Morashá

Você sabia?


Em Yom Kipur, todos nossos pecados são perdoados?

Yom Kipur perdoa apenas os pecados cometidos contra D’us, não contra outras pessoas. Portanto, para que uma pessoa obtenha expiação por todos seus pecados, ela deve pedir perdão das pessoas que ofendeu, prejudicou ou injuriou.


O que é celebrado em Rosh Hashaná?

Rosh Hashaná, celebrado nos dois primeiros dias do mês de Tishrê, comemora o sexto Dia da Criação do mundo, quando o homem foi criado por D’us. Rosh Hashaná é um dia em que judeus refletem sobre o ano e tomam boas resoluções para o futuro. O dia é também chamado de Yom HaZikaron (O Dia da Lembrança) e Yom HaDin (O Dia do Julgamento). Mas esta festa é mais conhecida como Rosh Hashaná – a Cabeça do Ano.


O que desejamos, uns aos outros, em Rosh Hashaná?

Em Rosh Hashaná, há o costume de desejar a outros judeus: “L'Shaná Tová - Ketivá ve-Chatimá Tová”. Isto quer dizer: “Para um bom ano – que você seja escrito e selado no Livro da Vida”


O que é o Jejum de Guedaliá?

O dia após Rosh Hashaná é um dia de jejum em memória de Guedaliá ben Achicam, o governador de Israel que foi assassinado dois meses após a destruição do Templo Sagrado de Jerusalém. Este ano, o Jejum ocorrerá na segunda-feira, dia 21 de setembro.


Qual foi a data do primeiro dia da Criação do mundo?

O primeiro dia da Criação, no qual D’us criou a existência, a matéria, o tempo, a escuridão e a luz, foi 25 de Elul. Rosh Hashaná, o primeiro dia do mês de Tishrei, comemora a criação do homem, que ocorreu no sexto dia da Criação.


Quem foi o primeiro presidente de Israel?

O parlamentarismo é o sistema de governo de Israel. A presidência é um cargo simbólico. Quando o Estado Judeu foi fundado em 1948, foi oferecida a presidência a Albert Einstein. O grande físico judeu simpatizava muito com o movimento sionista, mas ele recusou o convite. Chaim Weizmann, um grande químico, diplomata e estadista, foi o primeiro presidente de Israel.


O que é o Shulchan Aruch?

O “Shulchan Aruch”, que é o Código de Lei Judaica, literalmente significa “mesa posta”. Foi dado este nome a essa obra monumental, pois o “Shulchan Aruch” foi escrito de forma simples e direta para que todo judeu possa entendê-lo. O Código de Lei Judaica, baseado no Talmud e em obras rabínicas que o precederam, foi escrito no século 16 E.C. por Rabi Yossef Caro, um grande Sábio e místico sefaradi.


Quem foi Maimonides?

Maimonides foi o maior filósofo judeu de todos os tempos. Seu nome foi Moshe ben Maimon, mas ele é mais conhecido por seu acrônimo: Rambam. Maimonides, que foi o médico da corte do rei do Egito, foi um dos maiores Sábios e legisladores judeus. Ele escreveu a maior enciclopédia de lei judaica, o Mishné Torá.


O que quer dizer Torá?

A palavra “Torá” tem muitos significados. Na língua hebraica, significa “lei” ou “doutrina”, e é usada como termo geral para denotar todo o corpo de lei judaica. O termo “Torá”, quando usado de forma específica, se refere aos Cinco Livros de Moisés que foram entregues por D-us no Monte Sinai.


O que foi o Édito de Expulsão?

No século XV, a monarquia espanhola permitiu que os judeus que se converteram ao cristianismo permanecessem na Espanha. No dia 31 de março de 1492, a Espanha decretou o “Édito de Expulsão” – a solução final para os judeus que não abandonaram o judaísmo. Neste ano, havia aproximadamente 200.000 judeus morando na Espanha. Quatro meses após o “Édito de Expulsão” entrar em vigor, todos os judeus do país haviam emigrado. Muitos foram para Portugal, mas foram expulsos de lá cinco anos mais tarde. Outros imigraram para a Turquia, para Israel, para o norte da África e para outros países.


Qual é a importância do mês de Elul?

O mês de Elul marca o início de um período de 40 dias que culmina em Yom Kipur, o dia mais sagrado do calendário judaico. Elul é um mês de introspecção e de preparo para as grandes festas judaicas que ocorrem no mês seguinte, Tishrei.


O que foi a Guerra de Yom Kipur?

Na festa de Yom Kipur, o dia mais sagrado do calendário judaico, o Egito e a Síria lançaram uma ataque surpresa contra Israel. O ataque ocorreu no dia 6 de outubro de 1973. Devido ao ataque inesperado, Israel perdeu muitos soldados nos primeiros dias de guerra. Mas o Estado Judeu, em grande parte devido ao heroísmo do general Ariel Sharon, derrotou os países árabes e venceu a guerra.


Qual foi o primeiro país árabe a assinar um acordo de paz com o Estado de Israel?

No ano de 1977, o Presidente do Egito, Anwar el-Sadat, viajou para Jerusalém e discursou no parlamento israelense – o Knesset. Sadat propôs que Israel e o Egito negociassem um acordo de paz. Junto com o primeiro-ministro de Israel, Menachem Begin, Sadat assinou o primeiro acordo de paz entre um país árabe e o Estado de Israel.


O que é a oração Kedushá

A oração intitulada Kedushá (em hebraico, santificação) é cantada pelo chazan quando este repete a oração de Amida. Formada pelos pronunciamentos angelicais registrados pelos profetas Isaías e Ezequiel, somente pode ser recitada quando há um minian. Os sábios costumavam dizer que “rios de alegria” fluem do Trono Divino da Glória quando os anjos e o povo de Israel cantam seus versos. A Kedushá deve ser recitada de pé, mantendo-se os pés juntos. Isto simbolizaria os anjos, que, segundo a visão do profeta Ezequiel, têm "pés retos". E quando é proferida a proclamação, "Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos. Toda a terra esta plena de Sua Glória" é costume fazer-se movimentos seguidos de elevação das pontas dos pés para simular o vôo dos anjos.


Tisha B'Av: dia de jejum

Sábado à noite, inicia-se Tisha B’Av – o nono dia do mês hebraico de Menachem Av – que é uma data de luto coletivo no calendário judaico. Além de Yom Kipur, Tisha B’Av é a única data em que nós, judeus, jejuamos durante um dia inteiro.  Em Tisha B’Av, não é permitido comer; não podemos nem beber água. Também não é permitido se banhar, usar sapatos de couro e ter relações conjugais.