Morashá

PERSONALIDADES

Zeev Jabotinsky

Zeev Jabotinsky

Amado por seus admiradores e odiado por seus opositores, Jabotinsky é uma das figuras mais importantes e controvertidas na história do sionismo. Ele é parte de uma geração de grandes líderes sionistas como Herzl, Ben Gurion, Weizmann, entre tantos outros, cujo sonho era criar um Estado Judeu. Apesar de divergir, todos eram imbuídos de um incansável idealismo e um profundo amor por seu povo.

Edição 107 - Abril de 2020

ISRAEL HOJE

O Lar da Dança em Israel

O Lar da Dança em Israel

O Centro Suzanne Dellal, em Neve Tzedek, é atualmente a principal referência quando se trata da dança contemporânea do país, com a realização de seminários, programas de formação, festivais de dança e teatro, nacionais e internacionais.

Edição 107 - Abril de 2020

HOLOCAUSTO

Dia Internacional do Holocausto

Dia Internacional do Holocausto

O tema do evento da Fundação Mundial Fórum do Holocausto, no Yad Vashem, o Memorial do Holocausto, em Jerusalém, foi “Relembrando o Holocausto, combatendo o Antissemitismo”. Participaram delegações de 49 países, incluindo 45 chefes de Estado e membros da realeza europeia, recordando o que não se pode esquecer, jamais!

Edição 107 - Abril de 2020

VOCÊ SABIA?

O que são as Três Semanas de luto?

A data de 17 de Tamuz, dia de jejum, marca o início das Três Semanas de Luto – período que culmina em Tishá b’Av (o dia 9 do mês hebraico de Menachem Av). As Três Semanas marcam a destruição dos dois Templos Sagrados, a queda de Jerusalém e a subsequente dispersão do Povo Judeu pelo mundo. Durante esse período de luto coletivo, vigoram várias proibições: casamentos e festas não são realizadas e diversas atividades prazerosas devem ser limitadas.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Em 1664, a Grã-Bretanha tomou posse de New Amsterdam (Nova Amsterdã), mudando o nome desta para New York (Nova Iorque). Sob domínio inglês, os judeus de Nova Iorque receberam mais direitos civis. Em 1706, já haviam criado uma comunidade judaica, chamada de Shearit Israel.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

10/07/1915

Nasce Saul Bellow, autor naturalizado norte-americano, nascido em Montreal, no Canadá. Bellow, que escrevia sobre a moral judaica, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura (1976) e o Prêmio Pulitzer.

10/07/1941

Durante a Segunda Guerra Mundial, em Jedwabne, na Polônia, 1600 judeus são forçados para dentro de um estábulo e queimados vivos pelos poloneses.

Veja mais...

BRASIL

Nova rede latinoamericana para o ensino do Holocausto lança ciclo de palestras

Nova rede latinoamericana para o ensino do Holocausto lança ciclo de palestras

Veja mais...