Morashá

PERSONALIDADES

Um premiê judeu na Ucrânia

Um premiê judeu na Ucrânia

Volodimir Borysovich Groysman já garantiu um lugar na história da Ucrânia: é o primeiro judeu a ocupar o cargo de primeiro-ministro em um país que obteve sua independência em 1991, com a desintegração da URSS.

Edição 92 - Julho de 2016

ANTISSEMITISMO

Antissemitismo no pós-guerra: o pogrom de Kielce

Antissemitismo no pós-guerra: o pogrom de Kielce

No dia 4 de julho de 1946, a cidade polonesa de Kielce foi palco de um violento pogrom. A sede da comunidade judaica foi atacada por uma multidão de civis, policiais e militares, que massacraram, em plena luz do dia, 42 judeus - homens, mulheres e crianças - e feriram mais de 100. Depois disso estava claro que não havia futuro para os judeus na Polônia.

Edição 92 - Julho de 2016

ISRAEL HOJE

O sucesso dos vinhos de Israel

O sucesso dos vinhos de Israel

Que Israel é líder mundial em tecnologia agrícola e está sempre um passo à frente na rota da inovação, nas mais diferentes áreas, todo mundo sabe. O que tem surpreendido, nas últimas décadas, é o destaque que o país tem conquistado no ranking mundial de vinhos, caminhando lado a lado com os grandes produtores internacionais.

Edição 92 - Julho de 2016

VOCÊ SABIA?

Por que Moisés foi escolhido para liderar o povo de Israel e tirá-lo do Egito?

Após ter matado um feitor egípcio que estava agredindo um judeu Moisés fugiu do Egito e se refugiou em Midian, onde viveu por 40 anos. Casou-se com a filha de Jetro e passou a cuidar das ovelhas do sogro. Segundo um Midrash, Moisés foi escolhido para conduzir os Filhos de Israel por causa de sua bondade em relação aos animais. Um dia, quando apascentava suas ovelhas, percebeu que um pequeno cordeiro havia se perdido. Moisés escalou uma encosta para encontra-lo e o levou de volta. Assim como D’us se preocupava com cada individuo, Ele decidiu que Moisés era o homem certo para cuidar das “ovelhas perdidas de Israel”.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Em 1945, a Alemanha Oriental negou qualquer tipo de responsabilidade nacional pelo Holocausto e se recusou a oferecer reparações para sobreviventes judeus. Foi apenas em 1990 que a Alemanha Oriental admitiu culpa pelo Holocausto. Já a Alemanha Ocidental, a partir de 1951, concordou em compensar judeus pela perda de posses que eles sofreram durante a Segunda Guerra Mundial.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

29/08/1897

O primeiro Congresso Sionista se reúne na Suíça. O Congresso foi convocado pelo jornalista Theodor Herzl com o intuito de organizar um movimento que trabalharia para fundar um estado judeu na Terra de Israel.

29/08/1939

O líder sionista Chaim Weizmann informa o primeiro-ministro da Inglaterra que os judeus da Terra de Israel lutariam ao lado dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

Veja mais...

BRASIL

Unibes Cultural lança primeira feira urbana de design da cidade, com festival gastronômico, música e cinema ao ar livre

Dia 19 de Setembro, a partir das 11h, a Unibes Cultural realiza uma grande festa para lançar a primeira feira urbana de design de São Paulo. A programação do dia terá festival de Food Trucks, shows de música como o Festival Clipes e Bandas, Chorando na Labuta aula aberta de Cavsh, oficina infantil e cinema ao ar livre.

Veja mais...