Morashá

ARQUEOLOGIA

A antiga Shiló, Morada do Tabernáculo

A antiga Shiló, Morada do Tabernáculo

Mencionada inúmeras vezes na Torá e nos Salmos, encrustada nas Montanhas da Judeia, a antiga cidade de Shiló, hoje chamada de Tel Shiló, abrigou por 369 anos o Mishkan, o Tabernáculo, tornando-se o epicentro da vida religiosa da antiga Israel durante a era dos Juízes, que precedeu a formação do Reino de Israel. Em fevereiro de 2012, Israel declarou Tel Shiló patrimônio arqueológico.

Edição 102 - Dezembro de 2018

PERSONALIDADES

Claude Lanzmann

Claude Lanzmann

Claude Lanzmann, cineasta francês, intelectual e jornalista, mais conhecido internacionalmente por seu documentário “Shoah” sobre o Holocausto, faleceu em 5 de julho de 2018, aos 92 anos. Judeu secular e sionista apaixonado, Lanzmann sempre esteve na linha de frente em defesa de Israel.

Edição 102 - Dezembro de 2018

ISRAEL HOJE

Guerra  cibernética: uma ameaça à segurança

Guerra cibernética: uma ameaça à segurança

O combate ao ciberterrorismo está no topo da lista de prioridades do governo israelense. Hoje, além dos ataques às suas fronteiras por seus vizinhos inimigos ao Norte e ao Sul, Israel enfrenta atualmente uma ameaça invisível: ataques de hackers aos seus sistemas de computação, que podem colocar em risco a infraestrutura civil e militar do país.

Edição 102 - Dezembro de 2018

VOCÊ SABIA?

O que é tzedacá?

Na língua hebraica, “tsedacá” quer dizer caridade, mas literalmente significa “justiça”. A própria palavra indica que o judaísmo considera a ajuda aos pobres um ato necessário. A prática da tsedacá é um mandamento fundamental da religião judaica. Judeus devem tentar dar tsedacá todos os dias do ano, exceto no Shabat e nos Yamim Tovim (festas religiosas).

Veja mais...

CURIOSIDADES

Dia 10 do mês hebraico de Shevat, é a data de falecimento de Rabi Yosef Yitzhak Schneerson, o sexto Lubavitcher Rebbe. Um ano após o seu falecimento, também no dia 10 de Shevat, seu genero, Rabi Menachem Mendel Schneerson, o Rebe de nossa geração, assumiu a liderança do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

16/01/1852

É fundado em Nova Iorque o Mount Sinai Hospital, o primeiro hospital judaico dos Estados Unidos. Os fundadores do hospital foram, em sua maioria, judeus que imigraram da Alemanha. Um deles, Samson Simson, foi um dos primeiros advogados judeus de Nova Iorque.

16/01/1600

Após completarem a construção de sua sinagoga, os 400 judeus de Verona, Itália, se mudam para o gueto judaico. Esta data foi considerada um “Purim” para eles, pois eles acreditavam que viveriam em segurança dentro do gueto.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...