Morashá
PROJETO ODONTOLOGIA Foto Ilustrativa

PROJETO ODONTOLOGIA

O projeto da clínica odontológica nasceu de um crescente apelo de muitos membros menos favorecidos de nossa comunidade para obter um atendimento totalmente gratuito.

Edição 41 - Junho de 2003


A iniciativa da Congregação e Beneficência Sefardi Paulista 
Beit Yaacov e a boa vontade de vários colaboradores tornou esse sonho possível, em agosto de 2001.

Desde então, aproximadamente 500 pacientes já foram atendidos e atualmente mais de 120 estão em tratamento.

A clínica recebe, em média, 50 pacientes por semana. Estes são triados pelas assistentes sociais das instituições judaicas, como Unibes, Ten Yad, Beit Yaacov, CIP, colégios judaicos, sob a supervisão de Silvia M. Elias (as-sistente social da Congre-gação e Beneficência Sefar-di Paulista). São, então, encaminhados a tratamento.

Mesmo tendo colaborado vários anos em alguns departamentos de pronto atendimento na Faculdade de Odontologia da USP, onde são tratadas pessoas carentes da região do Butantã, me comovi com o estado alarmante que alguns de nossos irmãos enfrentavam.

No ano passado, uma campanha de arrecadação destinada à confecção de próteses foi realizada e mais de 50 pacientes foram beneficiados.

Dificilmente conseguirei, através de palavras, descrever a felicidade, a satisfação e sobretudo a gratidão dessas pessoas que, durante anos, sentiam vergonha de sorrir, de falar ou tinham dificuldade de mastigar e que hoje conseguiram recuperar um pouco da alegria de viver e da auto-estima, há tanto tempo abalada.

Gostaria de compartilhar com vocês alguns trechos de cartas de agradecimento recebidas ao longo destes meses:

“Este tratamento foi muito importante para mim, pois agora, com a colocação de duas próteses e o tratamento de canais, posso fechar os maxilares melhor e mais importante, com o preenchimento das falhas dentárias, tenho uma mastiga-ção mais saudável...”

“Sinto-me especialmente grata pela gentileza com que fui tratada e satisfeita por ter finalmente conseguido resolver um problema tanto estético quanto funcional. Que mais pessoas caridosas e de posses apóiem esta iniciativa!”

"Salientamos ainda que em adição aos benefí-cios físicos essenciais à saúde, e a melhoria da qualidade de vida, tal assistência devolve-nos a auto-estima e ajuda-nos a manter acesa a chama da fé no ser humano".

"Hoje, só podemos agradecer à Congregação e em especial ao dr. Alain, pois com paciência, com-petência e muita atenção está conseguindo recuperar a auto-estima dos pacientes".

"Com muito carinho, agradeço a vocês a oportunidade que nos foi dada."

Em nome de todos os pacientes, gostaria de dizer àqueles que, de alguma forma, ajudaram a concretizar este maravilhoso projeto, muito obrigado e que D’us os abençoe.

Dr. Alain Haggiag
(Dentista responsável pelo consultório da Beit Yaacov)