Morashá

Veja nossas festas

 


Rosh Hashaná

20 de Setembro de 2017
22 de Setembro de 2017

Trabalho não é permitido

Rosh Hashaná, literalmente, a “cabeça do ano”, é o início de um novo ano. É a oportunidade de cada pessoa de começar sua vida de novo. Certamente, a cada dia – ou mesmo, a qualquer momento em nossa vida – podemos optar por tomar diferentes caminhos na vida – melhorar o que é preciso – mas Rosh Hashaná é o momento mais auspicioso do ano para fazê-lo. Trata-se de um novo começo. Um novo ano representa novas possibilidades.


Yom Kippur

Começa no pôr do sol, 29 de Setembro de 2017
30 de Setembro de 2017

Trabalho não é permitido

Yom Kipur, o dia do perdão, é o dia mais sagrado no calendário judaico. Trata-se de um dia de jejum, introspecção e autoanálise, durante o qual confessamos nossos pecados e oramos por um ano bom e doce.


Sucot

4 de Outubro de 2017
11 de Outubro de 2017

Trabalho não é permitido nos primeiros dois dias de sucot.

A festa de Sucot, celebrada durante sete dias, é primordialmente cumprida pelo atendimento a dois mandamentos: habitar em uma Sucá e sacudir as Quatro Espécies. 


Shemini Atseret

11 de Outubro de 2017
12 de Outubro de 2017

Trabalho não é permitido

Shemini Atseret, celebrado no  22o dia do mês judaico de Tishrei  – o dia depois da festa de sete dias de Sucot – é a festividade mais alegre do calendário judaico. 

Em Israel, as festas de Shemini Atseret e Simchat Torá são comemoradas no mesmo dia. Na Diáspora, Simchat Torá é comemorada no dia após Shemini Atseret.


Simchat Torá

12 de Outubro de 2017
13 de Outubro de 2017

Trabalho não é permitido

Em Simchat Torá, dançamos com alegria nas sinagogas com os Sefarim cobertos com suas ricas capas ou em suas belas caixas. É a celebração da conclusão do ciclo anual de leitura da Torá  e o início de um novo ciclo.


Chanucá

12 de Dezembro de 2017
20 de Dezembro de 2017

Trabalho é permitido

Ano após ano, à época de Chanucá, as luzes são acesas em todos os lares judaicos para celebrar os acontecimentos daqueles dias, com cânticos de louvor a D'us. assim, os caminhos de Israel são iluminados pela mensagem eterna: "a luz espiritual de Israel nunca será apagada".


Tu Bishvat

31 de Janeiro de 2018
31 de Janeiro de 2018

Trabalho é permitido

Tu b'Shvat, o 15o dia do mês hebraico de Shvat, 30 de janeiro de 2010, é o ano novo das árvores. Como ensina o Talmud, é um dos quatro Rosh Hashanás - inícios de ano existentes no decorrer de um ano judaico. O conceito de haver mais de um ano novo não deveria intrigar-nos; pois, no calendário secular, o ano fiscal e o ano escolar não se iniciam em 1º de janeiro, como o ano novo.


Purim

28 de Fevereiro de 2018
1 de Fevereiro de 2018

Trabalho é permitido

Purim, a festa mais alegre do calendário judaico, comemora a vitória do Povo Judeu sobre nosso maior inimigo, Amalek – símbolo do mal no mundo – que foi personificado por Haman, responsável por arquitetar um plano de genocídio contra os judeus da antiga Pérsia.


Pessach

30 de Março de 2018
7 de Março de 2018

Trabalho não é permitido nos primeiros e últimos dois dias de Pessach.

Seder de Pessach celebra o nascimento de nosso povo enquanto nação. No Egito, éramos uma família – filhos de Avraham, Itzhak e Yaakov. Quando nos postamos no Monte Sinai, 50 dias após o Êxodo, tornamo-nos uma nação singular – um povo escolhido por D’us. 

Judeus não podem comer ou possuir chametz durante Pessach.


Omer

1 de Abril de 2018
19 de Maio de 2018

Trabalho é permitido

A Torá nos manda contar o período do Omer, que se inicia no segundo dia de Pessach.