Morashá

HISTÓRIA JUDAICA MODERNA


Herzl depois de Herzl

Herzl depois de Herzl

Algumas biografias de Theodor Herzl se circunscrevem à sua trajetória desde a publicação de “O Estado Judeu” até a realização do Primeiro Congresso Sionista Mundial. No entanto, foi depois do Congresso que sua atuação política assumiu uma proporção caudalosa e sua vida pessoal avultou como um enigma.

Edição 111 - Junho de 2021

O Êxodo do Século 20

O Êxodo do Século 20

No dia 15 de junho de 1970, onze judeus soviéticos capturaram um avião no aeroporto de Leningrado. Pretendiam voar para a Suécia e de lá para Israel. Foram presos e no dia 28 de dezembro do mesmo ano, sentenciados a longas penas. Este julgamento foi o estopim de um protesto que transformou o Mundo Judaico e o Estado de Israel.

Edição 110 - Março de 2021

Filho de imigrantes

Filho de imigrantes

O relato a seguir é uma breve lembrança da vida dos meus pais, que saíram no século passado da Bessarábia, uma bela e conturbada região localizada entre a Romênia e a Rússia, e se radicaram no Brasil, no Rio de Janeiro. Espero que meus netos e os netos dos meus netos, se vierem a tomar conhecimento desta narrativa, renovem o orgulho por terem atravessado o Mar Vermelho guiados por Moisés, e sempre se empenhem pela sobrevivência do Povo Judeu.

Edição 108 - Setembro de 2020

Um Estado Judeu na Austrália: 1907-1941

Um Estado Judeu na Austrália: 1907-1941

Em 16 de fevereiro de 1907, The Sydney Morning Herald noticiava: “Há territórios férteis desabitados ao Norte da Austrália, pontos mais vulneráveis e suscetíveis a ataques, ainda clamando por serem povoados. Os judeus poderão constituir-se num posto avançado de alerta”. Pela primeira vez cogitava-se a criação de lar judaico em terras australianas. O poeta Zechariah Choneh Bergner ou “Melech Ravitch”1, e, principalmente, Isaac Nachman Steinberg, retomariam essa ideia entre 1933-1939.

Edição 103 - Abril de 2019

Os Heróis Esquecidos da Operação Tocha

Os Heróis Esquecidos da Operação Tocha

Argel, manhã de 8 de novembro de 1942. Liderados por Bernard Karsenty e José Aboulker, 377 combatentes da Resistência anti-Vichy, praticamente desarmados, tomam pontos estratégicos e paralisam as forças de Vichy. O levante facilita a entrada na cidade de tropas norte-americanas da Operação Tocha. A grande maioria dos combatentes e seus líderes eram judeus. Esses jovens destemidos jamais receberam crédito por sua bravura. Simplesmente foram esquecidos pela História.

Edição 101 - Setembro de 2018

Um evento glorioso

Um evento glorioso

O ano de 2017 assinalará o 120o aniversário da realização do Primeiro Congresso Sionista Mundial, ocorrido a partir do dia 25 de agosto de 1897 na cidade de Basileia, Suíça. Este evento, um dos mais impactantes na vida judaica em todos os tempos, deveu-se à visão, talento, audácia e perseverança de um jovem, então com 37 anos, húngaro de nascimento e vienense de formação, chamado Theodor Herzl.

Edição 94 - Dezembro de 2016