Morashá
LIVROS Foto Ilustrativa

LIVROS

Faltou breve descricao

Edição 46 - Setembro de 2004


Crime de Racismo e Anti-semitismo

Ministro Maurício Correia

Editora Brasília Jurídica Ltda., 2004

"Crimes de Racismo" contém o inteiro teor dos votos proferidos pelos ministros do Supremo Tribunal de Justiça nas cinco sessões de um julgamento histórico, absolutamente emblemático para a questão dos direitos humanos no Brasil. Nas palavras do autor, "Pretende-se com essa iniciativa divulgar para a comunidade jurídica e aos cidadãos as teses defendidas e as discussões travadas nesta Corte a respeito de tão complexo e denso tema, a fim de que possa o Poder Judiciário contribuir para uma amadurecida reflexão sobre o racismo no País".

 

Memórias do Lubavitcher Rebe

Rabi Yossef Yitschack Scheerson

Kehot Publication Society, 2003

Esta obra apresenta parte das anotações escritas em hebraico pelo Rabi Yossef YitschackScheerson ZTK'L. "Memórias" revela uma importante fase da história judaica nos últimos séculos e, em especial, da história do Chassidismo. O livro retrata uma galeria de judeus que pavimentaram o caminho para os fundadores do movimento, os quais, como estudiosos e místicos ocultos, prepararam o solo para que o Chassidismo criasse raízes e crescesse. O material baseia-se em uma somatória de memórias preservadas nos arquivos familiares e na tradição oral dos Rebes de Lubavitch, desde o tempo do Rabi Shneur Zalman de Liadi, fundador do Chassidismo Chabad.

 

Memórias da Colônia de Quatro Irmãos

Marcos Feldman

Editora Maayanot, 2004

No prefácio de "Memórias das Colônias de Quatro Irmãos", a historiadora Maria Luíza Tucci Carneiro afirma que "esta obra é, em primeiro lugar, exemplo do registro de memória individual por trazer um olhar particular sobre uma comunidade de imigrantes judeus".