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abril 2009
Ed. 64

Carta do leitor

ANO XVI
N. 64
abril 2009
CARTA AO LEITOR: ANO XVI N.64 abril 2009

O judaísmo ensina que a essência de um ser ou evento está em seu nome. Quando Adão atribuiu um nome a todas as criaturas segundo sua essência, ele interligou esses nomes aos poderes das letras hebraicas que os compõem.

A festa de Pessach tem a singularidade de ter várias denominações. Uma destas é o nome que a própria Torá atribui à festividade, Chag HaMatzot (a festa dos pães não levedados). Mas a denominação comum da festa, a que mais usamos, é Chag HaPessach, a festa de Pessach. Em hebraico, esta palavra tem um signifi cado amplo - saltar ou pular. Portanto, esta data, que celebra a libertação de nosso povo, traz implícita a idéia de saltar sobre algo, alcançando o outro lado e deixando para trás tudo o que fi cou no meio.

Milagres são o tema central da festa de Pessach, o mais importante dos quais foi D’us ter “saltado” sobre a casa dos judeus ao poupá-los da morte dos primogênitos – este foi o último golpe que fi nalmente quebrou o jugo dos opressores egípcios, resultando na libertação dos Filhos de Israel e na sua jornada rumo à liberdade.

Durante várias gerações, os judeus foram escravos no Egito. Esse cativeiro, longo e difícil, deixou-os física e espiritualmente empobrecidos. Sua libertação exigia uma mudança drástica que os preparasse para poder receber a Torá no Monte Sinai apenas 50 dias após o Êxodo. Aquele passado tão difícil requeria um salto gigantesco para ser esquecido. Mas D’us já havia iniciado tal processo, ao saltar a casa dos fi lhos do povo que Ele escolhera para chamar de Seus fi lhos. Aquela página de nossa História começava a ser virada.

O Êxodo do Egito foi o início da nação judaica. Este evento, como tantos outros em nosso passado, é testemunha de que, com a ajuda Divina, o impossível se torna possível. Qualquer um que se empenhe consegue superar os obstáculos à sua frente e alcançar seus objetivos.

Pessach Casher ve-Sameach!

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