Morashá

JUDAISMO NO MUNDO


Uma ameaça nuclear à estabilidade global

Uma ameaça nuclear à estabilidade global

Nos últimos meses, uma coalizão de países se formou a fim de livrar o planeta de uma grande ameaça à estabilidade global: as ambições nucleares do Irã.

Edição 53 - Junho de 2006

Abayudaya: Práticas judaizantes em Uganda

Abayudaya: Práticas judaizantes em Uganda

Em meio às montanhas verdes da região oriental de Uganda, próximo à cidade de Mbale, uma pequena comunidade de aproximadamente 600 pessoas vive dentro dos preceitos judaicos, fazendo a circuncisão em seus filhos no oitavo dia após o nascimento, seguindo as leis da cashrut, reverenciando e respeitando o Shabat, comendo matzá em Pessach, jejuando e tocando o shofar em Yom Kipur.

Edição 47 - Dezembro de 2004

TALENTO ESPORTIVO

TALENTO ESPORTIVO

Pouca gente sabe que um dos pais do boxe moderno foi Daniel Mendoza, o primeiro judeu a obter o título de campeão da modalidade na Inglaterra, em 1792, que se tornou conhecido pela maneira como utilizava as mãos e a cabeça no ringue.

Edição 45 - Junho de 2004

REFUGIADOS ESQUECIDOS

REFUGIADOS ESQUECIDOS

Quase não se ouve falar sobre deles. Não ocupam muito espaço nas manchetes de jornais nacionais e internacionais, nem nos fóruns de debates sobre direitos de minorias perseguidas ao longo da história.

Edição 44 - Março de 2004

O SHABAT EM SALÔNICA

O SHABAT EM SALÔNICA

Esta é uma descrição feita por um não judeu sobre uma comunidade judaica, bela e de fortes raízes, na qual a “rainha”, o shabat, reinava com poderio ilimitado. É a comunidade de Salônica, cujos habitantes judeus, dinâmicos e ágeis, propagaram o espírito...

Edição 43 - Dezembro de 2003

A SINAGOGA CHORAL

A SINAGOGA CHORAL

A sinagoga Choral é a mais famosa de São Petersburgo. Uma imponente construção de estilo mourisco, inspirada em uma mesquita do Cairo, pode abrigar até 2 mil pessoas. Mas, quando construída, em 1893, era pequena para a comunidade, de 15 mil membros.

Edição 42 - Setembro de 2003