Morashá

ANTISSEMITISMO

Como deter a escalada do antissemitismo?

Como deter a escalada do antissemitismo?

Como podemos lutar contra o antissemitismo que toma conta dos Estados Unidos e da Europa? A historiadora Deborah Lipstadt responde, no artigo que reproduzimos a seguir, “A melhor maneira de combater o antissemitismo? A alegria judaica!”. Esse é o título da matéria publicada pela historiadora em outubro, e faz parte de uma série que celebra um ano do massacre na sinagoga “Tree of Life”, em Pittsburgh.

Edição 106 - Dezembro de 2019

ISRAEL HOJE

Descobrindo o  Israel Bíblico

Descobrindo o Israel Bíblico

Ainda que seja um estado moderno, com tecnologia de ponta presente em seu dia-a-dia, é quase impossível andar por Israel sem sentir uma forte conexão com seu passado bíblico. As opções são muitas em uma região onde, em cada passeio, há uma lição de história, uma conexão religiosa, uma viagem ao passado, uma emoção diferente.

Edição 106 - Dezembro de 2019

HOLOCAUSTO

Eva Geiringer Schloss: "Irmã Postiça" de Anne Frank

Eva Geiringer Schloss: "Irmã Postiça" de Anne Frank

Eva Geiringer Schloss conheceu de perto o inferno. Ainda adolescente, foi capturada e transportada para Auschwitz-Birkenau, teve melhor sorte que Anne Frank e conseguiu sobreviver à 2ª Guerra. Escreveu dois livros e uma peça de teatro relatando suas experiências. Hoje mora em Londres e se dedica a perpetuar a memória do Holocausto.

Edição 106 - Dezembro de 2019

VOCÊ SABIA?

Qual é a visão judaica do divórcio?

O judaísmo desencoraja, mas aceita o divórcio. A Torá inclui leis bastante detalhadas que devem ser seguidas à risca quando um casal decide se divorciar. O Talmud revela que o divórcio de um casal judeu é um motivo de grande tristeza, inclusive para D’us. Nossos Sábios sempre tentaram evitar que casais se divorciassem, mas reconheciam que a separação de um casal é muitas vezes necessária.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Israel é o único país do mundo que, na entrada do século 21, teve um aumento no seu número de árvores, tendo plantado mais delas do que derrubado.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

22/01/1994

“A Lista de Schindler”, a obra-prima do diretor Steven Spielberg, recebe o Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme Dramático e Melhor Diretor.

22/01/1957

Após a Campanha do Sinai, Israel se retira da península do Sinai, com exceção de Gaza e da área de Aqaba.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...