Morashá

PERSONALIDADES

Elie Wiesel, a consciência da humanidade

Elie Wiesel, a consciência da humanidade

No dia 2 de julho deste ano de 2016, aos 87 anos de idade, Elie Wiesel deixou este mundo. Talvez quem melhor o tenha definido foi o comitê do Prêmio Nobel da Paz de 1986:  “Um dos mais importantes líderes espirituais em uma época em que a violência, a repressão e o racismo continuam a caracterizar o mundo... Um mensageiro para a humanidade; sua mensagem é de paz, reconciliação e dignidade humana”.

Edição 93 - Setembro de 2016

ISRAEL HOJE

Relações entre Israel e Egito, do tatame à diplomacia

Relações entre Israel e Egito, do tatame à diplomacia

Diplomacia e esporte, nos últimos meses, evidenciaram diferentes momentos das relações entre Israel e Egito. No tatame olímpico do Rio de Janeiro, o judoca egípcio Islam El Shehaby protagonizou cena lamentável, ao se recusar a cumprimentar, no final da luta, o atleta israelense Or Sasson. A hostilidade desportiva, no entanto, contrastou com o reaquecimento do diálogo entre Jerusalém e Cairo, colocando os vínculos bilaterais em nova fase, marcada pela intensificação.

Edição 93 - Setembro de 2016

HOLOCAUSTO

O julgamento de Nuremberg

O julgamento de Nuremberg

Nuremberg, dia 16 de outubro de 1946. Dez homens  fortes do 3º Reich condenados à morte pelo Tribunal  Militar Internacional são enforcados. Era Hoshaná Rabá  - o dia em que D'us sela os veredictos de Rosh Hashaná  para o ano seguinte.

Edição 93 - Setembro de 2016

VOCÊ SABIA?

Qual foi a data do primeiro dia da Criação do mundo?

O primeiro dia da Criação, no qual D’us criou a existência, a matéria, o tempo, a escuridão e a luz, foi 25 de Elul. Rosh Hashaná, o primeiro dia do mês de Tishrei, comemora a criação do homem, que ocorreu no sexto dia da Criação.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Em Rosh Hashaná, costuma-se fazer a chalá em feitio redondo, como um símbolo da continuidade da vida, já que o círculo não tem início nem fim. A chalá também não é "trançada", como habitualmente, indicando nossa esperança de que o novo ano transcorra tranqüilamente, sem grandes percalços. Há vários costumes pitorescos sobre as chalot feitas para o ano novo, entre os quais decorar os pães com "escadas" ou algo que aparente uns "degraus". Estes “ajudariam” nossas preces a chegar aos céus. Na Ucrânia, é costume fazer as chalot em forma de pássaros, simbolizando as asas da proteção Divina.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

28/09/2000

Ariel Sharon, líder do partido de centro-direita israelense, o Likud, visita o Templo do Monte. Os palestinos usam a visita de Sharon como motivo para re-iniciar a violência contra Israel. Inicia-se a segunda Intififada contra o Estado Judeu.

28/09/1970

Anwar el-Sadat se torna o novo Presidente do Egito após a morte de Gamal Abdel Nasser. Sadat foi o primeiro líder árabe a firmar um acordo de paz com o Estado de Israel.

Veja mais...

BRASIL

Unibes Cultural lança primeira feira urbana de design da cidade, com festival gastronômico, música e cinema ao ar livre

Dia 19 de Setembro, a partir das 11h, a Unibes Cultural realiza uma grande festa para lançar a primeira feira urbana de design de São Paulo. A programação do dia terá festival de Food Trucks, shows de música como o Festival Clipes e Bandas, Chorando na Labuta aula aberta de Cavsh, oficina infantil e cinema ao ar livre.

Veja mais...