Morashá

Veja nossas festas

 


Omer

28 de Março de 2021
15 de Maio de 2021

Trabalho é permitido

A Torá nos manda contar o período do Omer, que se inicia no segundo dia de Pessach.


Shavuot

Ao anoitecer, 16 de Maio de 2021
18 de Maio de 2021

Trabalho não é permitido

A festa de Shavuot, comemorada na Diáspora no sexto e sétimo dia do mês hebraico de Sivan, é a data na qual celebramos Matan Torá – a Entrega da Torá. É importante notar, contudo, que a transmissão da Torá não ocorreu em um único dia – mas sim, o Todo Poderoso a transmitiu a Moshé, que a ensinou ao Povo Judeu durante os 40 anos de sua permanência no Deserto do Sinai.


Tishá b´Av

Ao anoitecer, 17 de Julho de 2021
18 de Julho de 2021

Trabalho é permitido

Tishá b´Av – o nono dia do mês hebraico de Menachem Av – é o dia nacional de luto para o Povo Judeu. Nessa data, jejuamos durante mais de 24 horas e choramos a queda de Jerusalém e seu Templo Sagrado e os muitos outros episódios trágicos na História Judaica, vários dos quais ocorreram ou se iniciaram em Tishá b’Av.


Rosh Hashaná

Ao anoitecer, 6 de Setembro de 2021
8 de Setembro de 2021

Trabalho não é permitido

Rosh Hashaná, literalmente, a “cabeça do ano”, é o início de um novo ano. É a oportunidade de cada pessoa de começar sua vida de novo. Certamente, a cada dia – ou mesmo, a qualquer momento em nossa vida – podemos optar por tomar diferentes caminhos na vida – melhorar o que é preciso – mas Rosh Hashaná é o momento mais auspicioso do ano para fazê-lo. Trata-se de um novo começo. Um novo ano representa novas possibilidades.


Yom Kipur

Ao anoitecer, 15 de Setembro de 2021
16 de Setembro de 2021

Trabalho não é permitido

Yom Kipur, o dia do perdão, é o dia mais sagrado no calendário judaico. Trata-se de um dia de jejum, introspecção e autoanálise, durante o qual confessamos nossos pecados e oramos por um ano bom e doce.