Morashá

PERSONALIDADES

Rafi Eitan, o lendário espião que prendeu Eichmann

Rafi Eitan, o lendário espião que prendeu Eichmann

Último dos gigantes da comunidade de inteligência de Israel, incansável na luta em prol do Povo Judeu, Rafi Eitan participou de centenas de operações para resguardar a segurança do Estado Judeu. Foi ele quem liderou a equipe de agentes do Mossad que, em maio de 1960, capturou Adolf Eichmann em Buenos Aires, e o levou a Israel para ser julgado. Eitan faleceu em março deste ano de 2019, aos 92 anos.

Edição 104 - Junho de 2019

ISRAEL HOJE

Em Latrun, Museu e memorial homenageiam combatentes

Em Latrun, Museu e memorial homenageiam combatentes

A cerca de 30 quilômetros de Jerusalém, em Latrun, no Vale de Ayalon, está situado o Yad La-Shiryon, Memorial e Museu para o Corpo de Blindados, de importância estratégica ao longo da história judaica.

Edição 104 - Junho de 2019

HOLOCAUSTO

Camp des Milles História e Memória

Camp des Milles História e Memória

A visita ao novo Memorial do Holocausto, na França, o Camp des Milles (1939-1942), ainda ausente dos guias turísticos, induz à reflexão sobre racismo, genocídio e preservação da memória. O campo foi utilizado pelos nazistas durante o governo colaboracionista de Vichy para prender e de lá deportar judeus a Auschwitz e outros campos.

Edição 104 - Junho de 2019

VOCÊ SABIA?

O que é Chabad?

CHABAD (Lubavitch), um dos maiores movimentos judaicos, é um acrônimo das palavras “Chochma” (Sabedoria), “Binah”(Compreensão) e “Daat” (Conhecimento). Este acrônimo simboliza a filosofia intelectual do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Dia 17 de Tamuz: um dia de jejum no calendário judaico que marca o início do período das Três Semanas de luto. Como nesse ano o dia 17 de Tamuz cai no Shabat, o jejum será no domingo.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

21/07/1970

A Líbia confisca toda as propriedades de seus cidadãos judeus. O líder do país, o Coronel Kadafi, decreta que toda propriedade que pertença a membros da comunidade judaica deve ser nacionalizada.

21/07/1920

Nasce Isaac Stern.Violinista extraordinário, ele foi o principal responsável pela trilha sonora do filme “Um Violinista no Telhado”.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...