Morashá
LIVROS Foto Ilustrativa

LIVROS

Leia matéria completa!

Edição 42 - Setembro de 2003


 

Imigrantes judeus do Oriente Médio 
São Paulo e Rio de Janeiro 
Rachel Mizrahi 
Atelie Editorial 

Depoimentos orais, fotografias, atas de sinagogas e sociedades beneficentes, jornais, relatórios etc., são as fontes deste importante trabalho, valioso subsídio ao estudo dos fluxos migratórios. A obra inaugura uma nova etapa na historiografia brasileira sobre imigração judaica. Os imigrantes apresentados não formam um grupo homogêneo, indiferenciado. Suas trajetórias são distintas, assim como suas estratégias de sobrevivência, ainda que vinculadas ao lugar de origem.
A substância do trabalho que chega às mãos do leitor é aquilo que Norberto Bobbio chamou de “o tempo da memória”. Rachel Mizrahi produziu um trabalho com rigor crítico e visível qualidade científica, segundo Jacques Marcovitch.
O livro foi patrocinado pela Fundação Safra.

O Contador de Histórias 
Nissan Mindel 
Kehot Publication Society 

O exímio contador de histórias Nissan Mindel compilou narrativas das autênticas fontes judaicas, agora acessíveis aos leitores de todas as idades. São histórias emocionantes que retratam vários momentos da saga do povo judeu, revelando a Providência Divina que se mantém através dos séculos. 

Em busca da verdade 
Eliyahu E. Dessler 
Editora Sêfer - Or Israel College 

A sabedoria vai além do conhecimento. Ela implica um coração sensível, profundo respeito e, acima de tudo, amor incondicional ao Criador. Dono de uma alma sábia e dadivosa, o Rabino Eliyahu E. Dessler z’l é um dos grandes nomes contemporâneos da Torá.

Teremos netos judeus? 
Jonathan Sacks 
Editora Maayanot 

O povo judeu, que sobreviveu milhares de anos sob as condições mais adversas, entre as quais o Holocausto, é hoje ameaçado pela assimilação. As comunidades judaicas na diáspora estão experimentando um declínio demográfico. O que está acontecendo? O que pode ser feito para reverter essa tendência? Em Teremos netos Judeus?, Jonathan Sacks, Grão-rabino do Reino Unido, produz um poderoso estudo sobre a continuidade judaica, sua importância, como foi atingida no passado e como poderá ser conservada no futuro.

Marketing herói ou vilão?
Samuel Szwarc 
Summus Editorial 

Samuel faz, neste livro, um apanhado crítico e elucidativo das idéias e métodos que transformaram, nos últimos anos, o marketing neste conceito tão controverso e discutido. Respaldado pela sua vasta experiência e avidez de informação, oferece-nos um quadro elegante e bem-humorado das idéias que inspiraram nossos profissionais. 

Guia dos Perplexos 
Maimônides 
Editora Sêfer 

O pensamento de Maimônides o grande Rambam, talmudista, filósofo, codificador de leis, matemático e médico que viveu de 1135 a 1204, pode ser analisado neste livro. Um trabalho que desvenda de maneira fascinante as relações que Maimônides estabeleceu entre a filosofia e o judaísmo.

As seis pontas da estrela
Zevi Ghivelder
Editora ARX
Um romance que aborda a vinda dos judeus para o Brasil, nas décadas de 20 e 30. O autor fala das dificuldades pelas quais esse povo passou na nova terra, a luta por sua sobrevivência, dignidade e, principalmente, liberdade. Certamente um relato importante sobre um período marcante da história mundial. O romance fala do casal Jankiel e Sara Grinman, que desembarcou no Rio de Janeiro, vindo da Bessarábia. Eles alimentavam muitos sonhos com relação à nova vida que teriam, e, com o nascimento de Marcos, no Brasil, filho único do casal, a realidade se mostrou outra.

Cabalá Prática 
Um guia da sabedoria judaica para o dia-a-dia 
Rabino Laibl Wolf 
Editora Maayanot 

A Cabalá, antiga sabedoria judaica, explica as leis da energia espiritual. Até muito recentemente, estava reservada a uma elite que podia adentrar neste universo místico. Porém, não é necessário dedicar-se toda uma existência ao seu estudo intenso para alcançar as valiosas recompensas da Cabalá. Apenas com a compreensão básica de uns poucos conceitos-chave, nossas vidas podem ser imensamente enriquecidas. Agora acessível em português, segundo o rabino Jonathan Sacks, este é um livro maravilhoso que fala da sabedoria antiga, oferecendo uma interpretação moderna, além de técnicas acessíveis para investigação dos nossos egos e do nosso mundo.