Morashá

PERSONALIDADES

Zeev Jabotinsky

Zeev Jabotinsky

Amado por seus admiradores e odiado por seus opositores, Jabotinsky é uma das figuras mais importantes e controvertidas na história do sionismo. Ele é parte de uma geração de grandes líderes sionistas como Herzl, Ben Gurion, Weizmann, entre tantos outros, cujo sonho era criar um Estado Judeu. Apesar de divergir, todos eram imbuídos de um incansável idealismo e um profundo amor por seu povo.

Edição 107 - Abril de 2020

ISRAEL HOJE

O Lar da Dança em Israel

O Lar da Dança em Israel

O Centro Suzanne Dellal, em Neve Tzedek, é atualmente a principal referência quando se trata da dança contemporânea do país, com a realização de seminários, programas de formação, festivais de dança e teatro, nacionais e internacionais.

Edição 107 - Abril de 2020

HOLOCAUSTO

Dia Internacional do Holocausto

Dia Internacional do Holocausto

O tema do evento da Fundação Mundial Fórum do Holocausto, no Yad Vashem, o Memorial do Holocausto, em Jerusalém, foi “Relembrando o Holocausto, combatendo o Antissemitismo”. Participaram delegações de 49 países, incluindo 45 chefes de Estado e membros da realeza europeia, recordando o que não se pode esquecer, jamais!

Edição 107 - Abril de 2020

VOCÊ SABIA?

Na véspera de Pessach, é proibido ingerir pão após as 9h00m

Também não se pode comer matzá antes do Seder. Por isto, neste Shabat pela manhã, as orações na sinagoga devem ser feitas bem cedo, para não transgredir os regulamentos referentes ao chametz. Assim, haverá tempo suficiente para voltar para casa, fazer o Kidush e conseguir comer o cabetzá (59g) de pão antes das 9h30 (de preferência em pratos descartáveis).Após esta refeição, limpamos todo o local onde se comeu chametz. Seus restos devem ser jogados fora, no vaso sanitário. Após ter comido e descartado o chametz, podemos recitar o Cal Chamirá.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Judeus não podem comer ou possuir chametz durante Pessach. Não podemos nem alimentar animais com chametz durante os oito dias desta festa judaica. Num lar judaico, mesmo os animais de estimação só podem comer alimentos que sejam casher para Pessach.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

02/04/1998

Um tribunal francês condena Maurice Papon, um funcionário público, por ter colaborado com os nazistas ao deportar judeus de Bordeaux em 1942-1943, quando ele era secretário-geral da prefeitura de Gironde. Ele foi sentenciado a 10 anos de prisão.

02/04/1979

Menachem Begin visita o Cairo. É a primeira vez que um primeiro-ministro israelense visita o Egito.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...