Morashá
TEN YAD, 10 ANOS ALIMENTANDO COM DIGNIDADE Rabino Meir Lau discursa na festa de comemoração

TEN YAD, 10 ANOS ALIMENTANDO COM DIGNIDADE

Em 1992, há exatamente dez anos atrás, sensibilizados por mais uma grave crise econômica que assolava o pais, deixando muitas famíliase lares sem mínimas condições de vida, um grupo de amigos se reuniu para comemorar o aniversário do Rebe de Lubavitch com um presente muito especial: o Ten Yad.

Edição 37 - Junho de 2002


Líder máximo judaico de nossa geração, o Rebe de Lubavitch sempre foi conhecido pelo seu amor incondi-cional ao ser humano, nada mais justo que homenageá-lo com o que ele nos ensinou a fazer: estender a mão aos que necessitam que é o próprio significado da palavra Ten Yad.

A entidade iniciou suas atividades de assistência alimentar gratuita, através do Refeitório Comunitário Eshel Menachem, atendendo poucas famílias, servindo uma refeição quente e nutritiva, em instalações simples e modestas num andar alugado de um prédio no Bom Retiro.

Hoje, graças a intensidade e seriedade de seu trabalho e principalmente a uma incansável corrente de solidariedade composta por voluntários e colaboradores, o Ten Yad cresceu para atender a demanda crescente de pessoas que são encaminhadas ao Departamento de Assitência Social da instituição todos os dias.

Ao longo de todos estes anos, após minunciosa pesquisa, novos programas de assistência alimentar foram implantados para amenizar o sofrimento e as dificuldades de seus usuários. O programa Refeições Sobre Rodas, um lindo e exemplar trabalho que leva todos os dias, refeições quentes e também carinho, à pessoas com graves enfermidades e que não podem se locomover. O kit laticínios que supre as necessidades alimentares do café da manhã e do jantar. O Weekend Delivery, que é entregue por um grupo de jovens universitários todas as quintas-feiras, garantindo a preservação do Shabat e a fartura das refeições de finais de semana. E ainda, a Cesta Básica, o Reforço Alimentar e o Vale-Alimentação, todos objetivando suprir as necessidades e promover o bem estar dos usuários.

Para comemorar os 10 anos de Ten Yad, foi realizado um jantar em prol das atividades da entidade na Sala São Paulo, antiga estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo, onde estiveram presentes amigos, voluntários e colaboradores, além de autoridades como o Presidente da Assembléia Legislativa Walter Feldman, a economista Claudia Costin, o Secretário da Agricultura e Abastecimento Jõao Carlos de Souza Meirelles e o Assessor de Meio Ambiente Fábio Feldman. O jantar teve valiosas e significativas palavras de apoio ao Ten Yad do presidente da Fisesp, Natan Berger e do convidado internacional, o Grão Rabino Meir Lau que também conduziu uma prece pela paz em Israel e pela harmonia mundial.

O depoimento comovente de uma usuária da instituição, que fez questão de ir pessoalmente a comemoração para falar sobre os dez anos de Ten Yad, traduziu com sensibilidade todo o carinho e o empenho que a entidade juntamente com o seu dedicado corpo de voluntários, empenham para amparar o próximo.

O tema da celebração dos 10 anos de Ten Yad foi: “Por Um Mundo Melhor”, em homenagem a todas as pessoas que lutam com toda garra e força pelo resgate da dignidade humana e principalmente pela construção de um mundo, se não melhor, pelo menos mais justo.