Morashá

PERSONALIDADES

Vinte anos sem Rabin

Vinte anos sem Rabin

Um dos maiores heróis de Israel, foi duas vezes primeiro-ministro. Soldado que se transformou em estadista, Rabin liderou Israel por caminhos não trilhados na tentativa de fazer a paz com os palestinos. Ao partir rumo a Washington para aprovar os Acordos de Oslo, disse: “Temos que tentar acabar com as hostilidades para que nossos filhos e os filhos de nossos filhos não tenham que experimentar o doloroso custo da guerra”.

Edição 90 - Dezembro de 2015

ISRAEL HOJE

De Israel para o mundo

De Israel para o mundo

Da irrigação por gotejamento aos pesticidas naturais, as inovações israelenses estão ajudando a alimentar milhares de pessoas em todo o mundo, mas principalmente nos países em desenvolvimento.

Edição 90 - Dezembro de 2015

HOLOCAUSTO

Uma Heroína para a História

Uma Heroína para a História

A judia Marthe Cohn cresceu em Metz, na Alsácia-Lorena, uma região por muitos séculos disputada entre a França e a Alemanha. Educada num lar ortodoxo, Marthe jamais imaginou que, com pouco mais de vinte anos de idade, agiria como espiã, infiltrada nas tropas nazistas. É extraordinária a história da sua sobrevivência e coragem.

Edição 90 - Dezembro de 2015

VOCÊ SABIA?

O que é Chabad?

CHABAD (Lubavitch), um dos maiores movimentos judaicos, é um acrônimo das palavras “Chochma” (Sabedoria), “Binah”(Compreensão) e “Daat” (Conhecimento). Este acrônimo simboliza a filosofia intelectual do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Dia 25 do mês hebraico de Shevat, é o aniversário de falecimento de Rabi Israel Lipkin (1810-1883), conhecido como “Rabi Israel Salanter”. Este grande Sábio foi o fundador do movimento Mussar, que enfatiza a ética. O Rabi de Salanter ensinava que uma pessoa religiosa precisava, acima de tudo, se comportar de maneira exemplar, temer a D’us, e respeitar todas as outras pessoas.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

10/02/1258

O neto de Gêngis Khan conquista Bagdá e a dinastia mongol substitui a Abássida. Um escritor árabe relatou que antes da invasão mongol, havia 36.000 judeus e 16 sinagogas na cidade. Apesar dos mongóis tolerarem a prática do judaísmo, a maioria da cidade foi destruída durante a invasão.

10/02/1934

O primeiro navio trazendo judeus para a Terra de Israel fura o bloqueio inglês, que tentava prevenir a imigração judaica. A reação mundial contra essa política inglesa foi um dos fatores que levou a Grã-Bretanha a abrir mão de seu mandato na Terra de Israel.

Veja mais...

BRASIL

Unibes Cultural lança primeira feira urbana de design da cidade, com festival gastronômico, música e cinema ao ar livre

Dia 19 de Setembro, a partir das 11h, a Unibes Cultural realiza uma grande festa para lançar a primeira feira urbana de design de São Paulo. A programação do dia terá festival de Food Trucks, shows de música como o Festival Clipes e Bandas, Chorando na Labuta aula aberta de Cavsh, oficina infantil e cinema ao ar livre.

Veja mais...