Morashá

PÊSSACH


Os Quatro Filhos do Seder de Pessach

Os Quatro Filhos do Seder de Pessach

Um dos temas centrais do Seder de Pessach são os quatro filhos - suas perguntas e as respostas fornecidas pela Hagadá:  o Chacham – filho sábio; o Rashá – filho malvado; o Tam – filho tolo; e o She’einó Yodea Lishol – aquele que não sabe perguntar.

Edição 99 - Abril de 2018

Liberdade e Fé

Liberdade e Fé

A festa de Pessach comemora a transição do Povo Judeu da escravidão para a liberdade. Ano após ano, contamos no Seder de Pessach a história relatada pela Hagadá: Os egípcios escravizaram nossos antepassados, D’us interveio golpeando o Egito com as Dez Pragas e isso forçou o Faraó a libertar todos os judeus. Isso resume a história do nascimento do Povo Judeu, de forma bem sucinta.

Edição 95 - Abril de 2017

As quatro facções diante do Mar

As quatro facções diante do Mar

“E Moshé disse ao povo: Não temais! Ficai e vede a salvação que o Eterno vos fará hoje; porque os egípcios que vedes hoje não voltareis a vê-los nunca mais! O Eterno lutará por vós, e vós fiqueis calados! E o Eterno disse a Moshé: Por que clamas a Mim? Fala aos filhos de Israel para que sigam em frente!”
(Êxodo 14: 13-15)

 

Edição 91 - Abril de 2016

Pessach Sheni e suas lições

Pessach Sheni e suas lições

Pessach Sheni – literalmente, o segundo pessach - cai no 140 dia do mês hebraico de Iyar – exatamente um mês após a véspera da festividade de Pessach. Pessach Sheni transmite uma mensagem que é um dos fundamentos do judaísmo, ensinando-nos que podemos sempre corrigir erros passados e que D’us sempre nos dá uma segunda chance.

Edição 87 - Março de 2015

Seder de Pessach, passo a passo

Seder de Pessach, passo a passo

Neste ano, o dia 14 de Nissan, véspera de Pessach, cai no pôr-do-sol do dia 3 de abril, uma sexta-feira.

Edição 87 - Março de 2015

A Eliminação do Chametz

A Eliminação do Chametz

Um dos mandamentos centrais da festa de Pessach se refere ao Chametz. Começando na manhã da véspera de Pessach e se estendendo até o término desta festividade de oito dias (sete em Israel), é proibido ingerir, possuir ou mesmo se beneficiar de qualquer quantidade de Chametz.

Edição 87 - Março de 2015