Morashá
Algumas Leis relacionadas com Yom Kipur Foto Ilustrativa

Algumas Leis relacionadas com Yom Kipur

Neste ano, Yom Kipur se inicia no dia 1 de outubro, após o pôr-do- sol, e termina na noite do dia 2.

Edição 54 - Setembro de 2006


Segundo o Talmud, mesmo após a Teshuvá o retorno e arrependimento o poder de perdão para os erros cometidos não se aplica às ofensas cometidas contra o próximo: “As transgressões do homem contra D’us – o Dia do Perdão as absolve; porém as transgressões contra o próximo, o Dia do Perdão não as expia, até que o indivíduo se reconcilie com o próximo e repare o erro cometido”.


Leis referentes à véspera de Yom Kipur

Neste ano, Yom Kipur se inicia no dia 1 de outubro, após o pôr-do- sol, e termina na noite do dia 2.

É costume fazer caparot - abate de um galo, para um homem, e de uma galinha, para uma mulher, no dia 9 de Tishrei de madrugada, 1 de outubro, por um shohet qualificado. Também é possível cumprir este costume com dinheiro, doando-o para tzedaká.

É proibido jejuar no dia que precede Yom Kipur, mesmo se este jejum for Taanit Halom. É, ao contrário, uma mitzvá fazer uma refeição adicional. A refeição à véspera do jejum deve ter pão e pratos de fácil digestão. Bebidas alcoólicas são proibidas.

A refeição que antecede o jejum deve ser concluída em 20 minutos antes do pôr-do-sol.

As mulheres devem acender as velas antes de ir à sinagoga dizendo a bênção “Ner Shel Yom Hakipurim”. Se a mulher quiser locomover-se de automóvel ou usar o elevador antes do início de Yom Kipur, deverá, antes de acender as velas, fazer uma ressalva dizendo que não está recebendo Yom Kipur, com o ato de acendimento das velas. É porém preciso antecipar o recebimento de Yom Kipur antes do pôr-do-sol. 


É costume os pais abençoarem os filhos, pedindo que estes sejam selados no Livro da Vida, e que em seus corações permaneça sempre o amor a D’us. Convém também ir à sinagoga antes do pôr-do-sol, para poder participar do Kol Nidrei, a "anulação dos votos".

Yom Kipur

Yom Kipur é o Shabat dos Shabatot e portanto todo trabalho profano deve cessar e todas as leis do Shabat devem ser respeitadas. Assim como no Shabat, é proibido carregar sobre si qualquer objeto durante Yom Kipur.

Restrições durante o jejum:

“Não comer, não beber, não trabalhar, não lavar-se nem massagear a pele (perfumes, cremes etc.), não calçar couro, não ter relações conjugais”.

O jejum diz respeito tanto aos homens como às mulheres, mesmo se estas estiverem grávidas ou amamentando. Só em caso de doença – ou onde há algum perigo, o jejum pode ser suspenso (consulte seu rabino). As crianças de 9 a 10 anos podem jejuar somente algumas horas.A partir dos 11 anos conforme avaliação dos pais, pode jejuar o dia todo. O jejum torna-se obrigatório aos 12 anos, para meninas, e aos 13, para meninos. Ao acordar, lavam-se as mãos até a segunda falange, com água fria e sem sabão. Passam-se os dedos ainda úmidos nas pálpebras.

O uso de sapato, sandálias ou tênis de couro é proibido tanto para homens como para mulheres. As crianças também devem ser orientadas neste sentido.

A Havdalá deve ser feita sem bessamim, mesmo em se tratando de Motsaê Shabat. A bênção da luz deve ser feita sobre uma vela que permaneceu acesa desde o dia anterior.