista, mais conhecido internacionalmente por seu documentário “Shoah” sobre o Holocausto, faleceu em 5 de julho de 2018, aos 92 anos. Judeu secular e sionista apaixonado, Lanzmann sempre esteve na linha de frente em defesa de Israel.

Edição 102 - Dezembro de 2018

ISRAEL HOJE

Guerra  cibernética: uma ameaça à segurança

Guerra cibernética: uma ameaça à segurança

O combate ao ciberterrorismo está no topo da lista de prioridades do governo israelense. Hoje, além dos ataques às suas fronteiras por seus vizinhos inimigos ao Norte e ao Sul, Israel enfrenta atualmente uma ameaça invisível: ataques de hackers aos seus sistemas de computação, que podem colocar em risco a infraestrutura civil e militar do país.

Edição 102 - Dezembro de 2018

VOCÊ SABIA?

Quais são algumas das mitzvot (mandamentos Divinos) da festa de Purim?

A leitura da Meguilá é uma das principais, mas não é a única mitzvá (mandamento Divino) da festa. Em Purim, fazemos doações, em dinheiro, para necessitados e enviamos mishloach manot – alimentos – para pessoas carentes e para amigos. Cada presente de mishloach manot deve incluir, no mínimo, dois tipos diferentes de alimentos prontos para serem consumidos. Em Purim, crianças e jovens se fantasiam, cantam e brincam nas sinagogas, contando e recontando a história referente à data. É uma grande mitzvá se alegrar nesta festa: festejar, fazer uma refeição festiva com carne e, para os adultos, tomar vinho ou outra bebida alcoólica. Purim é considerada a data mais feliz do calendário judaico

Veja mais...

CURIOSIDADES

As Leis de Purim que devem ser cumpridas são: 1. Ouvir a leitura da Meguilá (Rolo de Éster), que relata a história de Purim. 2. Doar dinheiro, pelo menos a duas pessoas pobres. 3. Fazer uma refeição festiva de Purim; de preferência deve-se comer pão e carne e beber vinho. 4. Enviar Mishloach Manot: presentes de alimentos a pelo menos uma pessoa. O Mishloach Manot deve conter, no mínimo, duas comidas – cada uma requerendo uma benção diferente.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

21/03/1979

O Parlamento egípcio aprova, por voto unânime, o tratado de paz com Israel.

21/03/1968

Tropas israelenses atravessam o Rio Jordão para atacar bases da OLP.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...