Morashá

JUDAISMO NO MUNDO


Cinco mil anos de história estão sendo ameaçados

Cinco mil anos de história estão sendo ameaçados

Nos últimos anos, o Estado Islâmico tem levado a cabo uma verdadeira “limpeza cultural” nos locais conquistados. Entre as “vítimas” estão muitos lugares sagrados do judaísmo.

Edição 88 - Junho de 2015

Tempos difíceis para os judeus da Ucrânia

Tempos difíceis para os judeus da Ucrânia

Não é a primeira vez, em sua história longa e turbulenta, que a Ucrânia é palco de sangrentas lutas, nem a primeira em que se defronta com uma guerra civil ou que enfrenta a Rússia em questões territoriais. Tampouco é a primeira vez que a população judaica do país se vê em meio a uma feroz disputa de poder entre Kiev e Moscou.

Edição 85 - Setembro de 2014

Nobel 2013 orgulha a comunidade judaica

Nobel 2013 orgulha a comunidade judaica

A divulgação dos laureados com o Prêmio Nobel 2013 provocou reações entusiasmadas nas comunidades judaicas: entre os 12 indivíduos vencedores, 6 são judeus.

Edição 82 - Dezembro de 2013

Universidade Brandeis, uma universidade judaica

Universidade Brandeis, uma universidade judaica

O Estado de Israel acabara de ser criado quando foi inaugurada nos Estados Unidos a Brandeis University, a primeira e, até hoje, única universidade judaica secular na Diáspora. É raro encontrar, na história da educação do país, um caso de ascensão tão meteórica no mundo acadêmico norte-americano quanto foi o dessa universidade.

Atualmente a Brandeis situa-se entre as 35 melhores universidades dos Estados Unidos, e seu corpo docente ocupa o quinto lugar em número de professores eleitos para sociedades acadêmicas honoríficas.

Edição 80 - Junho de 2013

Os desafios na Venezuela pós-Chávez

Os desafios na Venezuela pós-Chávez

Eleito por uma margem de votos bastante apertada, o novo presidente da Venezuela, Nicolas Maduro Moros, emite sinais preocupantes no início de sua gestão. O antissemitismo de setores ligados ao chavismo voltou a aparecer na campanha para o pleito de abril, em ataques ao candidato oposicionista, Henrique Capriles Radonski, e as relações com o Irã continuam a ocupar lugar de destaque na agenda diplomática de Caracas.

Edição 80 - Junho de 2013

Entrevista com Adina Bar-Shalom

Entrevista com Adina Bar-Shalom

Casada, mãe de três filhos, avó de 13 crianças e incansavelmente envolvida em projetos sociais, ela andava em busca de um projeto que de fato impactasse toda a sociedade israelense. Sempre observou a pobreza que ronda o cotidiano dos haredim como um desafio que precisava ser enfrentado – e viu na educação uma possível solução. Com a bênção de seu pai,  o Grão-Rabino Ovadia Yossef, tomou para si a liderança da criação da michlalá.

Edição 78 - Dezembro de 2012