Morashá

Notícias do Brasil

27/03/2018

EXPOSIÇÃO INÉDITA SOBRE O HOLOCAUSTO CHEGA AO BRASIL

EXPOSIÇÃO INÉDITA SOBRE O HOLOCAUSTO CHEGA AO BRASIL
 
A exposição “Shoá – o Holocausto: como foi humanamente possível?” abriu ao público no dia 26 de março e segue até 11 de abril, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A mostra, produzida pelo Yad Vashem e adaptada pelo Museu do Holocausto de Curitiba, foi exibida pela primeira vez em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
 
Composta por painéis, com imagens e textos, a mostra apresenta de forma didática e acessível a vida dos judeus antes do Holocausto, a ascensão de Hitler, a propaganda nazista, a criação de guetos e campos, os Justos, e outros temas gerais que integram a cronologia do período.
 
No corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, os visitantes ainda poderão conhecer o projeto “Entre Aspas”, um compilado de narrativas de sobreviventes da Shoá que escolheram o Brasil como lar. O material, previamente desenvolvido para as redes sociais do Museu brasileiro, foi adaptado e organizado para uma exposição fixa. Desta vez, após um segundo recorte, chega ao Distrito Federal. 
 
As duas iniciativas seguem a abordagem pedagógica do Museu do Holocausto de Curitiba ao personificar as histórias do genocídio na busca por construir uma memória coletiva universal, que transmita valores como tolerância, respeito, diversidade, igualdade, resistência e resiliência. A entrada é gratuita.
 
A exposição “Shoá – o Holocausto: como foi humanamente possível?” é uma realização do Departamento de Exposições Itinerantes do Yad Vashem (Centro Mundial de Lembrança do Holocausto), em Jerusalém, Israel, com curadoria de Rinat Harris-Pavis e consultoria de Avraham Milgram. Sob responsabilidade do coordenador-geral Carlos Reiss, o Museu do Holocausto de Curitiba foi o responsável pela aquisição dos direitos, tradução, adaptação e produção da mostra em território nacional. O museu brasileiro foi inaugurado em 2011 e recebe semanalmente cerca de 700 pessoas.
 
 
SERVIÇO
 
Exposição: Shoá – o Holocausto: como foi humanamente possível?
 
Data: 26 de março a 11 de abril de 2018
 
Visitação: segunda a sexta, das 9h às 17h
 
Local: Corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães | Câmara dos Deputados – Brasília/DF
 
Informações: telefone 0800 619 619 ou cultural@camara.leg.br
 
Entrada Franca.