Morashá

ARQUEOLOGIA

Estrada da Peregrinação

Estrada da Peregrinação

A cidade de David já ocasionou mudanças em Jerusalém. a recente descoberta da antiga estrada de peregrinação comprova, mais uma vez, o antiquíssimo vinculo dos judeus com Jerusalém . A cidade sagrada, capital de Eretz Yisrael, a Terra de Israel, constitui o ponto focal do Judaísmo, o local em que havia sido erguido o Grande Templo, destruído pelos romanos em 70 EC.

Edição 105 - Setembro de 2019

PERSONALIDADES

Enzo Sereni - Um Nome Para A História

Enzo Sereni - Um Nome Para A História

Justamente por ter sido italiano, é lícito acrescentar ao nome de Enzo Sereni o aposto de Homem da Renascença, tais eram suas múltiplas qualidades, virtudes e inteligência. Ele foi uma referência do sionismo italiano nos anos de1920 e nas décadas seguintes um devotado pioneiro, agente secreto e um dos pilares da comunidade judaica, o yshuv, na Terra de Israel no mandato britânico.

Edição 105 - Setembro de 2019

ANTISSEMITISMO

Reflexões após  25 anos  da Destruição da Amia

Reflexões após 25 anos da Destruição da Amia

Esse foi o pior atentado terrorista contra a população civil judaica após o término da 2ª Guerra Mundial. Passados 25 anos de sua perpetração, faz-se imprescindível refletir sobre o ocorrido e suas implicações.

Edição 105 - Setembro de 2019

VOCÊ SABIA?

O que é celebrado em Rosh Hashaná?

Rosh Hashaná, celebrado nos dois primeiros dias do mês de Tishrê, comemora o sexto Dia da Criação do mundo, quando o homem foi criado por D’us. Rosh Hashaná é um dia em que judeus refletem sobre o ano e tomam boas resoluções para o futuro. O dia é também chamado de Yom HaZikaron (O Dia da Lembrança) e Yom HaDin (O Dia do Julgamento). Mas esta festa é mais conhecida como Rosh Hashaná – a Cabeça do Ano.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Neste mês de Elul, o último do calendário judaico, todo judeu deve examinar seus atos e tomar medidas para se auto-aperfeiçoar. Um ensinamento chassídico revela que os últimos 12 dias do ano – 18 a 29 de Elul – correspondem aos 12 meses do ano que passaram. Em cada um desses dias, deve-se tentar corrigir os erros cometidos nos meses correspondentes.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

19/09/1940

Novo decreto nazista proíbe não-judeus de trabalharem para judeus.

19/09/1939

O exército alemão assassina 100 judeus em Lukov, na Polônia.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...