Morashá
CONGREGAÇÃO Foto Ilustrativa

CONGREGAÇÃO

O Departamento de Assistência Social da Beit Yaacov inaugura clínica de atendimento psico-social gratuito.

Edição 59 - Dezembro de 2007


Instalada na sede onde já funciona, há seis anos, a Clínica Odontológica da instituição, o novo projeto visa oferecer os serviços de profissionais da área de psicologia e serviço social a indivíduos carentes. Voltada a crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de famílias como um todo, a iniciativa surgiu a partir da demanda, cada vez mais urgente, detectada entre os usuários da Clínica Odontológica. "Percebemos que alguns pacientes necessitavam, além do trabalho social que já vinha sendo realizado há alguns anos, de um acompanhamento psico-terapêutico. Seria uma forma de ajudá-los a lidar com dificuldades e conflitos de ordem social, emocional e organizacional. Muitas vezes isto os impede de superar a situação de precariedade em que se encontram. Nosso objetivo primordial é ajudá-los a deixar a condição de assistidos", explica Sílvia Andrade Elias, assistente social da Beit Yaacov.

Para transformar a idéia em realidade, o Departamento de Assistência Social da Beit Yaacov baseou-se em um programa semelhante mantido durante anos pela Federação Israelita do Estado de São Paulo. Através de uma parceria com profissionais da área de Psicologia, a Federação oferecia atendimento psico-terapêutico a custos acessíveis.

A Assistência Social da Beit Yaacov elaborou uma proposta para atender de maneira mais ampla as necessidades da população carente da comunidade. Um dos aspectos fundamentais, além da qualidade, é que o atendimento deve ser totalmente gratuito, assim como o é o serviço odontológico. Deve, também, abrir espaço para a terapia de família como caminho para a reestruturação individual e familiar e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida.

O projeto conta com três psicólogas - Ana Marli Schor, Rute Terni e Bela Sister - e está sendo implantado de forma gradativa. Atualmente, são oferecidos psicoterapia individual para crianças, adolescentes e adultos; em grupo para adolescentes; psicoterapia familiar, incluindo-se também atendimento domiciliar. Para o sucesso da terapia é fundamental haver um intercâmbio de informações entre todos os profissionais envolvidos, para que se possa traçar um perfil preciso dos indivíduos e de suas necessidades. Com ampla experiência profissional, as psicólogas acreditam que o projeto da Clínica é um desafio e, também, um privilégio para quem participa da iniciativa, que oferece atendimento psico-terapêutico gratuito. "Criar um espaço para atender pessoas carentes é muito diferente do que atendê-los em um consultório particular. É mais produtivo o profissional se deslocar para a realidade do paciente do que o contrário. O atendimento próximo ao universo em que se insere o paciente assegura maior assiduidade, garantindo assim a continuidade do tratamento. Isto está diretamente ligado ao sucesso do programa", diz Ana Marli Schor.

Outro aspecto positivo ressaltado por Rute Terni é o atendimento domiciliar em casos em que os pacientes não podem vir à clínica. Segundo a terapeuta, ir até quem não tem condições de sair de casa ou está em um hospital dá continuidade ao trabalho, além de permitir que o profissional conheça o paciente no contexto em que vive. Esta alternativa, no entanto, é analisada caso a caso, de acordo com as necessidades reais. As profissionais da Beit Yaacov atendem também os pacientes internados no Residencial Israelita Albert Einstein-Lar Golda Meir.

Com mais este projeto, a Assistência Social da Beit Yaacov estende seu trabalho junto aos menos favorecidos, ajudando-os a ter uma vida mais plena e uma melhor qualidade de vida.

Clínica de Odontologia amplia serviços

Funcionando há seis anos na Rua Neves de Carvalho, a Clínica de Odontologia da Beit Yaacov ampliou recentemente seus serviços, oferecendo também tratamentos de ortodontia.

Para garantir o bom atendimento foi inaugurado mais um consultório para odontopediatria, especialmente preparado para o público infantil. Com uma decoração temática que visa aumentar a tranqüilidade e o conforto dos pequenos usuários, transforma rostos desconfiados em amplos sorrisos. Assim, agora são dois consultórios em funcionamento, de 2a à 5a feira, em regime de período integral, e, às 6as feiras, na parte da manhã. A Clínica está apta também para atendimentos de emergência.

O atendimento, em média de 80 pessoas por semana, é realizado por 3 dentistas - Andréa Lílian Goldmann, Irma Segre e Guy Revi. As principais demandas estão nas áreas de odontopediatria, próteses, cirurgias, dentística, periodontia e endodontia.

Especializada em odontopediatria, a Dra. Andréa não esconde a satisfação com as possibilidades abertas após a inauguração do novo consultório. Com base em sua experiência profissional, afirma que a demanda na área de ortodontia no universo pediátrico é muito grande. "É raro encontrar, atualmente, uma criança que não necessite este tipo de tratamento. Coloca-lo à disposição dos nossos pacientes, é um impacto muito grande em sua vida, pois é um passo importante para a construção da auto-estima do paciente."

Os materiais e equipamentos utilizados na Clínica Odontológica são de primeira geração. "Fazemos questão de utilizar o que há de melhor no mercado, para que os tratamentos sejam bem feitos e efetivos", diz. Para a profissional, no entanto, o mais importante é que todos fazem o trabalho com muito carinho e amor.

Os doutores Andréa, Irma e Guy criaram um lema, visando melhorar a saúde bucal dos seus pacientes: "Prevenção é Orientação". O resultado final são sorrisos mais bonitos, pessoas mais satisfeitas consigo mesmas e, portanto, mais felizes.

O projeto da clínica odontológica nasceu de um crescente apelo de muitos membros menos favorecidos da comunidade por um atendimento totalmente gratuito. Inaugurado em agosto de 2001, o Consultório Odontológico recebe pacientes triados pelas assistentes sociais das instituições judaicas, como Unibes, Ten Yad, Beit Yaacov, CIP, colégios judaicos, sob a supervisão de Silvia Andrade Elias, da Beit Yaacov.