Morashá

HISTÓRIA DE ISRAEL


A Batalha por Jerusalém

A Batalha por Jerusalém

A captura da Cidade Velha de Jerusalém, em 1967, foi, para todos os judeus, uma catarse emocional que é comparável e, em certos aspectos, até superior ao estabelecimento do Estado de Israel, em 1948. Sua reconquista foi um capítulo à parte na história da Guerra dos Seis Dias, o mais importante.

Edição 96 - Junho de 2017

Depois de Munique

Depois de Munique

A primeira semana de setembro de 2017 e alguns dias subsequentes assinalam a passagem de 45 anos desde o massacre de onze atletas e técnicos israelenses que participariam dos Jogos Olímpicos realizados na cidade de Munique, em 1972. A organização Setembro Negro impactou o mundo com sua ação terrorista. O governo de Israel, por sua vez, soube ocultar do mundo a punição imposta aos responsáveis por aquele atentado.

Edição 96 - Junho de 2017

Seis dias que fizeram História - A Guerra de 1967

Seis dias que fizeram História - A Guerra de 1967

Há 50 anos, em maio de 1967, os judeus no mundo todo prenderam a respiração. Israel tinha sua existência ameaçada, cercado por exércitos árabes. em 5 de junho, aviões israelenses realizaram um ataque preventivo destruindo o poder aéreo inimigo e abrindo o caminho para uma fulminante vitória. No dia 10, quando o armistício entrou em vigor, Israel conquistara o Sinai, Golã,  a “Margem Ocidental”, Gaza e a Cidade Velha de Jerusalém.

Edição 96 - Junho de 2017

A incrível história do Instituto Ayalon

A incrível história do Instituto Ayalon

Décadas de 1930-1940, Eretz Israel, anos marcados pela luta dos pioneiros sionistas contra os árabes e o domínio inglês pela criação de um Estado Judeu na região. Encurralados, por um lado, após a instauração do Livro Branco1, e pela rígida legislação do Mandato Britânico restringindo a imigração judaica e, pelo outro, pela crescente violência árabe contra seus núcleos e povoados, os judeus já anteviam o que lhes esperava no dia que os ingleses saíssem da então Palestina.

Edição 95 - Abril de 2017

Meu irmão Jonathan

Meu irmão Jonathan

Quem hoje tem 40 anos de idade, ou está chegando aos 50, decerto não vivenciou aqueles dias tensos de junho e julho de 1976, portanto há quatro décadas, quando um avião da Air France, partindo de Tel Aviv, foi sequestrado por terroristas e levado para o aeroporto de Entebe, em Uganda. A aeronave conduzia 246 passageiros, dos quais 77 eram cidadãos de Israel. No dia 4 de julho, uma espetacular ação de comandos israelenses pôs fim ao cativeiro dos reféns.

Edição 93 - Setembro de 2016

Os acordos de Oslo, legado de Yitzhak Rabin

Os acordos de Oslo, legado de Yitzhak Rabin

É frequente ver tanto a esquerda quanto a direita israelenses interpretarem erroneamente Yitzhak Rabin.  Ele não era um grande pacifista, como os esquerdistas gostam de apresentá-lo, nem um ingênuo idealista que estava disposto a colocar em risco a segurança de Israel, como afirmam os direitistas.

Edição 90 - Dezembro de 2015