Morashá

Curiosidades


Shavuot é comemorada durante um dia, em Israel, e dois na diáspora, sempre no sexto dia do mês de Sivan, este ano, dia 16 de maio.


É costume ingerir laticínios na manhã da festa de Shavuot, após as orações matinais.


Yom Yerushalaim: o Dia de Jerusalém. Esta data festiva é o aniversário da reunificação de Jerusalém, a Cidade Sagrada, a capital eterna do povo judeu. No ano de 1967, Israel derrotou os exércitos árabes na Guerra dos Seis Dias e reunificou Jerusalém, que havia sido dividida e parcialmente ocupada pela Jordânia desde a Guerra de Independência israelense.


Dia 26 de Iyar, é o aniversário de falecimento de um de nossos maiores Sábios – o cabalista Rabi Moshe Chaim Luzzato, conhecido como Ramchal. Rabi Luzzato foi o autor de vários clássicos judaicos, inclusive Derech Hashem (O Caminho de D’us) e Mesilat Yesharim (O Caminho dos Justos). O Ramchal nasceu na Itália, mas emigrou para Israel, onde veio a falecer em 5506 (1746), aos 39 anos de idade. Há a tradição que ele foi enterrado em Tiberíades, perto do túmulo de Rabi Akiva.


Quando os bebês começam a se alimentar com comidas sólidas o leite materno é considerado parve. Isto significa que lhes é permitido ingerir o leite materno após terem comido algum alimento à base de carne. Uma explicação é que o leite materno é considerado um alimento puro e sagrado, não sendo classificado na mesma categoria do leite animal.


O primeiro pogrom russo da modernidade ocorreu em 1871, em Odessa, e foi incitado por gregos e eslavos que odiavam os judeus. Os pogroms sancionados pelo governo russo começaram em 1881, quando Alexandre III assumiu o trono.


Dermatologistas descobriram que algumas substâncias químicas encontradas no Mar Morto são benéficas para o tratamento de pele. Vários hotéis e spas foram fundados em Israel, em proximidade ao Mar Morto, para turistas que procuram tratamento de pele. A composição das águas do Mar Morto é tão concentrada que é impossível se afundar por completo nelas.


A partir do segundo dia de Pessach, iniciamos a contagem do Omer. Mas o que é o Omer? É uma unidade de medida. Na antiga Israel, os judeus levavam um omer de cevada como oferenda no Templo Sagrado de Jerusalém.