Judeus desesperados para abandonar paises dominados pelas Alemanha nazista se depararam com as portas fechadas no mundo inteiro - exceto por uma pequena brecha. A Inglaterra, num gesto singular, aceitou no final de 1938 acolher crianças judia numa operação que passou a ser conhecida como Kindertransport.
Centenas de judeus que conseguiram fugir da Europa durante a Segunda Guerra Mundial encontraram a morte nas águas próximas ao seu único refúgio - a Eretz Israel - por causa da política de restrição à imigração judaica imposta pelos britânicos na região.
Do gueto de Lodz, fui levado para Auschwitz. Após a seleção feita por Mengele, fui levado para o campo de ciganos, em Birkenau. O terror, os maus tratos e os assassinatos lá cometidos pelos guardas alemães, capos e dignitários, são difíceis de descrever. Não sei dizer como, mas sobrevivi. Fui levado de volta a Auschwitz e vendido como escravo a uma empreiteira.
Páginas que faltavam, dúvidas sobre a autenticidade dos documentos e briga pelo direito de exclusividade da publicação são alguns dos ingredientes do mais recente debate sobre o tema.
Ele fala de seu passado sem constrangimento, justifica seus atos como parte da rotina de trabalho e não se arrepende do que fez no campo de concentração de Auschwitz.
Inaugurado em 1993, na ocasião do cinqüentenário do Levante do Gueto de Varsóvia, o Museu do Holocausto assume um grande desafio: o de lembrar e imortalizar os seis milhões de judeus e as outras vítimas do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial.