Morashá

HISTÓRIA DE ISRAEL


O Céu Era o Limite - Nasce a Força Aérea de Israel

O Céu Era o Limite - Nasce a Força Aérea de Israel

A Força Aérea de Israel nasceu no calor das mais inusitadas circunstâncias. Foi criada no mesmo dia da independência do país, em 14 de maio de 1948. Suas ações em combate, que contaram com voluntários vindos de diversos países, ignoraram planejamentos de guerra, treinamentos, manuais de manutenção de aeronaves, hierarquias, simulações de voos ou quaisquer regras rígidas.

Edição 103 - Abril de 2019

Espiões na Terra Santa

Espiões na Terra Santa

Como um heroico grupo de pioneiros judeus contribuiu para a derrota do Império Otomano na antiga Palestina.

Edição 102 - Dezembro de 2018

Segredos Guardados  da Guerra do Yom Kipur

Segredos Guardados da Guerra do Yom Kipur

Um campo de batalha tem pouco a ver com as cenas que nos acostumamos a ver no cinema. A rigor, por causa da distância que separa os combatentes, quem está do lado de cá não sabe o que está acontecendo do lado de lá. A guerra só se faz presente quando se ouve o estrondo de um tiro de canhão e, em seguida, há o sopro de um vento quente, resultante do disparo. Eu sei que é assim porque estive no canal de Suez e no campo de batalha das colinas do Golã, 45 anos atrás, durante a Guerra do Yom Kipur.

Edição 101 - Setembro de 2018

A "Questão das Terras" na Palestina Britânica

A "Questão das Terras" na Palestina Britânica

No século 20 dois nacionalismos lutavam, sem trégua, no Oriente Médio, por um único pedaço de território: árabes e judeus pretendiam ocupar o lugar da Grã-Bretanha. Num disputado jogo de xadrez. quem soubesse movimentar melhor as peças seria o vencedor.

Edição 98 - Dezembro de 2017

70 ANOS DA PARTILHA

70 ANOS DA PARTILHA

O dia 29 de novembro de 1947 ascendeu à condição de data histórica por registrar a decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas que adotou a resolução de dividir a antiga Palestina em dois estados, um árabe, outro judeu. Agora está sendo celebrado o 70º aniversário desta partilha que se desdobrou em um sucesso e um fracasso.

Edição 98 - Dezembro de 2017

Declaração Balfour - o centenário de um marco

Declaração Balfour - o centenário de um marco

Há 100 anos, no dia 2 de junho de 1917, o Ministro das Relações Exteriores do império britânico, Lord Arthur Balfour, emitiu um documento que se tornou um marco histórico e que foi consagrado para a posteridade como Declaração Balfour. Apesar do nome pomposo, trata-se, na verdade, de uma carta simples e concisa endereçada ao barão Walter Rothschild,  um dos principais líderes da comunidade judaica da Inglaterra.

Edição 97 - Setembro de 2017