Morashá

Curiosidades


Em 1763, uma congregação de vinte famílias judias inaugurou a primeira sinagoga dos Estados Unidos. A sinagoga de Touro foi fundada em Newport, no estado de Rhode Island. Em 1946, a sinagoga foi declarada um monumento nacional histórico norte-americano.


El Al é o nome da companhia de aviação israelense. O nome El Al literalmente significa “para cima”, mas é freqüentemente traduzido como “em direção aos Céus”. A El Al foi fundada no ano de 1948 para transportar para Israel imigrantes judeus do Iraque e do Iêmen. Pouco tempo depois, a companhia já voava para Paris e Roma e, posteriormente, para Nova Iorque.


Foi Bátia, filha do Faraó do Egito, que salvou e adotou Moisés quando ele era ainda um bebê. Qual foi sua recompensa por ter salvado a vida do maior profeta de todos os tempos? Quando os judeus foram libertados do Egito, ela saiu com eles, tendo se convertido ao judaísmo. Os místicos judeus ensinam que ela foi uma das poucas pessoas que subiu aos Céus sem ter falecido fisicamente.


Pouco antes de sua morte, o ditador Joseph Stalin planejava exilar todos os judeus da União Soviética. Nos notórios “Julgamentos dos Médicos”, médicos judeus foram acusados de conspirarem contra Stalin. Essas acusações falsas tinham o propósito de fomentar a ira da população contra os judeus, facilitando a expulsão de todos eles do país.


Rabi Akiva, o maior sábio do Talmud, só começou a estudar a Torá aos 40 anos de idade. Ele cresceu como um pastor ignorante e analfabeto. Rabi Akiva começou a estudar Torá para poder se casar com Raquel, filha de Kalba Savua. Posteriormente, Rabi Akiva se tornou o maior rabino da história judaica.


No dia 17 de Sivan, a arca de Noach (Noé) parou sobre o pico do Monte Ararat. Isto ocorreu sete meses após o início do grande Dilúvio que matou todos os seres vivos que não estavam na Arca (com exceção dos peixes). 17 dias após as águas do Dilúvio começarem a baixar, a Arca parou no Monte Ararat.


Moisés tinha 120 anos quando deixou este mundo. Este tempo de vida é considerado o ideal. Na tradição judaica uma forma de abençoar uma pessoa é dizendo: "Que você possa viver até os 120 anos".


O autor judeu Sholom Aleichem escreveu estórias em Idishe – tristes e alegres – sobre o shtetl, o pequeno vilarejo onde viviam judeus. Ele descreveu o mundo judaico do shtetl – os conflitos, as alegrias e as tensões enfrentados pelos judeus no dia a dia. Uma das mais famosas estórias de Sholom Aleichem é sobre Tevye, o leiteiro, e suas filhas. Esta estória serviu como base do clássico “O Violinista no Telhado”.