Morashá

HISTÓRIA DE ISRAEL


A imagem do "outro" no conflito judaico-árabe

A imagem do "outro" no conflito judaico-árabe

No final do século 19, os intelectuais árabes na então Palestina otomana e no resto do Império Otomano viam o empreendimento sionista sob uma luz positiva e como um projeto regional desejável. Em seus artigos, eles chegam a mostrar admiração pelos pioneiros judeus. Mas a Revolução dos Jovens Turcos de Istambul, de 1908, criou uma série de eventos que mudaram, irrevogavelmente, essa imagem sobre os novos imigrantes judeus.

Edição 105 - Setembro de 2019

Museu Amigos de Sion

Museu Amigos de Sion

No coração de Jerusalém, entre a modernidade e a antiguidade, foi inaugurado em 2015 um museu para homenagear não judeus que ao longo das décadas não só salvaram nossos irmãos, mas também tiveram participação importante na criação de um Lar Nacional Judaico em Eretz Israel.

Edição 105 - Setembro de 2019

Ascensão e Declínio dos Sefarditas em Jerusalém

Ascensão e Declínio dos Sefarditas em Jerusalém

Por mais de 400 anos, a comunidade judaica sefardita em Jerusalém permaneceu como uma pequena comunidade com poucos recursos e influência, relegados à periferia do império Otomano. Essa realidade mudou na virada dos séculos 19 e 20 quando a comunidade alcançou um status sem precedentes.

Edição 104 - Junho de 2019

O Céu Era o Limite - Nasce a Força Aérea de Israel

O Céu Era o Limite - Nasce a Força Aérea de Israel

A Força Aérea de Israel nasceu no calor das mais inusitadas circunstâncias. Foi criada no mesmo dia da independência do país, em 14 de maio de 1948. Suas ações em combate, que contaram com voluntários vindos de diversos países, ignoraram planejamentos de guerra, treinamentos, manuais de manutenção de aeronaves, hierarquias, simulações de voos ou quaisquer regras rígidas.

Edição 103 - Abril de 2019

Espiões na Terra Santa

Espiões na Terra Santa

Como um heroico grupo de pioneiros judeus contribuiu para a derrota do Império Otomano na antiga Palestina.

Edição 102 - Dezembro de 2018

Segredos Guardados  da Guerra do Yom Kipur

Segredos Guardados da Guerra do Yom Kipur

Um campo de batalha tem pouco a ver com as cenas que nos acostumamos a ver no cinema. A rigor, por causa da distância que separa os combatentes, quem está do lado de cá não sabe o que está acontecendo do lado de lá. A guerra só se faz presente quando se ouve o estrondo de um tiro de canhão e, em seguida, há o sopro de um vento quente, resultante do disparo. Eu sei que é assim porque estive no canal de Suez e no campo de batalha das colinas do Golã, 45 anos atrás, durante a Guerra do Yom Kipur.

Edição 101 - Setembro de 2018