Morashá

PERSONALIDADES

Elie Wiesel, a consciência da humanidade

Elie Wiesel, a consciência da humanidade

No dia 2 de julho deste ano de 2016, aos 87 anos de idade, Elie Wiesel deixou este mundo. Talvez quem melhor o tenha definido foi o comitê do Prêmio Nobel da Paz de 1986:  “Um dos mais importantes líderes espirituais em uma época em que a violência, a repressão e o racismo continuam a caracterizar o mundo... Um mensageiro para a humanidade; sua mensagem é de paz, reconciliação e dignidade humana”.

Edição 93 - Setembro de 2016

ISRAEL HOJE

Relações entre Israel e Egito, do tatame à diplomacia

Relações entre Israel e Egito, do tatame à diplomacia

Diplomacia e esporte, nos últimos meses, evidenciaram diferentes momentos das relações entre Israel e Egito. No tatame olímpico do Rio de Janeiro, o judoca egípcio Islam El Shehaby protagonizou cena lamentável, ao se recusar a cumprimentar, no final da luta, o atleta israelense Or Sasson. A hostilidade desportiva, no entanto, contrastou com o reaquecimento do diálogo entre Jerusalém e Cairo, colocando os vínculos bilaterais em nova fase, marcada pela intensificação.

Edição 93 - Setembro de 2016

HOLOCAUSTO

O julgamento de Nuremberg

O julgamento de Nuremberg

Nuremberg, dia 16 de outubro de 1946. Dez homens  fortes do 3º Reich condenados à morte pelo Tribunal  Militar Internacional são enforcados. Era Hoshaná Rabá  - o dia em que D'us sela os veredictos de Rosh Hashaná  para o ano seguinte.

Edição 93 - Setembro de 2016

VOCÊ SABIA?

Como é vista a mulher pela religião judaica?

A mulher desempenha um papel fundamental na religião judaica. De acordo com o judaísmo, é a mãe – não o pai – que determina a religião dos filhos. Isto significa que os filhos de uma mulher judia são judeus. Por outro lado, se um homem judeu, mesmo sendo muito religioso ou tradicional, se casar com uma mulher não-judia, seus filhos não serão judeus.

O judaísmo também ensina que as mulheres têm um grau maior de “binah” (intuição, entendimento, inteligência) do que os homens. Sete dos cinqüenta e cinco profetas da Bíblia Hebraica foram mulheres. Miriam, irmã de Moises e Aaron, é considerada uma das principais responsáveis pela libertação do povo judeu do Egito.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Portugal "descobriu" e ocupou o Brasil no ano de 1500. Já em 1502 havia vários cristãos-novos que possuíam plantações de cana-de-açúcar no Brasil. Alguns deles praticavam o judaísmo, mas apenas secretamente, pois temiam que Portugal, que era um país católico, trouxesse a Inquisição ao Brasil.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

07/12/1941

Após o ataque de Pearl Harbor, no Havaí, o Canadá declara guerra ao Japão, antecedendo a declaração norte-americana.

07/12/1953

David Ben-Gurion, o primeiro primeiro-ministro do Estado de Israel, se aposenta.

Veja mais...

BRASIL

Unibes Cultural lança primeira feira urbana de design da cidade, com festival gastronômico, música e cinema ao ar livre

Dia 19 de Setembro, a partir das 11h, a Unibes Cultural realiza uma grande festa para lançar a primeira feira urbana de design de São Paulo. A programação do dia terá festival de Food Trucks, shows de música como o Festival Clipes e Bandas, Chorando na Labuta aula aberta de Cavsh, oficina infantil e cinema ao ar livre.

Veja mais...