Morashá

PERSONALIDADES

Itzhak Rabin, um símbolo

Itzhak Rabin, um símbolo

Ele foi mais do que um militar, mais do que um diplomata, mais do que um estadista. No transcurso do 25º aniversário de seu trágico assassinato, Itzhak Rabin se reafirma como um símbolo do novo judeu que emergiu e surpreendeu o mundo nos primeiros anos do século vinte, um novo ser humano: forte, altivo e determinado, insumbmisso à opressão dos guetos, obstinado na luta pela restauração da soberania judaica em sua pátria ancestral.

Edição 109 - Dezembro de 2020

ISRAEL HOJE

Israel, Mossad e a paz no novo Oriente Médio

Israel, Mossad e a paz no novo Oriente Médio

Yossi Cohen, diretor do Mossad, o serviço de inteligência de Israel, desembarcou em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos em agosto para fazer história. Era o primeiro representante do alto escalão do governo israelense a visitar o país do golfo Pérsico após o anúncio do acordo de paz pelo presidente Donald Trump, numa ofensiva diplomática responsável ainda pela normalização dos laços entre o Estado judeu e os outrora inimigos Bahrein e Sudão.

Edição 109 - Dezembro de 2020

COMUNIDADES DA DIÁSPORA

Vida Judaica no Uzbequistão

Vida Judaica no Uzbequistão

Remonta à Antiguidade a presença de judeus na região do atual Uzbequistão. Durante séculos, a população judaica local era composta apenas por judeus mizrachim1 mais especificamente, a comunidade judaica de Bukhara. Mas, a partir do final do século 19, judeus do Leste europeu, ashquenazim, passaram a se instalar na região formando mais uma comunidade local. Hoje, a maioria dos judeus que ainda vivem no Uzbequistão seguem o rito ashquenazita, tendo os judeus de Bukhara emigrado maciçamente.

Edição 109 - Dezembro de 2020

VOCÊ SABIA?

O que é Tu B'Shevat?

Tu B’Shevat é o dia 15 do mês hebraico de Shevat. Esta data é o “Ano Novo das Árvores”: é a estação na qual os primeiros brotos das árvores na Terra de Israel começam um novo ciclo de produção de frutas.

Celebramos Tu B’Shevat comendo frutas, especialmente “Os Sete Tipos” que são mencionados na Torá quando esta louva a Terra de Israel. Essas frutas são: trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras.

Ao comermos uma fruta pela primeira vez em sua estação, devemos recitar a benção Shehecheyanu antes de recitar a benção da própria fruta.

Veja mais...

CURIOSIDADES

O Talmud ensina que há quatro inícios de ano no calendário judaico: Rosh Hashaná (dia primeiro de Tishrei), dia primeiro de Nissan, dia primeiro de Elul e dia 15 de Shevat, Tu b’Shevat.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

26/01/1980

Israel e Egito estabelecem relações diplomáticas. O Egito foi o primeiro país árabe a fazer as pazes com o Estado Judeu.

26/01/1949

A Suíça reconhece o estabelecimento do Estado de Israel.

Veja mais...

BRASIL

Shofar ao ar Livre - Horários e Locais - SP e RJ

São Paulo

Veja mais...