Morashá

PROFETAS E SÁBIOS


Rabi Yitzhak Kaduri, z´l

Rabi Yitzhak Kaduri, z´l

Inúmeras são as histórias sobre a vida de Rabi Kaduri. Muitos lhe atribuíam poderes milagrosos. No universo da Cabalá, era considerado autoridade suprema. Para o mundo judaico, suas previsões eram um alerta para os doentes, pobres e desamparados, seus conselhos e bênçãos, um alento.

Edição 52 - Abril de 2006

O segredo de Sansão

O segredo de Sansão

Israel era dominada pelos filisteus quando nasceu Sansão. Sua mãe, Zlelponith, era uma mulher boa e humilde. Chegava a tal ponto sua humildade que era conhecida como "a esposa de Manoah, da tribo de Dan". Passava a vida trabalhando e nunca sorria, não porque estivesse cansada, mas pela tristeza de não ter filhos.

Edição 51 - Dezembro de 2005

Rabi Moshé Chaim Luzzatto

Rabi Moshé Chaim Luzzatto

Cabalista, escritor e filósofo, poeta e dramaturgo, o Ramchal, revolucionou o pensamento judaico. Suas obras contam-se entre os mais profundos e respeitados estudos de Torá. Homem de múltiplos talentos, cuja mente prodigiosa alcançava o que outros de sua geração não conseguiam perceber, resolveu compartilhar sua sabedoria na Cabalá com seu povo - e, ao fazê-lo, sacudiu o mundo judaico.

Edição 51 - Dezembro de 2005

Rabi Yehudá HaNasi: Rabênu HaKadosh

Rabi Yehudá HaNasi: Rabênu HaKadosh

Rabi Yehudá HaNasi, um dos maiores Sábios na história de nosso povo, foi o responsável pela compilação da Mishná, o resumo transcrito da Torá Oral, que D-us transmitiu a Moisés no Monte Sinai. Esta obra sagrada, veículo para a Revelação Divina em nada inferior à Torá Escrita, forma a base do Talmud.

Edição 50 - Setembro de 2005

Hasdai Ibn Shaprut

Hasdai Ibn Shaprut

De carismática personalidade e aguçada inteligência, Ibn Shaprut foi o primeiro de um grande grupo de dignitários judeus que serviram reis e príncipes. Médico, diplomata e ministro da corte do califa de Córdoba, era encarregado das negociações com delegações estrangeiras que chegavam ao Califado, o que fazia com grande habilidade. É um exemplo vivo da multiplicidade de áreas em que atuavam os judeus de Sefarad.

Edição 49 - Junho de 2005

José, Retrato de um Tzadik

José, Retrato de um Tzadik

A história de José, filho de Jacob, constitui uma história de sonhos realizados. Trata-se de uma narrativa real, que transborda de tragédia e triunfo.

Edição 48 - Abril de 2005