Morashá

ARQUEOLOGIA

Estrada da Peregrinação

Estrada da Peregrinação

A cidade de David já ocasionou mudanças em Jerusalém. a recente descoberta da antiga estrada de peregrinação comprova, mais uma vez, o antiquíssimo vinculo dos judeus com Jerusalém . A cidade sagrada, capital de Eretz Yisrael, a Terra de Israel, constitui o ponto focal do Judaísmo, o local em que havia sido erguido o Grande Templo, destruído pelos romanos em 70 EC.

Edição 105 - Setembro de 2019

PERSONALIDADES

Enzo Sereni - Um Nome Para A História

Enzo Sereni - Um Nome Para A História

Justamente por ter sido italiano, é lícito acrescentar ao nome de Enzo Sereni o aposto de Homem da Renascença, tais eram suas múltiplas qualidades, virtudes e inteligência. Ele foi uma referência do sionismo italiano nos anos de1920 e nas décadas seguintes um devotado pioneiro, agente secreto e um dos pilares da comunidade judaica, o yshuv, na Terra de Israel no mandato britânico.

Edição 105 - Setembro de 2019

ANTISSEMITISMO

Reflexões após  25 anos  da Destruição da Amia

Reflexões após 25 anos da Destruição da Amia

Esse foi o pior atentado terrorista contra a população civil judaica após o término da 2ª Guerra Mundial. Passados 25 anos de sua perpetração, faz-se imprescindível refletir sobre o ocorrido e suas implicações.

Edição 105 - Setembro de 2019

VOCÊ SABIA?

O que é o Shulchan Aruch?

O “Shulchan Aruch”, que é o Código de Lei Judaica, literalmente significa “mesa posta”. Foi dado este nome a essa obra monumental, pois o “Shulchan Aruch” foi escrito de forma simples e direta para que todo judeu possa entendê-lo. O Código de Lei Judaica, baseado no Talmud e em obras rabínicas que o precederam, foi escrito no século 16 E.C. por Rabi Yossef Caro, um grande Sábio e místico sefaradi.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Emma Lazarus, filha de um judeu alemão, escreveu o poema que está inscrito na Estátua da Liberdade. Ela trabalhava para ajudar imigrantes em Nova Iorque e escrevia artigos defendendo a vinda de imigrantes judeus da Rússia para os Estados Unidos. Ela os chamava de “pioneiros do progresso”.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

05/12/1977

O Egito rompe relações com Síria, Líbia, Argélia, Iraque e outros países que se opunham às suas negociações de paz com Israel.

05/12/1496

Os judeus são expulsos de Portugal por ordem do Rei Manuel I.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...