Morashá

ARQUEOLOGIA

A antiga Shiló, Morada do Tabernáculo

A antiga Shiló, Morada do Tabernáculo

Mencionada inúmeras vezes na Torá e nos Salmos, encrustada nas Montanhas da Judeia, a antiga cidade de Shiló, hoje chamada de Tel Shiló, abrigou por 369 anos o Mishkan, o Tabernáculo, tornando-se o epicentro da vida religiosa da antiga Israel durante a era dos Juízes, que precedeu a formação do Reino de Israel. Em fevereiro de 2012, Israel declarou Tel Shiló patrimônio arqueológico.

Edição 102 - Dezembro de 2018

PERSONALIDADES

Claude Lanzmann

Claude Lanzmann

Claude Lanzmann, cineasta francês, intelectual e jornalista, mais conhecido internacionalmente por seu documentário “Shoah” sobre o Holocausto, faleceu em 5 de julho de 2018, aos 92 anos. Judeu secular e sionista apaixonado, Lanzmann sempre esteve na linha de frente em defesa de Israel.

Edição 102 - Dezembro de 2018

ISRAEL HOJE

Guerra  cibernética: uma ameaça à segurança

Guerra cibernética: uma ameaça à segurança

O combate ao ciberterrorismo está no topo da lista de prioridades do governo israelense. Hoje, além dos ataques às suas fronteiras por seus vizinhos inimigos ao Norte e ao Sul, Israel enfrenta atualmente uma ameaça invisível: ataques de hackers aos seus sistemas de computação, que podem colocar em risco a infraestrutura civil e militar do país.

Edição 102 - Dezembro de 2018

VOCÊ SABIA?

No dia 14 de Adar I do ano 1393 AEC foi o Brit Milá de Moshê Rabenu - o profeta Moisés.

Há opiniões que Moshê Rabenu – o profeta Moisés – nasceu no dia 7 de Adar I (no ano de 1393 AEC). Hoje, dia 14, seria seu oitavo dia de vida. Seria, portanto, o dia no qual ele foi circuncidado.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Hoje é Purim Catan, “Pequeno Purim”. A festa de Purim é celebrada no dia 14 de Adar. Mas num ano bissexto, que tem dois meses de Adar, Purim é celebrado em Adar II. Não há nenhum costume ou lei especial que deve ser observada em Purim Catan, mas não se recita Tachanun (súplicas) e não se jejua. O Código de Lei Judaica cita uma opinião que Purim Catan é um dia em que os judeus devem se alegrar, mas isto não é uma obrigação religiosa.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

19/02/1583

Três marranos portugueses de Ferrara são queimados em Roma, no Campo dei Fiori, sob ordens do Papa Gregório XIII. Um dos marranos, Joseph Saralbo, declarou orgulhosamente que havia ajudado 800 marranos a retornarem ao judaísmo. Ele pediu para que os judeus de Roma não chorassem por ele, pois ele estava ‘seguindo o caminho em direção à imortalidade’.

19/02/1543

A Casa de Catequese (Casa dei Catecumeni) é estabelecida pelo Vaticano. O propósito único desta organização, que a comunidade judaica foi obrigada a financiar, era o de converter judeus. Até sua abolição, em 1810, aproximadamente 2440 judeus foram convertidos em Roma. Outras dessas casas foram fundadas em outras cidades italianas.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...