Morashá

Curiosidades


El Al é o nome da companhia de aviação israelense. O nome El Al literalmente significa “para cima”, mas é freqüentemente traduzido como “em direção aos Céus”. A El Al foi fundada no ano de 1948 para transportar para Israel imigrantes judeus do Iraque e do Iêmen. Pouco tempo depois, a companhia já voava para Paris e Roma e, posteriormente, para Nova Iorque.


Em 1945, a Alemanha Oriental negou qualquer tipo de responsabilidade nacional pelo Holocausto e se recusou a oferecer reparações para sobreviventes judeus. Foi apenas em 1990 que a Alemanha Oriental admitiu culpa pelo Holocausto. Já a Alemanha Ocidental, a partir de 1951, concordou em compensar judeus pela perda de posses que eles sofreram durante a Segunda Guerra Mundial.


Quem escreveu o Código de Lei Judaica, o Shulchan Aruch, que estabelece e explica a Halachá – as leis da Torá? O Rabi Moshe ben Maimon – o Rambam? Ou Rashi? Não – foi Rabi Josef ben Efraim Karo, um grande rabino sefaradita.


Rabi Akiva, o maior sábio do Talmud, só começou a estudar a Torá aos 40 anos de idade. Ele cresceu como um pastor ignorante e analfabeto. Rabi Akiva começou a estudar Torá para poder se casar com Raquel, filha de Kalba Savua. Posteriormente, Rabi Akiva se tornou o maior rabino da história judaica.


Shemini Atseret, festa judaica que se inicia quarta-feira à noite, marca o início da temporada de chuvas em Israel. A reza por chuva – Tefilat Hageshem – é uma das principais rezas dessa festa judaica. Em Israel, Shemini Atseret e Simchat Torá são o mesmo feriado religioso. Fora de Israel, são duas datas distintas - dois dias de Yom Tov.


A Sucá é uma cabana onde os judeus habitam durante a festa de Sucot. Para que uma Sucá seja válida, ela precisa ter no mínimo três paredes. Algumas comunidades judaicas têm o costume de construir as Sucot com quatro paredes.


A Sucá é uma cabana onde os judeus habitam durante a festa de Sucot. Pode-se construir as paredes da Sucá com qualquer tipo de material? Sim – contanto que as paredes sejam fortes o suficiente para resistir às ventanias.


Nossos Sábios ensinam que, durante a festa de Sucot, algumas grandes almas visitam toda e qualquer Sucá. Quem são esses visitantes? São as almas de Avraham, Isaac e Jacob (os três patriarcas judeus), de Moisés e de seu irmão Aaron, de José (filho de Jacob) e do Rei David.