Morashá

SUCOT


O duplo júbilo de Sucot

O duplo júbilo de Sucot

A festa de Sucot, que tem a duração de sete dias e se inicia cinco dias após Yom Kipur, é conhecida por vários nomes, mas sua descrição no livro de orações é Zman Simchatenu – “Época de nosso regozijo”. A Torá nos ordena sempre servir a D’us com alegria, particularmente em ocasiões festivas como o Shabat e as datas sagradas. Mas também nos impõe estar especialmente alegres durante a festa de Sucot.

Edição 97 - Setembro de 2017

Hoshana Rabá

Hoshana Rabá

O sétimo e último dia da festividade de Sucot é Hoshana Rabá - a “Grande Salvação”. É o dia final do Julgamento Divino, quando é determinado o destino do ano iniciado 20 dias antes. Hoshana Rabá – 210 dia do mês judaico de Tishrei – é o dia em que D’us finaliza o veredicto assinado em Rosh Hashaná e selado em Yom Kipur.

Edição 89 - Setembro de 2015

A Cabalá de Sucot

A Cabalá de Sucot

A festa de Sucot, celebrada durante sete dias, é primordialmente cumprida pelo atendimento a dois mandamentos: habitar em uma Sucá e sacudir as Quatro Espécies. Ambos estão relacionados com as sete Sefirot emocionais.

Edição 69 - Setembro de 2010

Sucot: algumas leis e tradições

Sucot: algumas leis e tradições

A festa de Sucot, chamada pela Torá de 'época de nossa alegria', celebra os milagres que D-us realizou em prol dos filhos de Israel durante os 40 anos em que vagaram pelo deserto do Sinai.

Edição 58 - Setembro de 2007

O livro de Kohelet e a festa de Sucot, uma ligação intrínseca

O livro de Kohelet e a festa de Sucot, uma ligação intrínseca

Em Sucot, também chamada Zeman Simchatenu - Época de nossa Alegria - lemos nas sinagogas a obra do Rei Salomão, o Kohelet, Eclesiastes. Esta nos remete aos verdadeiros valores da vida.

Edição 50 - Setembro de 2005

SUCOT, A FESTA DAS CABANAS

SUCOT, A FESTA DAS CABANAS

A festa de Sucot é caracterizada principalmente pela obrigação do povo judeu de habitar em cabanas. A sucá lembra as tendas (ou as nuvens celestiais) que serviram como habitação para nossos antepassados durante os 40 anos que passaram no deserto do Sinai, após o Êxodo do Egito.

Edição 42 - Setembro de 2003