Morashá

PROFETAS E SÁBIOS


Resh Lakish - o gladiador que virou sábio

Resh Lakish - o gladiador que virou sábio

Rabi Shimon ben Lakish, mais conhecido como Resh Lakish, foi um dos mais notáveis Amoraim1 da Terra de Israel. Além de ser um dos pilares do Talmud Babilônico e do Talmud de Jerusalém, ele tinha uma personalidade extraordinária. É considerado excepcional mesmo entre os Sábios Talmúdicos.

Edição 92 - Julho de 2016

O Rebe de Lubavitch

O Rebe de Lubavitch

Transcorreram 20 anos desde o falecimento do Rabi Menachem Mendel Schneerson, o Lubavitcher Rebbe – o sétimo e último líder de uma prestigiosa dinastia chassídica. Neste pequeno tributo, desejamos celebrar o permanente legado do Rebe: não como o Tzadik, o Sábio e o fazedor de milagres que ele foi, mas como o estadista judeu cuja influência mudou o mundo judaico de uma forma sem precedentes.

Edição 86 - Dezembro de 2014

Rabino Ovadia Yossef ZT'L, pranto por um grande líder

Rabino Ovadia Yossef ZT'L, pranto por um grande líder

A morte do Rishon Letzion Ovadia Yossef zt’l, rabino chefe sefaradita de Israel durante 10 anos, deixa um vazio no mundo judaico. O amor que nutria por todos os judeus lhe era retribuído por seu povo. No dia em que faleceu, mais de 800.000 pessoas estavam nas ruas de Jerusalém para lhe prestar tributo. Foi o maior funeral já registrado na história do país.

Edição 82 - Dezembro de 2013

Guidon, o Juiz

Guidon, o Juiz

Em algum momento, lá pelo século 11 antes da era atual, na chamada época dos Juízes, na terra de Canaã, a Terra Prometida, quando o povo de Israel lutava para se estabelecer definitivamente na Terra Sagrada, Guidon ben Yoash ben Aviézer, da tribo de Menashé, viveu na cidade de Ofrá. E, durante 40 anos, foi Juiz sobre Israel.

Edição 80 - Junho de 2013

Rashi, o Mestre dos Mestres

Rashi, o Mestre dos Mestres

Rabenu Shlomo ben Yitzhak, Rashi, o maior de nossos mestres e o erudito bíblico mais brilhante de todos os tempos, é o comentarista clássico da Torá e do Talmud. Sua contribuição ao estudo da Torá é atemporal. Decorridos quase mil anos desde a publicação de suas obras, estas permanecem insuperáveis.


O Vidente de Lublin

O Vidente de Lublin

Muitos entre os mestres Chassídicos tinham o poder de prever o futuro, mas nenhum teve igual visão ao Rabi Yaacov-Yitzhak Horowitz, o Chozé de Lublin.

Edição 74 - Dezembro de 2011