Morashá

ARTE E CULTURA


A arte de Issachar Ber Ryback

A arte de Issachar Ber Ryback

Pintor, artista gráfico e escultor, Ryback, nascido na Ucrânia no final do século 19, foi um dos nomes mais importantes da arte judaica da avant-garde russa. Nas palavras do poeta francês Edouard Roditi, “Ryback pode ser reconhecido como um artista cuja genialidade pode ser comparada apenas com a de Marc Chagall”. O pintor jamais esqueceu suas origens - os temas judaicos, os personagens e as cenas do cotidiano do shtetl eram uma constante em suas obras.

Edição 93 - Setembro de 2016

Romance gráfico em quadrinhos

Romance gráfico em quadrinhos

Na Holanda sob ocupação nazista, escondido num sótão por mais de dois anos, Emmanuel, um jovem judeu, criou as aventuras do detetive Dompie Stompie, uma graphic novel, romance gráfico em quadrinhos, para se comunicar com  sua futura esposa, Hetty, que estava num esconderijo a poucos quilômetros de distância.

Edição 93 - Setembro de 2016

Jozef Israëls, o "Rembrandt do Século 19"

Jozef Israëls, o "Rembrandt do Século 19"

Um dos principais expoentes da Escola de Haia, Jozef Israëls, judeu holandês, é considerado o mais importante pintor da Holanda da segunda metade do século 19. Ao longo de toda sua vida, pintou inúmeras e fascinantes telas retratando temas judaicos, exercendo considerável influência sobre a geração posterior de artistas judeus.

Edição 92 - Julho de 2016

"O Filho de Saul" uma viagem ao inferno

"O Filho de Saul" uma viagem ao inferno

Filme de estreia do diretor judeu húngaro, László Nemes - “O Filho de Saul”, ganhador do Oscar 2016 de Melhor Filme Estrangeiro, uma viagem arrepiante ao íntimo da mecânica do assassinato em massa perpetrado pelos nazistas talvez seja um dos trabalhos artísticos mais impressionantes que já se fez sobre o Holocausto.

Edição 91 - Abril de 2016

A arte dos amuletos judaicos

A arte dos amuletos judaicos

No início deste ano, o Museu de Arte e História do Judaísmo, em Paris, inaugurou a belíssima exposição “Magia, Anjos e demônios na Tradição Judaica”. De imediato, chamou nossa atenção, pois o termo “magia” destoa quando aplicado ao mundo judaico. Fundamentado na Torá, no Talmud e em rico pensamento filosófico, o judaísmo é o arquétipo da religião racional, no entanto, é também entrelaçado de um profundo misticismo.

Edição 90 - Dezembro de 2015

Kassel: a iconografia da Sinagoga

Kassel: a iconografia da Sinagoga

Kassel abrigou durante séculos uma ativa comunidade judaica. Desde a Idade Média até os tempos modernos, os judeus alemães observaram uma vida intensa norteada pela religiosidade na Sinagoga “Untere Köenigsstrasse”. Através das gravuras de Wilhelm Thielmann, produzidas entre 1896-1899 e cedidas pelo artista José de Quadros, estudamos a presença judaica nesta cidade. 

Edição 88 - Junho de 2015