bandeira bbr bandeira es bandeira us

*Tradução: Google Translate

13 Tishri 5785 | 15 outubro 2024

A | A

pesquisar

A | A

Tu Bishvat

Tu b'Shvat é o Ano Novo das árvores no sentido de que é a data legal para o cálculo da formação inicial dos frutos e a decisão de que tipos de dízimos devem ser oferecidos, segundo os mandamentos da Torá. Tais questões eram de importância capital para os agricultores judeus que residiam na Terra de Israel, mas, sem entrar muito no mérito da questão, a celebração deste dia parece tão estranha quanto a do início de um novo ano fiscal - uma data importante, sem dúvida, mas não necessariamente digna de júbilo.

Contudo, Tu b'Shvat é, de fato, um dia festivo, não apenas em Eretz Israel. Foi celebrado durante todo o tempo em que a quase totalidade do Povo Judeu vivia fora de Eretz Israel, sua terra. A lei judaica reza que em Tu b'Shvat, por ser um dia festivo, é proibido recitar o Tachanun - a oração das súplicas, na qual pedimos a D'us perdão por nossas transgressões.

Em Tu b'Shvat, costuma-se comer frutas, especialmente aquelas que a Torá associa com Eretz Israel, como uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras. O dia 15 de Shvat reafirma, portanto, a intrínseca conexão entre o Povo de Israel e a Terra de Israel. Esta conexão é uma parte integral do judaísmo. Pois, se por um lado é inegável que o Povo Judeu passou a maior parte de sua história vivendo na Diáspora, qualquer pessoa familiarizada com a história e a Lei judaica sabe que a Torá e seus mandamentos não podem ser plena e adequadamente cumpridos a não ser que a grande maioria do povo viva em Eretz Israel.

Setembro 2024
Ed. 124
Setembro 2024
Ed. 124

Acendimento das velas

Ícone

Carregando

Carregando

Carregando

Ícone

Carregando

Carregando

Carregando

Acendimento das velas