Morashá

ARQUEOLOGIA

A antiga Shiló, Morada do Tabernáculo

A antiga Shiló, Morada do Tabernáculo

Mencionada inúmeras vezes na Torá e nos Salmos, encrustada nas Montanhas da Judeia, a antiga cidade de Shiló, hoje chamada de Tel Shiló, abrigou por 369 anos o Mishkan, o Tabernáculo, tornando-se o epicentro da vida religiosa da antiga Israel durante a era dos Juízes, que precedeu a formação do Reino de Israel. Em fevereiro de 2012, Israel declarou Tel Shiló patrimônio arqueológico.

Edição 102 - Dezembro de 2018

PERSONALIDADES

Claude Lanzmann

Claude Lanzmann

Claude Lanzmann, cineasta francês, intelectual e jornalista, mais conhecido internacionalmente por seu documentário “Shoah” sobre o Holocausto, faleceu em 5 de julho de 2018, aos 92 anos. Judeu secular e sionista apaixonado, Lanzmann sempre esteve na linha de frente em defesa de Israel.

Edição 102 - Dezembro de 2018

ISRAEL HOJE

Guerra  cibernética: uma ameaça à segurança

Guerra cibernética: uma ameaça à segurança

O combate ao ciberterrorismo está no topo da lista de prioridades do governo israelense. Hoje, além dos ataques às suas fronteiras por seus vizinhos inimigos ao Norte e ao Sul, Israel enfrenta atualmente uma ameaça invisível: ataques de hackers aos seus sistemas de computação, que podem colocar em risco a infraestrutura civil e militar do país.

Edição 102 - Dezembro de 2018

VOCÊ SABIA?

O que é Tu B'Shevat?

Tu B’Shevat é o dia 15 do mês hebraico de Shevat. Esta data é o “Ano Novo das Árvores”: é a estação na qual os primeiros brotos das árvores na Terra de Israel começam um novo ciclo de produção de frutas.

Celebramos Tu B’Shevat comendo frutas, especialmente “Os Sete Tipos” que são mencionados na Torá quando esta louva a Terra de Israel. Essas frutas são: trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras.

Ao comermos uma fruta pela primeira vez em sua estação, devemos recitar a benção Shehecheyanu antes de recitar a benção da própria fruta.

Veja mais...

CURIOSIDADES

O Talmud ensina que há quatro inícios de ano no calendário judaico: Rosh Hashaná (dia primeiro de Tishrei), dia primeiro de Nissan, dia primeiro de Elul e dia 15 de Shevat, Tu b’Shevat.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

17/01/1991

É iniciada a Guerra do Golfo: a Coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, ataca alvos iraquianos para forçar a retirada das tropas de Saddam Hussein do Kuwait. Na mesma noite, o Iraque lança 8 mísseis Scud contra Israel, mas, milagrosamente, não houve nenhuma fatalidade israelense.

17/01/1945

O diplomata sueco Raoul Wallenberg, que salvou dezenas de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, desaparece na Hungria sob custódia da União Soviética. Wallenberg foi preso pelos soviéticos, que acreditavam que ele fosse um espião americano. Acredita-se que ele foi morto na prisão pela KGB.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...