Morashá

ARTE E CULTURA


Tributo a Charles Aznavour

Tributo a Charles Aznavour

Morreu, aos 94 anos, em 1º de outubro deste ano de 2018, o cantor e compositor francês Charles Aznavour, um dos mais populares artistas de todos os tempos. Era, também, um dos mais declarados amigos dos judeus e de Israel, na França.

Edição 102 - Dezembro de 2018

O "Caso Dreyfus" e Edgard Degas

O "Caso Dreyfus" e Edgard Degas

No final do século 19, a França ficou convulsionada pelo “Affaire Dreyfus”. Um oficial judeu do Estado Maior, Alfred Dreyfus, havia sido condenado por alta traição. O “Affaire” dilacera a opinião pública, dividida entre os dreyfusards, que defendiam sua inocência, e os antidreyfusards, que acreditavam em sua culpa. intelectuais, escritores e artistas franceses também se posicionaram. E um dos mais ferrenhos antidreyfusards foi Edgar Degas.

Edição 100 - Junho de 2018

A Arte de Ilya Schor

A Arte de Ilya Schor

Judeu polonês naturalizado americano, Ilya Schor foi um artista de várias facetas. Pintor, escultor, ourives, ilustrador, era conhecido por seu trabalho em peças de arte judaica, entre as quais, coroas de Torá (Keter Torá), candelabros, mezuzot e joias, e por suas ilustrações de valiosos textos de filosofia judaica religiosa e literatura folclórica. Suas obras estão expostas em museus do mundo todo, além de constarem em coleções particulares.

Edição 99 - Abril de 2018

Em Bezalel nasce a nova arte israelense

Em Bezalel nasce a nova arte israelense

“Então o Senhor disse a Moshé: ‘ Veja, Eu escolhi Bezalel, o filho de Uri, da tribo de Judá, e Eu o preenchi com o Espírito de D’us, com sabedoria, compreensão, conhecimento e todas as ferramentas humanas... para desenvolver todas  as modalidades de arte” (Êxodo 31: 1-5).

Edição 97 - Setembro de 2017

Argentina: Migração e colonização

Argentina: Migração e colonização

Desde que Theodor Herzl colocou, em “O Estado Judeu” (1896),  o dilema de estabelecer um Estado na Argentina ou em Eretz Israel, a terra de Jorge Luis Borges virou o centro das atenções. Nesse contexto, a obra de Alberto Guerchunoff, Los Gauchos Judíos (La Plata, 1910), desvenda a epopeia da colonização judaica em terras argentinas.

Edição 95 - Abril de 2017

Um Êxodo Judaico para uma Nova Terra

Um Êxodo Judaico para uma Nova Terra

Se é que se pode dizer que um evento de tal magnitude teve um lado positivo, a Inquisição o teve para os judeus da Espanha e Portugal: o fato de empurrá-los para as Américas, onde, de modo geral, encontraram tolerância e oportunidades que lhes tinham sido negadas na Europa.

Edição 94 - Dezembro de 2016