Morashá

PERSONALIDADES

Um premiê judeu na Ucrânia

Um premiê judeu na Ucrânia

Volodimir Borysovich Groysman já garantiu um lugar na história da Ucrânia: é o primeiro judeu a ocupar o cargo de primeiro-ministro em um país que obteve sua independência em 1991, com a desintegração da URSS.

Edição 92 - Julho de 2016

ANTISSEMITISMO

Antissemitismo no pós-guerra: o pogrom de Kielce

Antissemitismo no pós-guerra: o pogrom de Kielce

No dia 4 de julho de 1946, a cidade polonesa de Kielce foi palco de um violento pogrom. A sede da comunidade judaica foi atacada por uma multidão de civis, policiais e militares, que massacraram, em plena luz do dia, 42 judeus - homens, mulheres e crianças - e feriram mais de 100. Depois disso estava claro que não havia futuro para os judeus na Polônia.

Edição 92 - Julho de 2016

ISRAEL HOJE

O sucesso dos vinhos de Israel

O sucesso dos vinhos de Israel

Que Israel é líder mundial em tecnologia agrícola e está sempre um passo à frente na rota da inovação, nas mais diferentes áreas, todo mundo sabe. O que tem surpreendido, nas últimas décadas, é o destaque que o país tem conquistado no ranking mundial de vinhos, caminhando lado a lado com os grandes produtores internacionais.

Edição 92 - Julho de 2016

VOCÊ SABIA?

O que quer dizer Tzadik?

Um tzadik é um homem justo. (Em hebraico, o feminino de tzadik é tzidkanit). A palavra tzadik é derivada de tzedek, que quer dizer justiça. Na tradição judaica, um tzadik é aquele que conquista a sua má inclinação, tendo domínio absoluto sobre seus desejos e sentimentos negativos, como o orgulho, a vaidade, a raiva e a inveja. O tzadik é humilde e pratica a justiça, a bondade e a caridade. Exemplos de tzadikim são os três patriarcas do povo judeu: Avraham, Isaac e Jacob.

Veja mais...

CURIOSIDADES

O termo "Cabalá" é uma palavra hebraica derivada do verbo "lekabel", que significa receber ou aceitar. O conhecimento da Cabalá foi adquirido primeiramente pelo patriarca Avraham e transmitido, de geração em geração, para os líderes espirituais do povo judeu.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

28/07/1989

Comandos israelenses seqüestram o Sheik Abdul-Karim Obeid, um líder do Hizbollah. Este terrorista foi seqüestrado em sua própria casa, no sul do Líbano.

28/07/1849

A primeira assembléia nacional da Hungria, liderada pelo líder revolucionário Kossuth, concede total igualdade civil e política para os judeus do país.

Veja mais...

BRASIL

Unibes Cultural lança primeira feira urbana de design da cidade, com festival gastronômico, música e cinema ao ar livre

Dia 19 de Setembro, a partir das 11h, a Unibes Cultural realiza uma grande festa para lançar a primeira feira urbana de design de São Paulo. A programação do dia terá festival de Food Trucks, shows de música como o Festival Clipes e Bandas, Chorando na Labuta aula aberta de Cavsh, oficina infantil e cinema ao ar livre.

Veja mais...