Morashá

PERSONALIDADES

Rafi Eitan, o lendário espião que prendeu Eichmann

Rafi Eitan, o lendário espião que prendeu Eichmann

Último dos gigantes da comunidade de inteligência de Israel, incansável na luta em prol do Povo Judeu, Rafi Eitan participou de centenas de operações para resguardar a segurança do Estado Judeu. Foi ele quem liderou a equipe de agentes do Mossad que, em maio de 1960, capturou Adolf Eichmann em Buenos Aires, e o levou a Israel para ser julgado. Eitan faleceu em março deste ano de 2019, aos 92 anos.

Edição 104 - Junho de 2019

ISRAEL HOJE

Em Latrun, Museu e memorial homenageiam combatentes

Em Latrun, Museu e memorial homenageiam combatentes

A cerca de 30 quilômetros de Jerusalém, em Latrun, no Vale de Ayalon, está situado o Yad La-Shiryon, Memorial e Museu para o Corpo de Blindados, de importância estratégica ao longo da história judaica.

Edição 104 - Junho de 2019

HOLOCAUSTO

Camp des Milles História e Memória

Camp des Milles História e Memória

A visita ao novo Memorial do Holocausto, na França, o Camp des Milles (1939-1942), ainda ausente dos guias turísticos, induz à reflexão sobre racismo, genocídio e preservação da memória. O campo foi utilizado pelos nazistas durante o governo colaboracionista de Vichy para prender e de lá deportar judeus a Auschwitz e outros campos.

Edição 104 - Junho de 2019

VOCÊ SABIA?

O que foi a Operação Carpete Mágico?

O maior propósito do Estado de Israel é o de ser um lar para todos os judeus do mundo. Os judeus do Iêmen foram perseguidos durante séculos e, desde o fim do século 19, emigravam para a Terra de Israel. Em 1949, as autoridades muçulmanas do Iêmen permitiram que os judeus saíssem do país, mas exigiram que estes vendessem suas terras e pagassem um imposto de emigração. Quase toda a população judaica do Iêmen emigrou. O Estado de Israel organizou uma grande operação aérea, denominada de Operação Carpete Mágico, para trazer 47.000 judeus do Iêmen para a Terra Santa.

Veja mais...

CURIOSIDADES

O judaísmo revela que a Presença de D’us se revelava no Templo Sagrado de Jerusalém. Mesmo após a destruição do Segundo Templo, a plataforma onde se erguia o Templo continua sendo sagrada, pois o espírito de D’us nunca partiu de lá.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

22/07/1998

O Irã testa um míssil de médio-alcance capaz de atingir Israel e a Arábia Saudita.

22/07/1942

É anunciada a deportação de judeus do Gueto de Varsóvia para os campos de concentração. A deportação começou na noite de Tisha B’Av – o dia mais triste do calendário judaico – e durou 53 dias. Aproximadamente 300.000 judeus foram deportados do Gueto de Varsóvia para os campos de morte nazistas.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...