Morashá

MISTICISMO


A Matriz do Universo

A Matriz do Universo

O Povo Judeu sempre soube que a Torá é o plano de D-us para o mundo, a matriz de tudo o que existe. Hoje, modernos computadores e avançadas ferramentas matemáticas corroboram essa verdade.

Edição 71 - Abril de 2011

Os Códigos da Torá

Os Códigos da Torá

"Tudo o que existiu, existe e existirá até o fim dos tempos está incluído na Torá, os Cinco Livros de Moshé... e não apenas no sentido geral, mas inclusive os detalhes de cada pessoa, individualmente". Rabi Eliyahu, Gaon de Vilna

Edição 71 - Abril de 2011

As sete Sefirot emocionais

As sete Sefirot emocionais

O tópico das Sefirot é um dos pilares do estudo da Cabalá. As Sefirot são a forma básica do poder criativo de D-us. Constituem a estrutura e configuração internas do Universo e servem de ponte entre o Criador e toda a Sua criação.

Edição 69 - Setembro de 2010

As duas almas do homem

As duas almas do homem

Ensina a Cabalá que cada pessoa, independentemente de sua natureza ou comportamento, possui duas almas1: uma Divina e uma natural. Essas são as almas básicas do ser humano; e não devem ser confundidas com a alma adicional que um judeu recebe durante o Shabat, ou com os cinco níveis da alma – Nefesh, Ruach, Neshamá, Chaya e Yechidá.

Edição 68 - Junho de 2010

O milagroso e o mundano

O milagroso e o mundano

Shemá Israel, Hashem Elokenu, Hashem Echad! (Ouve, ó Israel, o Eterno é NOSSO D-us, o Eterno é Um!

Edição 64 - Abril de 2009

As Sefirot e a Teoria das Cordas

As Sefirot e a Teoria das Cordas

O Rabi Moshe Chaim Luzzatto (1707-1746), um dos maiores Sábios e cabalistas na história judaica, escreveu que o mundo físico é um espelho do mundo espiritual. Cada fenômeno que existe em nosso mundo é um reflexo de uma realidade sobrenatural.

Edição 61 - Julho de 2008