O início de cada mês judaico, chamado Rosh Chodesh, está diretamente relacionado ao ciclo da Lua. Conforme explica Rashi, a fixação dos meses foi a primeira mitzvá transmitida por D’us a Moshé Rabênu para o Povo Judeu, ainda antes da saída do Egito.

Essa determinação é fundamental porque as festividades judaicas são celebradas em datas específicas do calendário hebraico. Pessach, por exemplo, começa em 15 de Nissan; Yom Kipur ocorre em 10 de Tishrei; e Sucot tem início em 15 de Tishrei.

Na Antiguidade, o início dos meses era proclamado pelo Beit Din, o Tribunal Rabínico, com base no testemunho de pessoas que haviam avistado a lua nova, por meio de um procedimento conhecido como Kidush Hachodesh — Santificação do Mês. Dessa forma, a observação da Lua estava diretamente ligada ao cumprimento dos Mandamentos Divinos.