Morashá

HOLOCAUSTO


O Levante do  Gueto de Varsóvia

O Levante do Gueto de Varsóvia

Varsóvia, abril de 1943, véspera de Pessach. Há 75 anos, jovens judeus com poucas armas e sem experiência militar decidiram não se curvar e enfrentar, de peito aberto, o poderio militar alemão que colocara a Europa de joelhos. Sua escolha não era entre viver ou morrer, mas “como morrer”. Lutaram até o fim para preservar sua dignidade e a honra de nosso povo.

Edição 99 - Abril de 2018

A Resistência Judaica durante o Holocausto

A Resistência Judaica durante o Holocausto

Recentemente os historiadores passaram a considerar o número de judeus brutalmente assassinados pelo Terceiro Reich em torno de 7milhões – e não mais 6 milhões. A pergunta muitas vezes feita é por que estes não resistiram? Por que não lutaram? Por que se deixaram levar “como ovelhas”? Quem pergunta tem a objetividade do tempo transcorrido desde então e nenhuma vivência pessoal de um horror que a mente humana não consegue assimilar. Mas a pergunta precisa ser respondida.

Edição 99 - Abril de 2018

Ética Médica Nazista

Ética Médica Nazista

A medicina na Alemanha de Hitler trouxe consigo tantos horrores – eugenia, experimentos humanos, esterilização forçada, eutanásia involuntária, assassinato em massa – que é comum ouvir-se a afirmação de que “os médicos nazistas não tinham ética”. Mas esse não é o caso; as atrocidades médicas cometidas por médicos e pesquisadores nazistas se apoiavam em princípios bem particulares, que vieram a ser conhecidos como a “ética médica nazista”. Não havia falta de ética,
mas uma ética terrivelmente distorcida.

Edição 97 - Setembro de 2017

As Stolpersteine - Arte e Memória

As Stolpersteine - Arte e Memória

“Uma pessoa só é esquecida quando seu nome cai no esquecimento”, afirma o Talmud. Há 20 anos, o artista alemão Gunter Demnig trabalha contra o esquecimento, instalando “stolpersteine”, pedras de recordação na calçada diante das casas onde moravam as vítimas do Nazismo.

Edição 96 - Junho de 2017

Os Segredos da Captura de Eichmann

Os Segredos da Captura de Eichmann

O dia 19 de setembro de 1957, o judeu alemão Fritz Bauer, procurador-geral da província de Hesse, então Alemanha Ocidental, marcou um encontro com Felix Shinar, representante do governo de Israel nas negociações de reparações de guerra mantidas à época com o governo de Bonn. O local marcado para a conversa foi um restaurante discreto e isolado, localizado na estrada que liga Frankfurt a Colônia.

Edição 95 - Abril de 2017

Os réus

Os réus

Cada um dos 22 homens fortes do Terceiro Reich,  que o Tribunal Militar Internacional levou a julgamento entre novembro de 1945 e outubro de 1946, teve uma participação integral e necessária na criação do III Reich. Cada um, à sua maneira, colocou suas “expertises” a serviço de Hitler para que fossem atingidos os objetivos do  Führer de dominar a Europa e primordialmente exterminar todo e qualquer judeu.

Edição 93 - Setembro de 2016