Morashá

PERSONALIDADES


Elie Wiesel, a consciência da humanidade

Elie Wiesel, a consciência da humanidade

No dia 2 de julho deste ano de 2016, aos 87 anos de idade, Elie Wiesel deixou este mundo. Talvez quem melhor o tenha definido foi o comitê do Prêmio Nobel da Paz de 1986:  “Um dos mais importantes líderes espirituais em uma época em que a violência, a repressão e o racismo continuam a caracterizar o mundo... Um mensageiro para a humanidade; sua mensagem é de paz, reconciliação e dignidade humana”.

Edição 93 - Setembro de 2016

Um premiê judeu na Ucrânia

Um premiê judeu na Ucrânia

Volodimir Borysovich Groysman já garantiu um lugar na história da Ucrânia: é o primeiro judeu a ocupar o cargo de primeiro-ministro em um país que obteve sua independência em 1991, com a desintegração da URSS.

Edição 92 - Julho de 2016

Karnit Flug, uma mulher à frente do Banco de Israel

Karnit Flug, uma mulher à frente do Banco de Israel

Em novembro de 2013, a Dra. Karnit Flug ganhou as manchetes dos jornais israelenses e internacionais por ter-se tornado a primeira mulher a assumir o cargo de Governadora do Banco de Israel, função equivalente à de presidente do Banco Central do Brasil.

Edição 91 - Abril de 2016

Vinte anos sem Rabin

Vinte anos sem Rabin

Um dos maiores heróis de Israel, foi duas vezes primeiro-ministro. Soldado que se transformou em estadista, Rabin liderou Israel por caminhos não trilhados na tentativa de fazer a paz com os palestinos. Ao partir rumo a Washington para aprovar os Acordos de Oslo, disse: “Temos que tentar acabar com as hostilidades para que nossos filhos e os filhos de nossos filhos não tenham que experimentar o doloroso custo da guerra”.

Edição 90 - Dezembro de 2015

Sir Nicholas Winton

Sir Nicholas Winton

Morreu no dia 1 de julho último, aos 106 anos, sir Nicholas Winton, responsável, em 1939, pela organização do resgate de 669 crianças judias checas. Durante nove fatídicos meses, numa Checoslováquia sob ameaça de invasão alemã, ele e um pequeno grupo de voluntários estiveram numa frenética corrida contra o tempo para evacuar e levar para a Grã-Bretanha o maior número possível de crianças judias.

Edição 89 - Setembro de 2015

Reuven Rivlin, décimo presidente de Israel

Reuven Rivlin, décimo presidente de Israel

Apesar de um cargo essencialmente cerimonial, a Presidência do Estado de Israel costuma projetar uma função política relevante, de esteio para fortalecer uma sociedade com desafios gigantescos e intenso debate ideológico. Em julho passado, o Knesset elegeu Reuven Rivlin como 10o presidente do país, na sucessão de uma das figuras mais marcantes da história contemporânea: Shimon Peres.

Edição 86 - Dezembro de 2014