Morashá
Morashá, 25 anos

Morashá, 25 anos

Transcorreram 25 anos desde a primeira reunião na antiga sede da Congregação Beit Yaacov, quando se decidiu criar uma nova revista judaica, com o nome “Morashá”. Desde A sua criação, em 1993, até a presente edição de número 100, Morashá cresceu, ampliando seu alcance e seus projetos, e se tornou Instituto Morashá de Cultura. revista trimestral voluntária, de apenas 35 páginas e enviada para 5 mil lares, transformou-se numa publicação profissional, de 88 páginas, com uma distribuição de 30 mil exemplares no Brasil e no mundo.

Edição 100 - Junho de 2018


Seus exemplares têm sido incluídos em bibliotecas e utilizados como fonte de pesquisa. Os encartes incluídos na Revista, com o passo-a-passo para preparação das festas de Rosh Hashaná e Pessach, têm servido a milhares de judeus. No entanto, nesses 25 anos nosso objetivo se manteve: difundir o judaísmo em todos seus aspectos: religiosos, históricos e culturais. Apropriando-nos das palavras do Rabino Lord Jonathan Sacks, mostrando a cada edição a “grandeza de ser judeu”.

O Instituto Morashá expandiu suas atividades para além da publicação da Revista. Foram publicados dois livros – a Hagadá e Raízes de Uma Jornada. Trouxe ao Brasil renomados palestrantes. Foi criado um arquivo digital contendo imagens dos judeus orientais e sefaraditas, em seus países de origens. As imagens foram expostas numa grandiosa exposição. Esse acervo digital, terá brevemente seu acesso facilitado. Está em andamento sua migração para uma nova plataforma na internet, que permitirá a consulta remota a todo o conteúdo, em alta resolução.

Nossa comunidade, a Congregação Beit Yaacov, também cresceu nesses 25 anos. Foi erguida uma nova Sinagoga, na Rua Veiga Filho, com imponente estrutura. Fundou-se uma primeira escola judaica bilíngue, a conceituada Escola Beit Yaacov.

E o Brasil? E Israel? E o mundo? Ao longo destas décadas, também passaram por mudanças importantes. Aqui no Brasil, foi lançada uma nova moeda, o Real; a hiperinflação foi vencida. Israel se desenvolveu e cresceu em todos os aspectos, apesar das dificuldades e dos repetidos e sangrentos ataques terroristas. Os Estados Unidos foram vitimados por ataques do terror. No exterior, a União Europeia foi criada, unindo povos, culturas e moedas; mas também não ficou a salvo de repetidos ataques terroristas. Inovações tecnológicas mudaram nossa existência, novas descobertas na área da medicina, processadores cada vez mais rápidos; a internet nos permitindo acessar um número cada vez maior de informações.

A Morashá tem acompanhado os avanços tecnológicos. Um website, que atrai um grande número de visitas, permite, desde o ano 2000, a leitura das revistas on-line. Desde 2014, o site tem novas ferramentas à disposição de nossos usuários, cujo número vem crescendo exponencialmente.

A linha do tempo que criamos, a seguir, inclui momentos importantes da evolução da Morashá, e escolhemos alguns acontecimentos importantes no Brasil, Israel e no mundo, para situar melhor no tempo a nossa escalada vitoriosa.

Clique no link abaixo para visualizar a linha do tempo.

LINHA DO TEMPO.pdf