Morashá

Curiosidades


Alguns dos piores massacres na história judaica ocorreram durante a época de Pessach. Os judeus eram acusados de realizar assassinatos rituais para usar o sangue de cristãos no preparo de Matsot. Outros massacres eram instigados nos domingos de Páscoa.


De todas as festas judaicas, Pessach é a mais celebrada nos Estados Unidos. De acordo com uma pesquisa feita em 1990 pelo National Jewish Population Survey (NJPS), mais de 80% dos judeus norte-americanos participam de um Seder de Pessach.


Rabi Akiva, o maior sábio do Talmud, só começou a estudar a Torá aos 40 anos de idade. Ele cresceu como um pastor ignorante e analfabeto. Rabi Akiva começou a estudar Torá para poder se casar com Raquel, filha de Kalba Savua. Posteriormente, Rabi Akiva se tornou o maior rabino da história judaica.


El Al é o nome da companhia de aviação israelense. O nome El Al literalmente significa “para cima”, mas é freqüentemente traduzido como “em direção aos Céus”. A El Al foi fundada no ano de 1948 para transportar para Israel imigrantes judeus do Iraque e do Iêmen. Pouco tempo depois, a companhia já voava para Paris e Roma e, posteriormente, para Nova Iorque.


A Torá ensina que todo mês contém um componente espiritual. Pessach é quando festejamos nossa liberdade física e espiritual; Shavuot é uma festa em que enfatizamos nossa dedicação à Torá; nos dois dias de Rosh Hashaná, todos os seres são julgados por D’us; Yom Kipur é o Dia do Perdão; e Purim é a festa de maior alegria para todo o povo judeu.


Os Manuscritos do Mar Morto foram divididos em duas categorias: bíblicos e não-bíblicos. Fragmentos de todos os livros da Bíblia Hebraica foram encontrados, com exceção do livro de Esther. Entre os Manuscritos, foram encontradas 19 cópias do Livro de Isaías, 25 cópias do Livro de Deuteronômio e 30 cópias do Livro de Salmos.


O Talmud afirma que “quando entra o mês de Adar, nós aumentamos em alegria”. O principal motivo disto é que foi no mês de Adar que ocorreram os eventos que celebramos em Purim. Nossos Sábios revelam que o mês de Adar é uma época de sorte para o povo judeu; por exemplo, se um judeu tiver um julgamento em um tribunal, ele deve tentar marcá-lo no mês de Adar.


As Leis de Purim que devem ser cumpridas são: 1. Ouvir a leitura da Meguilá (Rolo de Éster), que relata a história de Purim. 2. Doar dinheiro, pelo menos a duas pessoas pobres. 3. Fazer uma refeição festiva de Purim; de preferência deve-se comer pão e carne e beber vinho. 4. Enviar Mishloach Manot: presentes de alimentos a pelo menos uma pessoa. O Mishloach Manot deve conter, no mínimo, duas comidas – cada uma requerendo uma benção diferente.