A oração da Amidá, também chamada de Shemonê Esrê, é recitada em pé como sinal de reverência diante de D'us. Seu próprio nome — Amidá — significa "em pé", refletindo a postura de quem se apresenta diante do Rei do Universo.
Considerada o ponto central das orações diárias, a Amidá reúne louvores, pedidos e agradecimentos. Sua formulação foi estabelecida pelos Homens da Grande Assembleia e, mais tarde, sistematizada em sua forma atual sob a orientação de Rabban Gamliel II.
Por isso, durante sua recitação, procura-se manter concentração, dignidade e a consciência de estar em audiência espiritual diante de D'us.