Morashá

Curiosidades


Nos dias de Chanucá, inclusive no Shabat, o Halel completo é recitado durante Shacharit – a reza da manhã – logo após a oração da Amidá. Também recitamos um trecho especial de Chanucá, chamado de Al Hanisim, que é inserido na Amidá de Shacharit, Michná (reza da tarde) e Arvit (reza da noite), na reza de Musaf (recitada no Shabat, após a leitura da Torá) e no Bircat Hamazon (a prece recitada após uma refeição que inclua pão). Tachanun (confissão de pecados) não é recitado durante os oito dois de Chanucá.


No dia 20 do mês hebraico de Kislêv – no ano de 1796 EC, é publicada uma grande obra cabalística, o livro Tanya, escrito por Rabi Schneur Zalman de Liadi, o primeiro Rebe da dinastia Chabad-Lubavitch. O livro Tanya, muito estudado e disseminado, é considerado a Bíblia do Chassidismo.


Dia 19 do mês hebraico de Kislêv, é a data de falecimento de Rabi Dov Ber de Mezeritch, o “Grande Maguid”, que sucedeu o Ba’al Shem Tov como líder do movimento chassídico. O Maguid foi um grande erudito, cabalista e milagreiro. Foi também o “Rebe dos Rebes”, pois foi o mestre dos fundadores de muitas dinastias chassídicas. Ele faleceu no ano de 1772 EC. Confira o artigo do Morasha.com a respeito desse grande líder e Sábio do povo judeu.


Dermatologistas descobriram que algumas substâncias químicas encontradas no Mar Morto são benéficas para o tratamento de pele. Vários hotéis e spas foram fundados em Israel, em proximidade ao Mar Morto, para turistas que procuram tratamento de pele. A composição das águas do Mar Morto é tão concentrada que é impossível se afundar por completo nelas.


Em 1664, a Grã-Bretanha tomou posse de New Amsterdam (Nova Amsterdã), mudando o nome desta para New York (Nova Iorque). Sob domínio inglês, os judeus de Nova Iorque receberam mais direitos civis. Em 1706, já haviam criado uma comunidade judaica, chamada de Shearit Israel.


Foi Bátia, filha do Faraó do Egito, que salvou e adotou Moisés quando ele era ainda um bebê. Qual foi sua recompensa por ter salvado a vida do maior profeta de todos os tempos? Quando os judeus foram libertados do Egito, ela saiu com eles, tendo se convertido ao judaísmo. Os místicos judeus ensinam que ela foi uma das poucas pessoas que subiu aos Céus sem ter falecido fisicamente.


Judeus chassídicos têm o costume de usar vestimentas especiais no Shabat e nas festas judaicas. Esses trajes se assemelham às roupas utilizadas pela nobreza polonesa, no século 16. Além de cobrir a cabeça com uma quipá, muitos judeus chassídicos usam um chapéu de pele, chamado de shtreimel. O shtreimel costuma ser feito de "vison".


A girafa é um animal que apresenta características que, de acordo com a Torá, fazem dela um animal casher: ela tem casco fendido e rumina. Mas não é uma tradição judaica comer esse belo animal, pois as girafas são raramente encontradas fora da África e ninguém sabe como fazer o abate casher delas.