Morashá

JUDAISMO NO MUNDO


Entrevista com Adina Bar-Shalom

Entrevista com Adina Bar-Shalom

Casada, mãe de três filhos, avó de 13 crianças e incansavelmente envolvida em projetos sociais, ela andava em busca de um projeto que de fato impactasse toda a sociedade israelense. Sempre observou a pobreza que ronda o cotidiano dos haredim como um desafio que precisava ser enfrentado – e viu na educação uma possível solução. Com a bênção de seu pai,  o Grão-Rabino Ovadia Yossef, tomou para si a liderança da criação da michlalá.

Edição 78 - Dezembro de 2012

A França e os desafios de Hollande

A França e os desafios de Hollande

O presidente francês, François Hollande, inicia seu governo cercado por desafios históricos nas frentes econômica, política e social, e envolto por uma dúvida que persegue parcela significativa da maior comunidade judaica da Europa: irão os grupos anti-Israel e antissemitas, alojados na esquerda, se beneficiar da mudança no Palácio do Eliseu?


O Shabat e a Casa Branca

O Shabat e a Casa Branca

Pela primeira vez na história dos Estados Unidos, um judeu que guarda o Shabat e as regras da Casherut chefia a Casa Civil do governo Barack Obama, assumindo uma das funções mais relevantes no dia-a-dia presidencial.

Edição 75 - Abril de 2012

Judeus e Prêmio Nobel

Judeus e Prêmio Nobel

O Prêmio Nobel é o reconhecimento de maior prestígio dado a homens ou mulheres que, com seu trabalho, contribuíram para o bem e o progresso da humanidade.

Edição 74 - Dezembro de 2011

Uma versão moderna da Operação Tapete Mágico

Uma versão moderna da Operação Tapete Mágico

Uma das mais antigas comunidades judaicas da Diáspora parece viver seus últimos dias. No ano passado, em uma operação secreta, dezenas de judeus deixaram o Iêmen para se instalar em Israel ou nos Estados Unidos e fugir da crescente ameaça da intolerância religiosa que assola a remota nação árabe.

Edição 67 - Março de 2010

Barack Obama e as relações entre EUA e Israel

Barack Obama e as relações entre EUA e Israel

No dia 20 de janeiro de 2009, Barack Obama assume a presidência dos Estados Unidos em um momento recheado de dúvidas e de esperanças.

Edição 63 - Dezembro de 2008