Morashá

PERSONALIDADES

Zeev Jabotinsky

Zeev Jabotinsky

Amado por seus admiradores e odiado por seus opositores, Jabotinsky é uma das figuras mais importantes e controvertidas na história do sionismo. Ele é parte de uma geração de grandes líderes sionistas como Herzl, Ben Gurion, Weizmann, entre tantos outros, cujo sonho era criar um Estado Judeu. Apesar de divergir, todos eram imbuídos de um incansável idealismo e um profundo amor por seu povo.

Edição 107 - Abril de 2020

ISRAEL HOJE

O Lar da Dança em Israel

O Lar da Dança em Israel

O Centro Suzanne Dellal, em Neve Tzedek, é atualmente a principal referência quando se trata da dança contemporânea do país, com a realização de seminários, programas de formação, festivais de dança e teatro, nacionais e internacionais.

Edição 107 - Abril de 2020

HOLOCAUSTO

Dia Internacional do Holocausto

Dia Internacional do Holocausto

O tema do evento da Fundação Mundial Fórum do Holocausto, no Yad Vashem, o Memorial do Holocausto, em Jerusalém, foi “Relembrando o Holocausto, combatendo o Antissemitismo”. Participaram delegações de 49 países, incluindo 45 chefes de Estado e membros da realeza europeia, recordando o que não se pode esquecer, jamais!

Edição 107 - Abril de 2020

VOCÊ SABIA?

O que é bikur cholim?

Bikur Cholim – a mitzvá de visitar os doentes – é um dos mais importantes mandamentos da Torá. O Talmud revela que uma pessoa que visita um doente o ajuda a se recuperar. A visita aos doentes tornou-se uma atividade praticamente institucionalizada nas comunidades judaicas. Há voluntários judeus que visitam pessoas doentes, que precisam de ajuda e companhia, mesmo quando não as conhecem.

Veja mais...

CURIOSIDADES

O termo "Cabalá" é uma palavra hebraica derivada do verbo "lekabel", que significa receber ou aceitar. O conhecimento da Cabalá foi adquirido primeiramente pelo patriarca Avraham e transmitido, de geração em geração, para os líderes espirituais do povo judeu.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

12/08/1998

Os bancos suíços concordam em pagar $1,25 bilhões aos sobreviventes do Holocausto para liquidar reivindicações por seus bens. Os bancos haviam mantido o dinheiro dos judeus que morreram no Holocausto e contas de nazistas que haviam enriquecido ao tomar as posses de judeus.

12/08/1952

24 dos mais importantes escritores da língua Yidish na Rússia são executados pelo governo soviético.

Veja mais...

BRASIL

Nova rede latinoamericana para o ensino do Holocausto lança ciclo de palestras

Nova rede latinoamericana para o ensino do Holocausto lança ciclo de palestras

Veja mais...