Morashá

PERSONALIDADES

Stan Lee, o criador de Super-heróis

Stan Lee, o criador de Super-heróis

Escritor e editor, filho de judeus romenos, Stan Lee morreu aos 95 anos em novembro de 2018, após uma vida profissional muito rica, que fez a alegria de crianças e adultos com os inesquecíveis super-heróis mais famosos do mundo – Homem-Aranha, Thor, X-Men, Incrível Hulk, Demolidor, Homem de Ferro, Homem-Formiga, Pantera Negra e Quarteto Fantástico.

Edição 103 - Abril de 2019

ANTISSEMITISMO

Um alerta ao mundo civilizado

Um alerta ao mundo civilizado

Na Câmara dos Lordes, em Londres, em 13 de setembro de 2018, o Rabino Lorde Jonathan Sacks proferiu o seguinte discurso alertando seus pares, o povo britânico e o mundo sobre os perigo do crescente antissemitismo na Europa e, muito especialmente no seio do Partido Trabalhista britânico:

Edição 103 - Abril de 2019

ISRAEL HOJE

Museu do Palmach, visita obrigatória

Museu do Palmach, visita obrigatória

Quem se interessa pela história da criação do Estado de Israel não pode deixar de visitar este museu, localizado em Ramat Aviv, subúrbio de Tel Aviv, que celebra a contribuição da organização para o surgimento do estado judeu.

Edição 103 - Abril de 2019

VOCÊ SABIA?

Primeiro Seder de Pessach - dia 19 de abril - Shabat - sexta-feira, após o anoitecer.

A Festa de Pessach, que dura 8 dias, começa nesta sexta-feira ao anoitecer. O primeiro dia da festa ocorre, portanto, no Shabat. Vários mandamentos Divinos são cumpridos durante o Seder: narra-se a história do Êxodo, conforme a narração da Hagadá; come-se a matsá, o maror (ervas amargas mergulhadas no charósset) e o aficoman (uma quantidade adicional de matsá que é comida como sobremesa em lembrança à oferenda do Templo); bebe-se quatro copos de vinhos; faz-se uma refeição festiva comemorando a libertação do Povo Judeu do Egito.

Veja mais...

CURIOSIDADES

A partir do segundo dia de Pessach, iniciamos a contagem do Omer. Mas o que é o Omer? É uma unidade de medida. Na antiga Israel, os judeus levavam um omer de cevada como oferenda no Templo Sagrado de Jerusalém.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

19/04/1943

Na Polônia, os judeus do Gueto de Varsóvia atacam soldados nazistas, dando início a uma luta que durou cerca de um mês. Este famoso levante foi liderado por jovens, mulheres e crianças armadas com poucas pistolas, granadas e coquetéis Molotov.

19/04/1896

É publicado “O Estado Judeu” por Theodor Herzl. Considerado o pai do sionismo moderno, Herzl inspirou futuras gerações de judeus a estabeleceram um estado judeu na Terra de Israel.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...