Morashá

PERSONALIDADES

O Grão Rabino Joseph Haim SitruK, ZT'L

O Grão Rabino Joseph Haim SitruK, ZT'L

No dia 25 de setembro deste ano de 2016, aos 72 anos, Rav Joseph Haim Sitruk zt”l, Rabino Chefe da França durante duas décadas, deixou este mundo. Homem de reflexão e ação, dedicou a vida a servir nosso povo, lutando para a difusão do judaísmo e para que as especificidades do judaísmo fossem respeitadas pela sociedade maior: “Exijo o direito de praticar a religião judaica no seio da República Francesa!”

Edição 94 - Dezembro de 2016

COMUNIDADES DA DIÁSPORA

Turquia: há um futuro para os judeus?

Turquia: há um futuro para os judeus?

A comunidade judaica da Turquia é uma das poucas ainda presentes em um país de maioria muçulmana. Desde a criação da República, na década de 1920, até hoje, o país tem passado por inúmeras mudanças que afetaram a vida dos judeus. A hostilidade e discriminação já existentes nas primeiras décadas da nação turca atingiram novos patamares com a subida ao poder do Partido Islâmico que governa atualmente a Turquia.

Edição 94 - Dezembro de 2016

VARIEDADES

Os primeiros sinais da era Donald Trump

Os primeiros sinais da era Donald Trump

A vitória do republicano Donald Trump na eleição presidencial de novembro, após a mais corrosiva campanha da história recente dos EUA, gerou polêmicas e reações diversas na comunidade judaica norte-americana e no governo de Israel.

Edição 94 - Dezembro de 2016

HISTÓRIA JUDAICA MODERNA


LEIS, COSTUMES E TRADIÇÕES


VOCÊ SABIA?

O que é Chabad?

CHABAD (Lubavitch), um dos maiores movimentos judaicos, é um acrônimo das palavras “Chochma” (Sabedoria), “Binah”(Compreensão) e “Daat” (Conhecimento). Este acrônimo simboliza a filosofia intelectual do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

No dia 25 de Tevêt, no ano de 1559, foi publicada a obra de ética judaica, Chovot Halevavot (Os Deveres do Coração), de Rabi Bachya ben Yosef ibn Paquda. O livro, originalmente escrito em árabe, havia sido traduzido para o hebraico no ano de 1167 por Rabi R. Judah idn Tibbon.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

21/01/1812

Nasce na Alemanha, Moses Hess. Um socialista que trabalhou ao lado de Marx e Engels, Hess se tornou um importante líder sionista após se desiludir com a idéia de que “uma sociedade progressiva erradicaria o anti-semitismo”. Ele aconselhou os judeus a fundarem seu próprio Estado na Terra de Israel.

21/01/1882

O Movimento Bilu é formado na Rússia: alunos universitários russos fundam este grupo sionista cujo objetivo era a colonização da Terra de Israel. Estes jovens acreditavam que era possível iniciar um movimento mundial que incentivasse judeus a imigrarem para a Terra de Israel.

Veja mais...

BRASIL

Unibes Cultural lança primeira feira urbana de design da cidade, com festival gastronômico, música e cinema ao ar livre

Dia 19 de Setembro, a partir das 11h, a Unibes Cultural realiza uma grande festa para lançar a primeira feira urbana de design de São Paulo. A programação do dia terá festival de Food Trucks, shows de música como o Festival Clipes e Bandas, Chorando na Labuta aula aberta de Cavsh, oficina infantil e cinema ao ar livre.

Veja mais...