Morashá

PERSONALIDADES

O Grão Rabino Joseph Haim SitruK, ZT'L

O Grão Rabino Joseph Haim SitruK, ZT'L

No dia 25 de setembro deste ano de 2016, aos 72 anos, Rav Joseph Haim Sitruk zt”l, Rabino Chefe da França durante duas décadas, deixou este mundo. Homem de reflexão e ação, dedicou a vida a servir nosso povo, lutando para a difusão do judaísmo e para que as especificidades do judaísmo fossem respeitadas pela sociedade maior: “Exijo o direito de praticar a religião judaica no seio da República Francesa!”

Edição 94 - Dezembro de 2016

COMUNIDADES DA DIÁSPORA

Turquia: há um futuro para os judeus?

Turquia: há um futuro para os judeus?

A comunidade judaica da Turquia é uma das poucas ainda presentes em um país de maioria muçulmana. Desde a criação da República, na década de 1920, até hoje, o país tem passado por inúmeras mudanças que afetaram a vida dos judeus. A hostilidade e discriminação já existentes nas primeiras décadas da nação turca atingiram novos patamares com a subida ao poder do Partido Islâmico que governa atualmente a Turquia.

Edição 94 - Dezembro de 2016

VARIEDADES

Os primeiros sinais da era Donald Trump

Os primeiros sinais da era Donald Trump

A vitória do republicano Donald Trump na eleição presidencial de novembro, após a mais corrosiva campanha da história recente dos EUA, gerou polêmicas e reações diversas na comunidade judaica norte-americana e no governo de Israel.

Edição 94 - Dezembro de 2016

HISTÓRIA JUDAICA MODERNA


LEIS, COSTUMES E TRADIÇÕES


VOCÊ SABIA?

O que é Chabad?

CHABAD (Lubavitch), um dos maiores movimentos judaicos, é um acrônimo das palavras “Chochma” (Sabedoria), “Binah”(Compreensão) e “Daat” (Conhecimento). Este acrônimo simboliza a filosofia intelectual do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Dia 22 de Shevat, é a data de falecimento da Rebetsin Chaya Mushka Schneerson, esposa do Lubavitcher Rebe. A Rebetsin faleceu no ano 5748 (1988).

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

19/02/1583

Três marranos portugueses de Ferrara são queimados em Roma, no Campo dei Fiori, sob ordens do Papa Gregório XIII. Um dos marranos, Joseph Saralbo, declarou orgulhosamente que havia ajudado 800 marranos a retornarem ao judaísmo. Ele pediu para que os judeus de Roma não chorassem por ele, pois ele estava ‘seguindo o caminho em direção à imortalidade’.

19/02/1543

A Casa de Catequese (Casa dei Catecumeni) é estabelecida pelo Vaticano. O propósito único desta organização, que a comunidade judaica foi obrigada a financiar, era o de converter judeus. Até sua abolição, em 1810, aproximadamente 2440 judeus foram convertidos em Roma. Outras dessas casas foram fundadas em outras cidades italianas.

Veja mais...

BRASIL

Unibes Cultural lança primeira feira urbana de design da cidade, com festival gastronômico, música e cinema ao ar livre

Dia 19 de Setembro, a partir das 11h, a Unibes Cultural realiza uma grande festa para lançar a primeira feira urbana de design de São Paulo. A programação do dia terá festival de Food Trucks, shows de música como o Festival Clipes e Bandas, Chorando na Labuta aula aberta de Cavsh, oficina infantil e cinema ao ar livre.

Veja mais...