Morashá

ANTISSEMITISMO

Judeus na "Guerra de Malvinas" - 1982

Judeus na "Guerra de Malvinas" - 1982

As cicatrizes ainda continuam abertas e as controvérsias entre argentinos e britânicos sobre as Malvinas seguem marcadas por provocações e tensões, basicamente pela importância econômica e relevância territorial para cada uma das partes. A seguir, um breve estudo sobre a repercussão deste conflito na vida de toda uma comunidade judaica.

Edição 101 - Setembro de 2018

HOLOCAUSTO

O segredo de Jacob Sztejnhauer

O segredo de Jacob Sztejnhauer

A família Sztejnhauer jamais poderia imaginar a importância da participação de seu patriarca, Jacob, junto a Chiune Sugihara e Jan Zwartendijk, respectivamente, cônsules do Japão e da Holanda, na Lituânia, durante a 2a Guerra Mundial. Seu papel foi fundamental no salvamento de milhares de judeus do Leste Europeu. A revelação dessa história mudou a vida da família para sempre.

Edição 101 - Setembro de 2018

COMUNIDADES DA DIÁSPORA

Judeus na Argélia Francesa

Judeus na Argélia Francesa

A vida dos judeus da Argélia mudou drasticamente no século 19. A conquista do país pela França, em 1830, iniciara o último capítulo da história judaica argelina. Aos poucos, os judeus se “afrancesaram”, tornando-se cidadãos franceses. A independência da Argélia, em 1962, marcou o fim de dois mil anos de sua presença no país. Os judeus, em grande maioria, foram para a França. Hoje não há judeus na Argélia.

Edição 101 - Setembro de 2018

VOCÊ SABIA?

O que é Chabad?

CHABAD (Lubavitch), um dos maiores movimentos judaicos, é um acrônimo das palavras “Chochma” (Sabedoria), “Binah”(Compreensão) e “Daat” (Conhecimento). Este acrônimo simboliza a filosofia intelectual do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Em Tel Aviv, é proibido dirigir um carro na data de Yom Kipur – o dia mais sagrado do calendário judaico. Esta proibição não é apenas religiosa, mas civil também.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

19/10/1994

Um terrorista palestino explode um ônibus em Tel Aviv, matando 22 e ferindo mais de 40 pessoas.

19/10/1859

Nasce Alfred Dreyfus. Oficial do exército francês. Em razão do anti-semitismo, ele foi condenado injustamente à prisão perpétua por suposta traição ao país. A acusação injusta contra Dreyfus inspirou o sonho de Theodor Herzl, considerado o pai do sionismo moderno.

Veja mais...

BRASIL

EXPOSIÇÃO INÉDITA SOBRE O HOLOCAUSTO CHEGA AO BRASIL

Veja mais...