Morashá
PREPARATIVOS PARA PESSACH Hebrew Union College, Skirball Museum - Los Angeles

PREPARATIVOS PARA PESSACH

Neste ano, o dia 14 de Nissan, véspera de Pessach, cai no pôr-do-sol do dia 7 de abril, um Sábado. Isto significa que o primeiro Seder vai ser realizado imediatamente após o término do Shabat e, por este motivo, há algumas modificações nos preparativ

Edição 32 - Abril de 2001


Quinta-feira, 5 de abril – 12 de Nissan

• Jejum dos primogênitos

Normalmente este jejum é realizado na véspera de Pessach, mas por ser Shabat ele é antecipado para quinta-feira.

• Bedicat Chametz – Busca do chametz

A procura do chametz é feita na quinta-feira, depois de escurecer (depois da oração de Arvit), em todos os locais onde porventura tenha sido introduzido chametz durante o ano. Antes de fazer a vistoria deve-se guardar num único lugar o chametz necessário para as refeições da noite de Shabat e da manhã de Shabat. Deverá escolher-se, também, um lugar onde o mesmo possa ser consumido para que não sejam espalhadas migalhas.
Não há nada de diferente nessa procura, quando comparada a outros anos. Antes de iniciar o Bedicat Chametz, recite a bênção Al Biur Chametz, e depois da verificação, declara-se a sua anulação através do trecho Cal Chamirá.

Sexta feira, 6 de abril – 13 de Nissan

• Shetar harshaá (venda do chametz)

A Shetar harshaá (venda do chametz) é praticada pelo rabino. Será efetivada na manhã de sexta-feira. Portanto, a procuração para a venda do chametz deve ser entregue a um rabino até a tarde de quinta-feira. Tradicionalmente, após guardar o chametz num quarto fechado ou num congelador trancado é dada autorização ao rabino para a venda do nosso chametz. Assim o chametz deixava de pertencer ao judeu. A venda do chametz on-line estará disponível no site da Revista Morashá: www.morasha.com.br.

• Biyur chametz (queima do chametz)

Todo o chametz, com exceção da Chalá é queimado na sexta-feira, no mesmo horário de uma véspera de Pessach comum, ou seja, até às 10h30m. Não se fala o trecho Cal Chamirá logo após a queima do chametz. Neste ano só poderá ser recitado no Shabat pela manhã.

• Preparando-se para o Seder

Na sexta-feira, a cozinha deverá estar devidamente "casherizada", pois este processo não pode ser feito no Shabat.

Todos os preparativos do Seder de Pessach devem ser feitos na sexta-feira (antes do Shabat), pois quaisquer desses preparativos – charosset, água salgada, zeroá, e os demais componentes não podem ser realizados no Shabat.

Durante o Shabat precisamos fazer três refeições com pão – uma à noite e duas durante o dia. Nesta sexta-feira à noite faz-se Kidush, netilat yadáyim e come-se a chalá ou pão. Isto será feito de preferência em uma outra mesa, no mesmo ambiente. Guardam-se as eventuais migalhas.
É costume sírio comer matzá até um dia antes do Seder. À véspera de Pessach, é permitido comer Matzá ashirá (matzá de ovo).
A matzá shemurá é usada nas duas noites do Seder. Alguns a usam durante toda a festa.

Sábado, 7 de abril – 14 de Nissan

Na véspera de Pessach é proibido ingerir pão após as 9h30m e também não podemos ingerir matzá antes de Seder. Por isto, neste Shabat pela manhã, as orações na sinagoga devem ser feitas bem cedo, para não transgredir os regulamentos referentes ao chametz. Assim, haverá tempo suficiente para voltar para casa, fazer o Kidush e conseguir comer o cabetzá (59g) de pão antes das 9h30. Após esta refeição, limpamos todo o local onde se comeu chametz. Seus restos devem ser jogados fora, no vaso sanitário. Após ter comido e descartado o chametz, podemos recitar o Cal Chamirá.