Morashá

Notícias do Brasil

19/02/2021

Israel sedia o Grand Slam 2021 em Tel Aviv, competição promovida pela Federação Internacional de Judô

Dos dias 18 a 20 de fevereiro, Tel Aviv recebe etapa eliminatória rumo à Olimpíada em Tóquio, com 422 competidores de mais de 60 países; um terço das atletas são mulheres

Esta semana, do dia 18 ao 20 de fevereiro, a cidade de Tel Aviv recebe o Grand Slam 2021, competição promovida pela Federação Internacional de Judô. Nestes três dias, 422 competidores de 5 continentes e 60 países competirão pela sonhada vaga nas Olimpíadas de Tóquio, programadas para este ano.

Nesta edição, que ocorre em meio a pandemia da Covid-19 e durante a extensa campanha de vacinação israelense, a competição não terá o habitual público torcendo pelos atletas das mais de 50 delegações, mas o poder do esporte de aproximar pessoas das mais variadas culturas e origens continuará.

O judô tem um lugar especial na cena esportiva israelense. É a modalidade que Israel ganhou mais medalhas em Olimpíadas. Desde a primeira Olimpíada que participou, em 1952, Israel conquistou nove medalhas, sendo três delas no judô.

Há menos de três semanas do Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no dia 8 de março, é também motivo de celebração o fato desta etapa contar com uma notável representação feminina na competição, onde mais de um terço dos participantes são mulheres.

O Brasil estará presente com uma delegação de cerca de 20 pessoas, juntamente com atletas de todo o mundo, que serão recebidos de braços abertos para esta amistosa competição.

Segundo o Vice-Cônsul Geral de Israel, Aviel Avraham, "é uma grande honra podermos receber delegações do mundo todo, competindo, mas também celebrando o encontro e nossa diversidade e o amor ao esporte".