Morashá

ISRAEL HOJE


DIAMANTES, UMA RELAÇÃO ANTIGA COM O POVO JUDEU

DIAMANTES, UMA RELAÇÃO ANTIGA COM O POVO JUDEU

Quando dois empresários judeus belgas se instalaram em Petach Tikva, em 1936, dando início a um pequeno negócio no setor de diamantes, jamais poderiam supor que, 50 anos depois, Israel se tornaria um dos três mais importantes centros mundiais de lapidação e comércio de diamantes.

Edição 33 - Junho de 2001

SHARON - PERES

SHARON - PERES

A dupla Sharon-Peres transmite à população israelense a sensação de que, graças a essa combinação, homens com mais experiência comandam o país, o que seria uma condição necessária para navegar nos mares revoltos da política interna de Israel, do Oriente Médio e da diplomacia internacional.

Edição 32 - Abril de 2001

SIONISMO HIGH-TECH

SIONISMO HIGH-TECH

Será que o sionismo acabou, com a criação e consolidação do Estado de Israel ou apenas transformou-se e procura adaptar-se às mudanças dos tempos modernos? A imigração não cessa, trazendo indivíduos com perfil diferenciado dos pioneiros do passado, mas com o mesmo ideal. Talvez tenha mudado apenas a maneira de realizá-lo.

Edição 30 - Setembro de 2000

JERUSALÉM PERTENCE A TODOS

JERUSALÉM PERTENCE A TODOS

A todos que praticam a fé monoteísta, sejam judeus, católicos ou muçulmanos, a cidade de Jerusalém, lembrada e cantada como sagrada, eterna, de ouro e da paz, é um dos maiores e mais antigos tesouros da religiosidade, tendo sido palco dos mais importantes eventos para estas religiões.

Edição 30 - Setembro de 2000

OS HERÓIS DOS CÉUS

OS HERÓIS DOS CÉUS

Eles são um dos maiores, senão o maior, dos mitos do Estado de Israel. Heróis de muitas guerras, representam a elite militar do país e povoam a imaginação de todos: são os pilotos da Força Aérea de Israel (FAI).

Edição 29 - Junho de 2000

A VISITA DO PAPA JOÃO PAULO II A ISRAEL

A VISITA DO PAPA JOÃO PAULO II A ISRAEL

Um Pontífice, líder supremo da Igreja Católica, vir a público – em Israel – para expressar sua contrição pelas ações cometidas durante séculos contra o povo judeu, pela própria Igreja que representa, era algo inimaginável até pouco tempo atrás.

Edição 28 - Abril de 2000