Morashá

Omer

A Torá nos manda contar o período do Omer, que se inicia no segundo dia de Pessach.


Lag BaOmer e o Rabi Shimon Bar Yochai

Lag BaOmer e o Rabi Shimon Bar Yochai

Lag BaOmer, o 33º dia da contagem do Omer, é um dos dias mais festivos no calendário judaico. É uma festa especialmente popular em Israel. O país se enche de fogueiras. Essa data é celebrada com excursões e outros eventos alegres e quase meio milhão de pessoas visitam o túmulo – em Meron, no norte de Israel – do grande Sábio e místico, o Rabi Shimon bar Yochai – cujo aniversário de falecimento é justamente nesse dia.

Edição 91 - Abril de 2016


A Contagem do Omer

A Contagem do Omer

O Êxodo do Egito ocorreu no 15º dia do mês hebraico de Nissan – primeiro dia de Pessach. Cinquenta dias depois, em 6 de Sivan, celebrado desde então como a festa de Shavuot, o Povo Judeu, em sua totalidade, reuniu-se ao pé do Monte Sinai e vivenciou a única Revelação Divina explícita de toda a história da humanidade.  D’us revelou-Se a todo o povo, proclamou os Dez Mandamentos e iniciou o processo da transmissão da Torá a Moshé, que, por sua vez, a ensinaria ao Povo Judeu durante suas andanças pelo deserto.

Edição 79 - Março de 2013


A Contagem do Omer

A Contagem do Omer

A Torá nos manda contar o período do Omer, que se inicia no segundo dia de Pessach, neste ano após o anoitecer do dia 13 de abril.

Edição 52 - Abril de 2006


CONTAGEM DO OMER

CONTAGEM DO OMER

Baruch Atá Ado-nai Elohênu Mélech HaolamAsher kideshánu bemitzvotav vetzivánu al Sefirat Haômer:

Edição 40 - Março de 2003


LAG BA'OMER E OS ALUNOS DE RABI AKIVA

LAG BA'OMER E OS ALUNOS DE RABI AKIVA

Lag Ba’Omer é o 33º dia da contagem do Omer. É um dia semifestivo, no meio do período do Omer, que interrompe por um dia o luto que marca o período. A partir deste dia, nos é permitido cortar o cabelo, escutar música, realizar festas e cerimônias de casamento.

Edição 36 - Março de 2002


CONTAGEM DO OMER

CONTAGEM DO OMER

“Contarei para vós a partir da véspera da segunda noite de Pessach, quando o omer de grãos deve ser trazido como oferenda, por sete semanas completas. O dia seguinte depois da sétima semana da tua contagem deverá ser o 50°.” (Levítico 23:15-16)

Edição 32 - Abril de 2001