Morashá

COMUNIDADES DA DIÁSPORA


OS JUDEUS DE CORFU

OS JUDEUS DE CORFU

Não se sabe exatamente quando os judeus se instalaram em Corfu, uma das ilhas Jônicas gregas. Acredita-se que estavam nas ilhas Jônicas desde a era romana, conforme relato do historiador e arqueólogo hebreu Josepho.

Edição 34 - Setembro de 2001

A BATALHA DE BETAR

A BATALHA DE BETAR

Foi em Betar que se travou a última batalha entre os judeus liderados por Bar Kochba e as legiões romanas de Adriano. Milhares de homens, mulheres e crianças foram assassinados para encerrar uma revolta que durou mais de nove anos.

Edição 33 - Junho de 2001

AS VÍTIMAS DA GUERRA SUJA

AS VÍTIMAS DA GUERRA SUJA

O desaparecimento de nove mil judeus durante a ditadura militar argentina, no período de 1976 a 1983, está sendo investigado pelo Comitê de Imigração do Parlamento (Knesset) de Israel desde o ano passado.

Edição 33 - Junho de 2001

COMUNIDADES JUDAICAS DO IMPÉRIO OTOMANO

COMUNIDADES JUDAICAS DO IMPÉRIO OTOMANO

No período medieval, os otomanos, conquistando o Império árabe, absorveram numerosas comunidades judaicas, entre as quais a dos moçárabes do Oriente Médio, modernamente conhecidos como judeus-orientais.

Edição 33 - Junho de 2001

JUDEUS NA AMÉRICA

JUDEUS NA AMÉRICA

A vida dos judeus nos Estados Unidos, desde as primeiras imigrações, foi marcada pela tolerância religiosa, ainda que sem o mesmo reconhecimento a seus direitos civis. Apesar de entremeada por episódios de anti-semitismo, diferencia-se bastante do ciclo de violência e perseguições do Velho Mundo.

Edição 32 - Abril de 2001

OS JUDEUS DA ÁFRICA DO SUL

OS JUDEUS DA ÁFRICA DO SUL

O judaísmo continua forte e vibrante na África do Sul. Grande parte da comunidade sente-se profundamente enraizada e participante do processo de desenvolvimento da democracia no país. É uma população culta que desempenha um papel fundamental para a vida econômica local. Como a maioria da população sul-africana.

Edição 30 - Setembro de 2000