Morashá
CELEBRANDO CHANUCÁ Foto Ilustrativa

CELEBRANDO CHANUCÁ

Desde a histórica vitória dos macabeus sobre os assírios e seus aliados - os judeus helenizados - ocorrida em 165 antes da era comum (a.c.), celebra-se Chanucá durante oito dias.

Edição 31 - Dezembro de 2000


A festa de Chanucá inicia-se no dia 25 de Kislev - este ano dia 21 de dezembro - e vai até 3 de Tevet - 28 de dezembro. Após três longos anos de guerra, os macabeus conseguiram derrotar aqueles que queriam impor restrições às práticas religiosas judaicas, reconquistaram o Templo Sagrado de Jerusalém - que havia sido profanado por imagens e práticas pagãs -, e restauraram as tradições de seus ancestrais. A palavra Chanucá em hebraico significa dedicação e refere-se à purificação e conseqüente rededicação do Grande Templo de Jerusalém a D'us.

Após a reconquista do local, era necessário reacender a menorá no Templo. Para isto, era preciso encontrar azeite que não tivesse sido profanado. Os macabeus encontraram uma pequena jarra de azeite puro que daria apenas para um dia. Mesmo sabendo que era muito pouco, acenderam a menorá.
Milagrosamente, sua chama permaneceu acesa durante oito dias. O azeite, que mal dava para um dia, ficou se renovando por oito dias, tempo suficiente para a produção do novo azeite. Mais um milagre havia acontecido para demonstrar a bondade e o amor do Eterno para com seu povo. Desde então, para recordar os milagres que o Eterno fez por Israel naquela época, celebramos Chanucá, durante oito dias.

Como celebrar

Costuma-se colocar a chanuquiá sobre uma mesa no lado esquerdo da porta de entrada, frente à mezuzá, ou na janela que dá para a via pública.

Pronunciam-se as seguintes bênçãos:

Baruch atá Ad-nai El-hênu Mélech haolam asher kideshánu bemitsvotav vetsivánu lehadlic ner Chanucá (os ashquenazitas terminam com: ner shel Chanucá).

Baruch atá Ad-nai El-hênu Mélech haolam sheassá nissim laavotênu bayamim hahem bazeman hazê.

Na primeira noite acrescenta-se uma terceira berachá:

Baruch atá Ad-nai El-hênu Mêlech haolam shehecheyánu vekiyemánu vehiguiyánu lazeman hazê.

E, a seguir, acendem-se as velas:

Após o aparecimento das estrelas, acender a chanuquiá diariamente (com exceção do Shabat) durante os oito dias da festa de Chanucá. Se não for possível, poderão ser acesas mais tarde, porém, em um horário no qual os membros da família ainda estejam acordados. Na sexta-feira, (este ano, a segunda vela) devem ser acesas antes do pôr-do-sol e antes das velas de Shabat. Neste dia devem ser usadas velas maiores para que ardam até meia hora depois do início do Shabat.

Usar azeite ou velas de cera ou parafina grandes o bastante para que a luz da chanuquiá permaneça ardendo no mínimo meia hora após o anoitecer. Por isso, se uma vela apagar durante este período - com exceção da noite de Shabat - deverá ser acesa novamente.

Usar um Shamash (uma vela) que será colocado em um lugar especial na chanuquiá. (Algumas comunidades usam o Shamash para acender as demais velas, outras usam uma vela extra).

A primeira vela deve ser colocada na extrema direita da chanuquiá. A cada dia acrescenta-se mais uma vela, sempre começando da direita para a esquerda.

A primeira vela a ser acesa fica do lado direito da chanuquiá. Na segunda noite, adiciona-se uma nova vela à esquerda da primeira e assim por diante até completar oito velas. Portanto, sempre se começa acendendo a última vela colocada à esquerda e continua-se acendendo da esquerda para direita.

Sábado à noite deve-se preparar e acender as velas de Chanucá após a Havdalá.

Por ser sagrada, a luz da chanuquiá não poderá ser usada para nenhum outro fim (trabalhar, ler, etc.)

Todos os membros da família devem estar presentes na hora de acender a chanuquiá. Não somente marido e mulher, mas também crianças de todas as idades. Desde que possam segurar com segurança uma vela, as crianças têm obrigação de acendê-las. Estudantes ou solteiros que moram sozinhos devem ter suas próprias chanuquiot. As mulheres têm a mesma obrigação, portanto, em um lugar onde só há mulheres, deve ser acesa a chanuquiá e pronunciadas as bênçãos. Nossos sábios enfatizam a importância das mulheres participarem da cerimônia, pois grande parte da vitória militar dos judeus sobre os seus inimigos se deve a Judith. (Morashá nº 15). Rabi Yehoshua Ben-Levi diz: "As mulheres são obrigadas a cumprir a mitzvá de Chanucá, pois elas também são parte do milagre". Os gregos haviam decretado que toda jovem, no dia que antecedesse seu casamento, deveria se submeter sexualmente a um príncipe grego. As mulheres se salvaram deste decreto desde o milagre da vitória dos macabeus.

1ª noite - 25/Kislev
Quinta-feira, 21 de dezembro
a partir de 20:10 hs. (1 velas , colocadas numa fileira de direita para esquerda)

2ª noite - 26/Kislev
Sexta-feira, 22 de dezembro
antes de acender as velas de shabat, às 19:33h (2 velas )

3ª noite - 27/Kislev
Sábado, 23 de dezembro
a partir de 20:25h (3 velas )

4ª noite - 28/Kislev
Domingo, 24 de dezembro
a partir de 20:10h(4velas )

5ª noite - 29/Kislev
Segunda-feira, 25 de dezembro
a partir de 20:10h (5 velas )

6ª noite - 1º/Tevet
Terça-feira, 26 de dezembro
a partir de 20:10h (6 velas )

7ª noite - 2/Tevet
Quarta-feira, 27 de dezembro
a partir de 20:10h (7 velas )

8ª noite - 3/Tevet
Quinta-feira, 28 de dezembro
a partir de 20:10h(8 velas )