Morashá

Purim

Purim, a festa mais alegre do calendário judaico, comemora a vitória do Povo Judeu sobre nosso maior inimigo, Amalek – símbolo do mal no mundo – que foi personificado por Haman, responsável por arquitetar um plano de genocídio contra os judeus da antiga Pérsia.


Os mandamentos da Festa de Purim

Os mandamentos da Festa de Purim

Purim, celebrada no 14o dia do mês de Adar, é A DATA mais alegre do ano judaico. Comemora a milagrosa salvação do Povo Judeu na antiga Pérsia da trama de Haman para “destruir, matar e aniquilar todos os judeus, jovens e idosos, crianças e mulheres, em um único dia”.

Edição 98 - Dezembro de 2017


Recordando Amalek

Recordando Amalek

Um dos principais temas de Purim é a guerra entre o Povo de Israel e Amalek. Essa festa é a mais feliz do calendário judaico, pois celebra o triunfo de nosso povo sobre Haman, um primeiro-ministro persa que tentou exterminar a totalidade do Povo Judeu. Haman era não apenas um descendente, mas também a própria personificação de Amalek. O tema da festa de Purim é relevante para todas as gerações, inclusive para a nossa.

Edição 90 - Dezembro de 2015


O moderno Haman e o novo antissemitismo

O moderno Haman e o novo antissemitismo

Disse, então, Haman ao rei Achashverosh: “Existe um povo, espalhado e disperso, dentre os demais povos de todas as províncias de teu reino, cujas leis são diferentes de qualquer outro povo, e que não cumpre as leis do rei; pelo que não convém ao rei conservá-lo. (Meguilat Esther 3:8)

Edição 86 - Dezembro de 2014


Derrotando Amalek

Derrotando Amalek

Purim, a festa mais alegre do calendário judaico, comemora a vitória do Povo Judeu sobre nosso maior inimigo, Amalek – símbolo do mal no mundo – que foi personificado por Haman, responsável por arquitetar um plano de genocídio contra os judeus da antiga pérsia.

Edição 78 - Dezembro de 2012


Purim e a Providência Divina

Purim e a Providência Divina

Purim é uma festividade judaica única. Enquanto as demais festas religiosas enfatizam a espiritualidade – em Chanucá, por exemplo, acendemos velas que simbolizam a alma do homem e a Torá – Purim é guardada cumprindo-se quatro mandamentos, três do quais envolvem alimentos e bebidas.

Edição 74 - Dezembro de 2011


Purim e o anti-semitismo

Purim e o anti-semitismo

A festa de Purim, uma das mais alegres do calendário judaico, é o Dia d para os judeus, pois comemora a vitória de nosso povo contra a ameaça de genocídio. A festividade celebra a eternidade do povo judeu e seu triunfo sobre as forças perniciosas que desejavam extirpá-lo da face da Terra.

Edição 66 - Dezembro de 2009