Morashá

HISTÓRIA DE ISRAEL


Naftali Herz Imber, o autor de ‘Hatikva’

Naftali Herz Imber, o autor de ‘Hatikva’

Poeta em cuja alma ardia o amor a Eretz Israel, Imber expressou em versos a derradeira esperança judaica, após dois milênios no exílio: ‘viver como povo livre na terra de Sion, Jerusalém’. Estes versos fazem parte do ‘Hatikva’, o hino nacional de Israel.

Edição 57 - Junho de 2007

'Exodus 1947' - A verdadeira história

'Exodus 1947' - A verdadeira história

18 de julho, 1947: um navio da Haganá, rebocado pela marinha britânica, aporta em Haifa. a bordo estavam 4.554 sobreviventes do genocídio nazista, todos determinados a viver em Eretz Israel, a terra de Israel, único lugar no mundo que aceitavam chamar de "lar".


O Kotel Ha-Maaravi

O Kotel Ha-Maaravi

O Zohar ensina que a Presença Divina jamais abandonará o Kotel ha-Maaravi e, portanto, este nunca será destruído. Principal ruína do Segundo Templo de Jerusalém, o Muro Ocidental se tornou seu símbolo, expressão da dolorosa saudade do Povo Judeu por seu Santuário. É o local onde a história de nosso povo está viva, sendo suas pedras impregnadas dos anseios e das preces judaicas através dos séculos.


Um herói do nosso tempo

Um herói do nosso tempo

Zvi Malchin é hoje uma lenda para os serviços de inteligência de todo o mundo. Atuou durante trinta anos no Mossad, onde deixou um inestimável legado de competência, seriedade e patriotismo.

Edição 54 - Setembro de 2006

Entrevista: Momentos inesquecíveis

Entrevista: Momentos inesquecíveis

Em 1976, quando ocorreu o seqüestro do avião da Air France em Entebe, o paulista Jacques Stern tinha 17 anos de idade e voltava ao Brasil com um colega de classe de uma Ieshivá isralense, o rabino Rafi Shammah.

Edição 53 - Junho de 2006

Memória de Entebe

Memória de Entebe

Há 30 anos, no dia 4 de julho de 1976, o exército e a força aérea de Israel completaram uma de suas mais ousadas e bem sucedidas missões: o resgate dos israelenses que, após o seqüestro de um avião, foram reféns de terroristas no aeroporto de Entebe, em Uganda.

Edição 53 - Junho de 2006