Morashá

ARTE E CULTURA


O judaísmo bem Marc Chagall

O judaísmo bem Marc Chagall

O que se pode sentir, observando as obras de Marc Chagall, é seu compromisso com a alma judaica. Em nenhum momento da sua longa vida, iniciada na cidade russa de Vitebsk, onde nasceu em 1887, arrefeceu o orgulho de sua origem religiosa.

Edição 80 - Junho de 2013

Max Liebermann

Max Liebermann

Um dos maiores pintores alemães do século 20, figura de conquistas extraordinárias e importância pública, teve um papel proeminente em moldar a vida cultural de Berlim. Como judeu, sua influência foi excepcional, mas infelizmente sua brilhante carreira assim como sua vida acabaram sendo destruídas pelo nazismo.

Edição 79 - Março de 2013

A sinagoga de Dura-Europos

A sinagoga de Dura-Europos

A sinagoga de Dura-Europos, que ficou enterrada nas areias da Síria Oriental por 17 séculos, escreveu sozinha um importante capítulo na história da arquitetura e decoração das sinagogas.


Pioneirismo musical judaico no Brasil Império

Pioneirismo musical judaico no Brasil Império

Durante o longo Reinado de D. Pedro II, a música brasileira teve uma evolução surpreendente. A participação ativa de músicos da dimensão de Louis Moreau Gottschalk, Fred Figner e irmãos Levy, permitiu avanços significativos como a elaboração das primeiras gravações em estúdio, o uso constante de fonógrafos e a comercialização de partituras e instrumentos musicais.

Edição 75 - Abril de 2012

Charlotte Salomon: A obra de uma vida

Charlotte Salomon: A obra de uma vida

Charlotte Salomon, jovem judia alemã refugiada na Riviera francesa, passou ano de 1941, o último de sua curta vida, pintando freneticamente um registro visual de sua existência. Aqueles trabalhos ficariam como um testemunho de seu tempo para as gerações futuras.

Edição 75 - Abril de 2012

Groucho Marx

Groucho Marx

Não faltam grandes humoristas judeus: Efraim Kishon, Sholem Aleichem, Woody Allen, Jerry Lewis e tantos outros. Mas Groucho Marx é, provavelmente, o melhor de todos. O sucesso que o humor judaico americano faz no mundo deve-se a ele.

Edição 74 - Dezembro de 2011