Morashá

ANTISSEMITISMO

Como deter a escalada do antissemitismo?

Como deter a escalada do antissemitismo?

Como podemos lutar contra o antissemitismo que toma conta dos Estados Unidos e da Europa? A historiadora Deborah Lipstadt responde, no artigo que reproduzimos a seguir, “A melhor maneira de combater o antissemitismo? A alegria judaica!”. Esse é o título da matéria publicada pela historiadora em outubro, e faz parte de uma série que celebra um ano do massacre na sinagoga “Tree of Life”, em Pittsburgh.

Edição 106 - Dezembro de 2019

ISRAEL HOJE

Descobrindo o  Israel Bíblico

Descobrindo o Israel Bíblico

Ainda que seja um estado moderno, com tecnologia de ponta presente em seu dia-a-dia, é quase impossível andar por Israel sem sentir uma forte conexão com seu passado bíblico. As opções são muitas em uma região onde, em cada passeio, há uma lição de história, uma conexão religiosa, uma viagem ao passado, uma emoção diferente.

Edição 106 - Dezembro de 2019

HOLOCAUSTO

Eva Geiringer Schloss: "Irmã Postiça" de Anne Frank

Eva Geiringer Schloss: "Irmã Postiça" de Anne Frank

Eva Geiringer Schloss conheceu de perto o inferno. Ainda adolescente, foi capturada e transportada para Auschwitz-Birkenau, teve melhor sorte que Anne Frank e conseguiu sobreviver à 2ª Guerra. Escreveu dois livros e uma peça de teatro relatando suas experiências. Hoje mora em Londres e se dedica a perpetuar a memória do Holocausto.

Edição 106 - Dezembro de 2019

VOCÊ SABIA?

O que é o Zohar?

O Zohar, o “Livro do Esplendor”, é a obra fundamental da Cabalá – do misticismo judaico. Foi escrito em Aramaico por Rabi Shimon Bar Yochai, um dos maiores sábios do Talmud. O Zohar é uma obra bastante misteriosa e esotérica e são poucos os estudiosos da Torá que conseguem entender seus ensinamentos.

Veja mais...

CURIOSIDADES

24 de Shevat, no ano de 3410 (351 ACE), o profeta Zacarias profetizou a reconstrução da Moradia de D’us na Terra: o Templo Sagrado de Jerusalém. De fato, dois anos mais tarde, no dia 3 de Adar do ano de 3412 (349 ACE), foi erguido o Segundo Templo Sagrado de Jerusalém.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

19/02/1583

Três marranos portugueses de Ferrara são queimados em Roma, no Campo dei Fiori, sob ordens do Papa Gregório XIII. Um dos marranos, Joseph Saralbo, declarou orgulhosamente que havia ajudado 800 marranos a retornarem ao judaísmo. Ele pediu para que os judeus de Roma não chorassem por ele, pois ele estava ‘seguindo o caminho em direção à imortalidade’.

19/02/1543

A Casa de Catequese (Casa dei Catecumeni) é estabelecida pelo Vaticano. O propósito único desta organização, que a comunidade judaica foi obrigada a financiar, era o de converter judeus. Até sua abolição, em 1810, aproximadamente 2440 judeus foram convertidos em Roma. Outras dessas casas foram fundadas em outras cidades italianas.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...