Morashá

PERSONALIDADES

Stan Lee, o criador de Super-heróis

Stan Lee, o criador de Super-heróis

Escritor e editor, filho de judeus romenos, Stan Lee morreu aos 95 anos em novembro de 2018, após uma vida profissional muito rica, que fez a alegria de crianças e adultos com os inesquecíveis super-heróis mais famosos do mundo – Homem-Aranha, Thor, X-Men, Incrível Hulk, Demolidor, Homem de Ferro, Homem-Formiga, Pantera Negra e Quarteto Fantástico.

Edição 103 - Abril de 2019

ANTISSEMITISMO

Um alerta ao mundo civilizado

Um alerta ao mundo civilizado

Na Câmara dos Lordes, em Londres, em 13 de setembro de 2018, o Rabino Lorde Jonathan Sacks proferiu o seguinte discurso alertando seus pares, o povo britânico e o mundo sobre os perigo do crescente antissemitismo na Europa e, muito especialmente no seio do Partido Trabalhista britânico:

Edição 103 - Abril de 2019

ISRAEL HOJE

Museu do Palmach, visita obrigatória

Museu do Palmach, visita obrigatória

Quem se interessa pela história da criação do Estado de Israel não pode deixar de visitar este museu, localizado em Ramat Aviv, subúrbio de Tel Aviv, que celebra a contribuição da organização para o surgimento do estado judeu.

Edição 103 - Abril de 2019

VOCÊ SABIA?

O que é Chabad?

CHABAD (Lubavitch), um dos maiores movimentos judaicos, é um acrônimo das palavras “Chochma” (Sabedoria), “Binah”(Compreensão) e “Daat” (Conhecimento). Este acrônimo simboliza a filosofia intelectual do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

A Hagadá – lida durante os Sederim de Pessach – conta a história da libertação do povo judeu da escravidão no Egito. Moisés, o maior dos profetas, foi o protagonista desta história. Quantas vezes é mencionado seu nome na Hagadá? Apenas uma. A razão disso? Explicam os comentaristas da Torá: para que ninguém faça confusão, achando que foi Moisés, e não D’us, o responsável pela libertação dos judeus da opressão egípcia.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

26/04/1655

Os diretores da Companhia das Índias Ocidentais se recusam a permitir que o Governador Peter Stuyvesant exclua judeus de Nova Amsterdã. A Companhia também exigiu que nenhuma restrição comercial fosse imposta sobre os colonizadores judeus. Isto pôs um fim às tentativas de barrar judeus da América do Norte e permitiu que eles progredissem economicamente. Mas a Companhia afirmou que “os pobres entre eles deviam ser apoiados por sua própria nação”. Isto incentivou a filantropia judaica no Novo Mundo.

26/04/1933

Na Alemanha nazista, alunos judeus são barrados de escolas alemãs.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...