Morashá

PERSONALIDADES

Henry Kissinger, um craque da diplomacia

Henry Kissinger, um craque da diplomacia

Ao completar 95 anos, o ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1973 e ex-Secretário de Estado dos EUA é um ícone no mundo da diplomacia; até hoje, um dos mais solicitados observadores políticos do mundo. Ao colocar os interesses americanos acima de tudo, Kissinger colecionou muitos admiradores e muitos críticos.

Edição 100 - Junho de 2018

ISRAEL HOJE

Israel - 70 Anos - A Batalha Pelo Reconhecimento

Israel - 70 Anos - A Batalha Pelo Reconhecimento

Em maio de 1945, quando terminou a 2ª Guerra Mundial, a liderança sionista se dividiu. O grupo em torno de Chaim Weizmann acreditava que o futuro da antiga Palestina continuaria dependendo de ações diplomáticas voltadas para a boa vontade do Império Britânico. Ben Gurion e seus próximos estavam convictos de que o destino do sionismo estaria na Casa Branca porque os Estados Unidos haviam emergido do conflito como a maior potência mundial.

Edição 100 - Junho de 2018

HOLOCAUSTO

A Lista de Schindler Celebra 25 Anos

A Lista de Schindler Celebra 25 Anos

Em dezembro 1993, na estreia do novo filme de Steven Spielberg, A Lista de Schindler, ao se acenderem as luzes a plateia permaneceu em silêncio profundo, angustiada e pensativa. Era a mesma reação que tantos outros espectadores teriam ao longo dos anos que se seguiram. 25 anos após o lançamento, com o ressurgimento do antissemitismo e dos movimentos de negação do Holocausto, o filme se torna ainda mais relevante.

Edição 100 - Junho de 2018

VOCÊ SABIA?

O que é Chabad?

CHABAD (Lubavitch), um dos maiores movimentos judaicos, é um acrônimo das palavras “Chochma” (Sabedoria), “Binah”(Compreensão) e “Daat” (Conhecimento). Este acrônimo simboliza a filosofia intelectual do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Em Tishá B’Av, é proibido comer e beber, se levar ou usar óleos e cremes, usar sapatos de couro e ter relações sexuais. Neste dia mais triste da história judaica, não fazemos nada que nos traga alegria. Portanto, não se estuda a Torá, com exceção de textos sobre a destruição do Templo Sagrado de Jerusalém e sobre a história e significado de Tishá B’Av.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

21/07/1970

A Líbia confisca toda as propriedades de seus cidadãos judeus. O líder do país, o Coronel Kadafi, decreta que toda propriedade que pertença a membros da comunidade judaica deve ser nacionalizada.

21/07/1920

Nasce Isaac Stern.Violinista extraordinário, ele foi o principal responsável pela trilha sonora do filme “Um Violinista no Telhado”.

Veja mais...

BRASIL

EXPOSIÇÃO INÉDITA SOBRE O HOLOCAUSTO CHEGA AO BRASIL

Veja mais...