Morashá

SABEDORIA JUDAICA


A Reencarnação e as "Viagens" da Alma

A Reencarnação e as "Viagens" da Alma

Reencarnação, – as “viagens” feitas pela alma e como isso afeta nossa vida – um tema místico, extenso e complexo que requer muitos anos de estudo profundo. Tanto a Torá quanto o Talmud fazem alusões à reencarnação, mas este assunto é tratado extensamente nas obras da Cabalá. Neste artigo abordaremos algumas ideias gerais sobre o tema de acordo com o Judaísmo.

Edição 110 - Março de 2021

Ensinamentos judaicos para superar os desafios da vida

Ensinamentos judaicos para superar os desafios da vida

O judaísmo acredita que o homem pode mudar a situação em que se encontre, bem como a tristeza e a depressão através de seus pensamentos, palavras e ações e, principalmente, tendo absoluta fé em que D'us é mais poderoso do que qualquer situação que se esteja vivendo.

Edição 109 - Dezembro de 2020

A Grandeza de ser Judeu

A Grandeza de ser Judeu

“Há muito tempo atrás, em um deserto árido, no sopé de uma montanha no Sinai, D’us transmitiu a um povo pequeno, fragmentado e obstinado, com nada que o pudesse distinguir especificamente, um “algoritmo”. Era chamado de Torá, e esse algoritmo fez deles o povo mais notável, tenaz e inconformado com seu destino como jamais se viu...”.
Rabi J. Sacks
Cúpula 2017 da OLAMI, Londres, 4 de janeiro de 2018

Edição 99 - Abril de 2018

A Essência de D'us, a Divina Providência e os Mandamentos

A Essência de D'us, a Divina Providência e os Mandamentos

O alicerce do judaísmo e base de toda a verdadeira religião  é a existência de D’us. Ele é o Criador de toda a existência, física e espiritual. O primeiro verso da Torá assim o afirma: “No princípio, D’us criou os Céus e a Terra...” (Gênesis 1:1). Também está escrito: “Eu sou o Eterno, que cria todas as coisas” (Isaías 44:24).

Edição 96 - Junho de 2017

Amor e casamento segundo o judaísmo

Amor e casamento segundo o judaísmo

O casamento é a base da existência humana. É o que nos permite constituir família e encontrar alegria e realização na vida. É algo de profundo valor, pelo qual vale a pena lutar.

Edição 73 - Setembro de 2011

Cartas à nova geração

Cartas à nova geração

No ano passado, antes de Yom Kipur, o Grão Rabino do Reino Unido, Rabi Sir Jonathan Sacks, escreveu suas reflexões como se fossem 10 cartas de um pai a seus filhos. Para transmití-las à comunidade judaica britânica e do mundo afora, o Grão Rabino publicou-as na forma de um pequeno livro: Cartas à Nova Geração.

Edição 69 - Setembro de 2010