16 de Abril de 20224 de Junho de 2022
Trabalho é permitido
A Torá nos manda contar o período do Omer, que se inicia no segundo dia de Pessach.
Ao anoitecer, 15 de Maio de 202216 de Maio de 2022
Trabalho é permitido
Pessach Sheni – literalmente, o segundo pessach - cai no 14o dia do mês hebraico de Iyar – exatamente um mês após a véspera da festividade de Pessach. Nesta data, há o costume de se comer matsá. A proibição de se comer chamêts durante os oito dias de Pessach não se aplica ao dia de Pessach Sheni.
Ao anoitecer, 4 de Junho de 20226 de Junho de 2022
Trabalho não é permitido
A festa de Shavuot, comemorada na Diáspora no sexto e sétimo dia do mês hebraico de Sivan, é a data na qual celebramos Matan Torá – a Entrega da Torá. É importante notar, contudo, que a transmissão da Torá não ocorreu em um único dia – mas sim, o Todo Poderoso a transmitiu a Moshé, que a ensinou ao Povo Judeu durante os 40 anos de sua permanência no Deserto do Sinai.
Ao anoitecer, 6 de Agosto de 20227 de Agosto de 2022
Trabalho é permitido
Tishá b´Av – o nono dia do mês hebraico de Menachem Av – é o dia nacional de luto para o Povo Judeu. Nessa data, jejuamos durante mais de 24 horas e choramos a queda de Jerusalém e seu Templo Sagrado e os muitos outros episódios trágicos na História Judaica, vários dos quais ocorreram ou se iniciaram em Tishá b’Av.
Ao anoitecer, 25 de Setembro de 202227 de Setembro de 2022
Trabalho não é permitido
Rosh Hashaná, literalmente, a “cabeça do ano”, é o início de um novo ano. É a oportunidade de cada pessoa de começar sua vida de novo. Certamente, a cada dia – ou mesmo, a qualquer momento em nossa vida – podemos optar por tomar diferentes caminhos na vida – melhorar o que é preciso – mas Rosh Hashaná é o momento mais auspicioso do ano para fazê-lo. Trata-se de um novo começo. Um novo ano representa novas possibilidades.
Ao anoitecer, 4 de Outubro de 20225 de Outubro de 2022
Trabalho não é permitido
Yom Kipur, o dia do perdão, é o dia mais sagrado no calendário judaico. Trata-se de um dia de jejum, introspecção e autoanálise, durante o qual confessamos nossos pecados e oramos por um ano bom e doce.
Ao anoitecer, 9 de Outubro de 202216 de Outubro de 2022
Trabalho não é permitido nos primeiros dois dias de sucot.
A festa de Sucot, celebrada durante sete dias, é primordialmente cumprida pelo atendimento a dois mandamentos: habitar em uma Sucá e sacudir as Quatro Espécies.
Ao anoitecer, 16 de Outubro de 202217 de Outubro de 2022
Trabalho não é permitido
Shemini Atseret, celebrado no 22o dia do mês judaico de Tishrei – o dia depois da festa de sete dias de Sucot – é a festividade mais alegre do calendário judaico.
Em Israel, as festas de Shemini Atseret e Simchat Torá são comemoradas no mesmo dia. Na Diáspora, Simchat Torá é comemorada no dia após Shemini Atseret.
Ao anoitecer, 17 de Outubro de 202218 de Outubro de 2022
Trabalho não é permitido
Em Simchat Torá, dançamos com alegria nas sinagogas com os Sefarim cobertos com suas ricas capas ou em suas belas caixas. É a celebração da conclusão do ciclo anual de leitura da Torá e o início de um novo ciclo.
Ao anoitecer, 18 de Dezembro de 202226 de Dezembro de 2022
Trabalho é permitido
Ano após ano, à época de Chanucá, as luzes são acesas em todos os lares judaicos para celebrar os acontecimentos daqueles dias, com cânticos de louvor a D'us. assim, os caminhos de Israel são iluminados pela mensagem eterna: "a luz espiritual de Israel nunca será apagada".