Morashá

PERSONALIDADES

Shlomo Hillel, o espião que  libertou os judeus do Iraque

Shlomo Hillel, o espião que libertou os judeus do Iraque

Shlomo Hillel foi um agente do Mossad, o serviço secreto israelense. Nascido em Bagdá, trabalhou como espião no final da década de 1940 e no início dos anos 1950. Executou inúmeras operações secretas e, sob vários disfarces e se valendo de subornos, vistos falsos e uma hábil rede de contrabandistas, conseguiu resgatar os judeus do Iraque. Ao todo, foi responsável pela Aliá de mais de 120 mil judeus iraquianos, salvando uma antiga comunidade dos horrores que se seguiram.

Edição 115 - Junho de 2022

ANTISSEMITISMO

Shakespeare e os judeus

Shakespeare e os judeus

Esta incursão numa polêmica que atravessa séculos poderia ser intitulada “Shakespeare e um judeu”, sendo este judeu o personagem Shylock na peça “O Mercador de Veneza”. Estudiosos apontam nesta obra uma nítida postura antissemita, enquanto há quem tenha uma visão mais indulgente sobre o dito judeu. Embora assinalada como comédia, a peça tem um desfecho desonroso para Shylock e sua fé.

Edição 115 - Junho de 2022

ISRAEL HOJE

Israel - uma  democracia pujante

Israel - uma democracia pujante

Aos 74 anos Israel pode orgulhar-se de sua trajetória. Única democracia em uma região mergulhada nas trevas, é considerada “uma luz entre as nações” e um modelo para aqueles que almejam a liberdade e a prosperidade.

Edição 115 - Junho de 2022

VOCÊ SABIA?

Massacre de Hebron ocorre em 17 de Av, no ano de 1929

Nesta data hebraica, dia 17 de Av, no ano de 1929, ocorreu o Massacre de Hebron. 67 homens judeus, mulheres e crianças, foram assassinados por árabes que gritavam “Morte aos Judeus”. Membros dessa pequena comunidade judaica que morava pacificamente em Hebron, considerada a segunda cidade mais sagrada para o nosso povo, foram feridos, mutilados e violentados pelos árabes durante o Massacre. Os sobreviventes judeus fugiram para Jerusalém. A comunidade judaica só voltou a se estabelecer em Hebron após a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Os judeus que viviam sob domínio muçulmano adotaram costumes dos países onde viviam. Essa grande comunidade judaica foi originada na Babilônia (Iraque) e, posteriormente, emigrou para a Espanha, onde se estabeleceu. Na língua hebraica, a Espanha é chamada de “Sefarad”. Portanto, a cultura judaica que foi desenvolvida no mundo muçulmano é chamada de “Sefaradi”.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

15/08/1968

Nasce Debra Messing. Atriz judia norte-americana, ela faz o papel de Grace na série de TV “Will e Grace” e fez o papel de Stacey na série “Ned e Stacey”.

15/08/1951

Os últimos prisioneiros do campo de concentração de Bergen-Belsen imigram para os Estados Unidos. 51.000 pessoas morreram neste campo, inclusive Anne Frank, a menina judia que se tornou famosa por seu diário.

Veja mais...

BRASIL

Comunidade Judaica do Porto acusa agentes do Estado português de antissemitismo

Resumo:

Veja mais...