Morashá

ANTISSEMITISMO

Como deter a escalada do antissemitismo?

Como deter a escalada do antissemitismo?

Como podemos lutar contra o antissemitismo que toma conta dos Estados Unidos e da Europa? A historiadora Deborah Lipstadt responde, no artigo que reproduzimos a seguir, “A melhor maneira de combater o antissemitismo? A alegria judaica!”. Esse é o título da matéria publicada pela historiadora em outubro, e faz parte de uma série que celebra um ano do massacre na sinagoga “Tree of Life”, em Pittsburgh.

Edição 106 - Dezembro de 2019

ISRAEL HOJE

Descobrindo o  Israel Bíblico

Descobrindo o Israel Bíblico

Ainda que seja um estado moderno, com tecnologia de ponta presente em seu dia-a-dia, é quase impossível andar por Israel sem sentir uma forte conexão com seu passado bíblico. As opções são muitas em uma região onde, em cada passeio, há uma lição de história, uma conexão religiosa, uma viagem ao passado, uma emoção diferente.

Edição 106 - Dezembro de 2019

HOLOCAUSTO

Eva Geiringer Schloss: "Irmã Postiça" de Anne Frank

Eva Geiringer Schloss: "Irmã Postiça" de Anne Frank

Eva Geiringer Schloss conheceu de perto o inferno. Ainda adolescente, foi capturada e transportada para Auschwitz-Birkenau, teve melhor sorte que Anne Frank e conseguiu sobreviver à 2ª Guerra. Escreveu dois livros e uma peça de teatro relatando suas experiências. Hoje mora em Londres e se dedica a perpetuar a memória do Holocausto.

Edição 106 - Dezembro de 2019

VOCÊ SABIA?

O que é a oração Kedushá

A oração intitulada Kedushá (em hebraico, santificação) é cantada pelo chazan quando este repete a oração de Amida. Formada pelos pronunciamentos angelicais registrados pelos profetas Isaías e Ezequiel, somente pode ser recitada quando há um minian. Os sábios costumavam dizer que “rios de alegria” fluem do Trono Divino da Glória quando os anjos e o povo de Israel cantam seus versos. A Kedushá deve ser recitada de pé, mantendo-se os pés juntos. Isto simbolizaria os anjos, que, segundo a visão do profeta Ezequiel, têm "pés retos". E quando é proferida a proclamação, "Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos. Toda a terra esta plena de Sua Glória" é costume fazer-se movimentos seguidos de elevação das pontas dos pés para simular o vôo dos anjos.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Na língua hebraica, "Shalom" pode significar "Olá", "Até logo" e "Paz". A raiz dessa palavra hebraica significa estar completo, íntegro e contente. Ensinam os nossos Sábios que quando uma pessoa é íntegra e equilibrada, física e espiritualmente, ela alcança paz em sua vida.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

23/01/1950

O Knesset, o Parlamento israelense, aprova uma resolução que proclama Jerusalém como capital do Estado de Israel.

23/01/1639

Auto da Fé em Lima, Peru: mais de 80 Novos Cristãos são queimados na fornalha, inclusive Francisco Maldonna de Silva (Elia Nazareno), após a Inquisição ter descoberto que eles continuavam a praticar o judaísmo. De Silva permaneceu 12 anos preso. Ele teve a oportunidade de fugir da cadeia, mas decidiu permanecer e tentar convencer os outros presos a acreditarem no judaísmo.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...