Morashá

Veja nossas festas

 


Pessach

19 de Abril de 2019
27 de Abril de 2019

Trabalho não é permitido nos primeiros e últimos dois dias de Pessach.

Seder de Pessach celebra o nascimento de nosso povo enquanto nação. No Egito, éramos uma família – filhos de Avraham, Itzhak e Yaakov. Quando nos postamos no Monte Sinai, 50 dias após o Êxodo, tornamo-nos uma nação singular – um povo escolhido por D’us. 

Judeus não podem comer ou possuir chametz durante Pessach.


Omer

20 de Abril de 2019
8 de Junho de 2019

Trabalho é permitido

A Torá nos manda contar o período do Omer, que se inicia no segundo dia de Pessach.


Pessach Sheni

18 de Maio de 2019
19 de Maio de 2019

Trabalho é permitido

Pessach Sheni – literalmente, o segundo pessach - cai no 14o dia do mês hebraico de Iyar – exatamente um mês após a véspera da festividade de Pessach. Nesta data, há o costume de se comer matsá. A proibição de se comer chamêts durante os oito dias de Pessach não se aplica ao dia de Pessach Sheni.


Shavuot

8 de Junho de 2019
10 de Junho de 2019

Trabalho não é permitido

A festa de Shavuot, comemorada na Diáspora no sexto e sétimo dia do mês hebraico de Sivan, é a data na qual celebramos Matan Torá – a Entrega da Torá. É importante notar, contudo, que a transmissão da Torá não ocorreu em um único dia – mas sim, o Todo Poderoso a transmitiu a Moshé, que a ensinou ao Povo Judeu durante os 40 anos de sua permanência no Deserto do Sinai.


Tishá b´Av

10 de Agosto de 2019
11 de Agosto de 2019

Trabalho é permitido

Tishá b´Av – o nono dia do mês hebraico de Menachem Av – é o dia nacional de luto para o Povo Judeu. Nessa data, jejuamos durante mais de 24 horas e choramos a queda de Jerusalém e seu Templo Sagrado e os muitos outros episódios trágicos na História Judaica, vários dos quais ocorreram ou se iniciaram em Tishá b’Av.


Rosh Hashaná

29 de Setembro de 2019
1 de Outubro de 2019

Trabalho não é permitido

Rosh Hashaná, literalmente, a “cabeça do ano”, é o início de um novo ano. É a oportunidade de cada pessoa de começar sua vida de novo. Certamente, a cada dia – ou mesmo, a qualquer momento em nossa vida – podemos optar por tomar diferentes caminhos na vida – melhorar o que é preciso – mas Rosh Hashaná é o momento mais auspicioso do ano para fazê-lo. Trata-se de um novo começo. Um novo ano representa novas possibilidades.


Yom Kippur

Começa no pôr do sol, 8 de Outubro de 2019
9 de Outubro de 2019

Trabalho não é permitido

Yom Kipur, o dia do perdão, é o dia mais sagrado no calendário judaico. Trata-se de um dia de jejum, introspecção e autoanálise, durante o qual confessamos nossos pecados e oramos por um ano bom e doce.


Sucot

13 de Outubro de 2019
20 de Outubro de 2019

Trabalho não é permitido nos primeiros dois dias de sucot.

A festa de Sucot, celebrada durante sete dias, é primordialmente cumprida pelo atendimento a dois mandamentos: habitar em uma Sucá e sacudir as Quatro Espécies. 


Shemini Atseret

20 de Outubro de 2019
21 de Outubro de 2019

Trabalho não é permitido

Shemini Atseret, celebrado no  22o dia do mês judaico de Tishrei  – o dia depois da festa de sete dias de Sucot – é a festividade mais alegre do calendário judaico. 

Em Israel, as festas de Shemini Atseret e Simchat Torá são comemoradas no mesmo dia. Na Diáspora, Simchat Torá é comemorada no dia após Shemini Atseret.


Simchat Torá

21 de Outubro de 2019
22 de Outubro de 2019

Trabalho não é permitido

Em Simchat Torá, dançamos com alegria nas sinagogas com os Sefarim cobertos com suas ricas capas ou em suas belas caixas. É a celebração da conclusão do ciclo anual de leitura da Torá  e o início de um novo ciclo.