Morashá

ARQUEOLOGIA

A antiga Shiló, Morada do Tabernáculo

A antiga Shiló, Morada do Tabernáculo

Mencionada inúmeras vezes na Torá e nos Salmos, encrustada nas Montanhas da Judeia, a antiga cidade de Shiló, hoje chamada de Tel Shiló, abrigou por 369 anos o Mishkan, o Tabernáculo, tornando-se o epicentro da vida religiosa da antiga Israel durante a era dos Juízes, que precedeu a formação do Reino de Israel. Em fevereiro de 2012, Israel declarou Tel Shiló patrimônio arqueológico.

Edição 102 - Dezembro de 2018

PERSONALIDADES

Claude Lanzmann

Claude Lanzmann

Claude Lanzmann, cineasta francês, intelectual e jornalista, mais conhecido internacionalmente por seu documentário “Shoah” sobre o Holocausto, faleceu em 5 de julho de 2018, aos 92 anos. Judeu secular e sionista apaixonado, Lanzmann sempre esteve na linha de frente em defesa de Israel.

Edição 102 - Dezembro de 2018

ISRAEL HOJE

Guerra  cibernética: uma ameaça à segurança

Guerra cibernética: uma ameaça à segurança

O combate ao ciberterrorismo está no topo da lista de prioridades do governo israelense. Hoje, além dos ataques às suas fronteiras por seus vizinhos inimigos ao Norte e ao Sul, Israel enfrenta atualmente uma ameaça invisível: ataques de hackers aos seus sistemas de computação, que podem colocar em risco a infraestrutura civil e militar do país.

Edição 102 - Dezembro de 2018

VOCÊ SABIA?

O que é Chabad?

CHABAD (Lubavitch), um dos maiores movimentos judaicos, é um acrônimo das palavras “Chochma” (Sabedoria), “Binah”(Compreensão) e “Daat” (Conhecimento). Este acrônimo simboliza a filosofia intelectual do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Leon Trotski foi um judeu que abriu mão de seu judaísmo em favor da causa comunista. Afirmava que a solução para os problemas dos judeus era a assimilação. Com o passar do tempo, o regime comunista adotou essa política, proibindo aos judeus a prática de sua religião.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

21/01/1812

Nasce na Alemanha, Moses Hess. Um socialista que trabalhou ao lado de Marx e Engels, Hess se tornou um importante líder sionista após se desiludir com a idéia de que “uma sociedade progressiva erradicaria o anti-semitismo”. Ele aconselhou os judeus a fundarem seu próprio Estado na Terra de Israel.

21/01/1882

O Movimento Bilu é formado na Rússia: alunos universitários russos fundam este grupo sionista cujo objetivo era a colonização da Terra de Israel. Estes jovens acreditavam que era possível iniciar um movimento mundial que incentivasse judeus a imigrarem para a Terra de Israel.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...