Morashá

Curiosidades


O Talmud ensina que há quatro inícios de ano no calendário judaico: Rosh Hashaná (dia primeiro de Tishrei), dia primeiro de Nissan, dia primeiro de Elul e dia 15 de Shevat, Tu b’Shevat.


Foi Ariel Sharon que atravessou o Canal de Suez durante a Guerra de Yom Kipur (1973), mudando assim o curso da guerra. Esta corajosa estratégia militar de Sharon foi fundamental na vitória de Israel sobre o Egito e a Síria.


Dia 10 do mês hebraico de Shevat, é a data de falecimento de Rabi Yosef Yitzhak Schneerson, o sexto Lubavitcher Rebbe. Um ano após o seu falecimento, também no dia 10 de Shevat, seu genero, Rabi Menachem Mendel Schneerson, o Rebe de nossa geração, assumiu a liderança do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.


Na língua hebraica, "Shalom" pode significar "Olá", "Até logo" e "Paz". A raiz dessa palavra hebraica significa estar completo, íntegro e contente. Ensinam os nossos Sábios que quando uma pessoa é íntegra e equilibrada, física e espiritualmente, ela alcança paz em sua vida.


Dia 5 de Shevat, é o aniversário de falecimento de Rabi Yehudá Leib Alter (1847-1905), o segundo Rebe da dinastia chassídica de Ger. Este Sábio tornou-se bastante conhecido por seus famosos escritos chassídicos, chamados de “Sefat Emet”. Ele foi sucedido por seu filho, Rabi Avraham Mordechai.


Dia 4 de Shevat, é a data de falecimento de Rabi Israel Abuchatzera (1890-1984), conhecido como o “Baba Sali”. O “Baba Sali” foi um grande Sábio, cabalista e milagreiro. Nascido no Marrocos, ele imigrou para Israel em 1964. Seu túmulo, localizado na cidade de Netivot, é visitado por milhares de pessoas.


O Lago Kineret é o único lago de água doce em Israel. Localiza-se na Galiléia Oriental e tem o formato de uma harpa. A palavra hebraica para harpa é kinor; daí o nome do lago. Algumas fontes laicas se referem ao lago como o “Mar da Galileia”.


Foi Bátia, filha do Faraó do Egito, que salvou e adotou Moisés quando ele era ainda um bebê. Qual foi sua recompensa por ter salvado a vida do maior profeta de todos os tempos? Quando os judeus foram libertados do Egito, ela saiu com eles, tendo se convertido ao judaísmo. Os místicos judeus ensinam que ela foi uma das poucas pessoas que subiu aos Céus sem ter falecido fisicamente.