Morashá

PERSONALIDADES

Zeev Jabotinsky

Zeev Jabotinsky

Amado por seus admiradores e odiado por seus opositores, Jabotinsky é uma das figuras mais importantes e controvertidas na história do sionismo. Ele é parte de uma geração de grandes líderes sionistas como Herzl, Ben Gurion, Weizmann, entre tantos outros, cujo sonho era criar um Estado Judeu. Apesar de divergir, todos eram imbuídos de um incansável idealismo e um profundo amor por seu povo.

Edição 107 - Abril de 2020

ISRAEL HOJE

O Lar da Dança em Israel

O Lar da Dança em Israel

O Centro Suzanne Dellal, em Neve Tzedek, é atualmente a principal referência quando se trata da dança contemporânea do país, com a realização de seminários, programas de formação, festivais de dança e teatro, nacionais e internacionais.

Edição 107 - Abril de 2020

HOLOCAUSTO

Dia Internacional do Holocausto

Dia Internacional do Holocausto

O tema do evento da Fundação Mundial Fórum do Holocausto, no Yad Vashem, o Memorial do Holocausto, em Jerusalém, foi “Relembrando o Holocausto, combatendo o Antissemitismo”. Participaram delegações de 49 países, incluindo 45 chefes de Estado e membros da realeza europeia, recordando o que não se pode esquecer, jamais!

Edição 107 - Abril de 2020

VOCÊ SABIA?

Por que há diferenças de opiniões sobre quais alimentos podem ser ingeridos em Pessach?

Originalmente, de acordo com a Torá, somente cinco tipos de grãos eram considerados chametz: trigo, cevada, centeio, aveia e espelta, uma outra variedade de trigo. Os ashquenazitas acrescentaram a este grupo o arroz e as leguminosas. Estas últimas incluem feijão, ervilha e a fruta de qualquer planta da família das ervilhas. O decreto foi decorrência do fato de o arroz, ao inflar, parece-se ao fermento. A comunidade sefaradita não adotou esta proibição, pois seus sábios não fizeram tal decreto. Conseqüentemente, os judeus sefaraditas comem legumes e arroz em Pessach.

Veja mais...

CURIOSIDADES

A partir do segundo dia de Pessach, iniciamos a contagem do Omer. Mas o que é o Omer? É uma unidade de medida. Na antiga Israel, os judeus levavam um omer de cevada como oferenda no Templo Sagrado de Jerusalém.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

06/04/1903

Em Paris é revelado que oficiais do exército forjaram documentos relacionados ao caso Dreyfus.

06/04/1917

Os Estados Unidos declaram guerra contra a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial. Aproximadamente 250.000 soldados judeus serviram nas Forças Armadas norte-americanas durante a guerra.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...