Morashá

PERSONALIDADES

Zeev Jabotinsky

Zeev Jabotinsky

Amado por seus admiradores e odiado por seus opositores, Jabotinsky é uma das figuras mais importantes e controvertidas na história do sionismo. Ele é parte de uma geração de grandes líderes sionistas como Herzl, Ben Gurion, Weizmann, entre tantos outros, cujo sonho era criar um Estado Judeu. Apesar de divergir, todos eram imbuídos de um incansável idealismo e um profundo amor por seu povo.

Edição 107 - Abril de 2020

ISRAEL HOJE

O Lar da Dança em Israel

O Lar da Dança em Israel

O Centro Suzanne Dellal, em Neve Tzedek, é atualmente a principal referência quando se trata da dança contemporânea do país, com a realização de seminários, programas de formação, festivais de dança e teatro, nacionais e internacionais.

Edição 107 - Abril de 2020

HOLOCAUSTO

Dia Internacional do Holocausto

Dia Internacional do Holocausto

O tema do evento da Fundação Mundial Fórum do Holocausto, no Yad Vashem, o Memorial do Holocausto, em Jerusalém, foi “Relembrando o Holocausto, combatendo o Antissemitismo”. Participaram delegações de 49 países, incluindo 45 chefes de Estado e membros da realeza europeia, recordando o que não se pode esquecer, jamais!

Edição 107 - Abril de 2020

VOCÊ SABIA?

O que é Chabad?

CHABAD (Lubavitch), um dos maiores movimentos judaicos, é um acrônimo das palavras “Chochma” (Sabedoria), “Binah”(Compreensão) e “Daat” (Conhecimento). Este acrônimo simboliza a filosofia intelectual do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Dia 11 de Nissan, é a data hebraica do aniversário do sétimo Rebe da dinastia Chabad-Lubavitch, Rabi Menachem Mendel Schneerson. O Rebe foi o líder do povo judeu de sua geração e foi ele o principal responsável por resgatar o judaísmo após o Holocausto. O Rebe nasceu na Ucrânia e imigrou para os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, onde estabeleceu, no bairro de Crown Heights, no Brooklyn (Nova Iorque), a sede do movimento Lubavitch. Hoje há mais de 2000 centros de Chabad-Lubavitch espalhados pelo mundo que visam ajudar as comunidades judaicas locais – material e espiritualmente.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

04/04/1917

O governo revolucionário da Rússia proclama a igualdade dos judeus russos pela primeira vez na história do país. Na época – durante a primeira década do século XX – aproximadamente 50% da população judaica mundial vivia na Rússia.

04/04/1951

Judeus são feridos em Salzburg, Áustria. É o primeiro grave incidente de anti-semitismo no país desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...