Morashá

PERSONALIDADES


Stan Lee, o criador de Super-heróis

Stan Lee, o criador de Super-heróis

Escritor e editor, filho de judeus romenos, Stan Lee morreu aos 95 anos em novembro de 2018, após uma vida profissional muito rica, que fez a alegria de crianças e adultos com os inesquecíveis super-heróis mais famosos do mundo – Homem-Aranha, Thor, X-Men, Incrível Hulk, Demolidor, Homem de Ferro, Homem-Formiga, Pantera Negra e Quarteto Fantástico.

Edição 103 - Abril de 2019

Claude Lanzmann

Claude Lanzmann

Claude Lanzmann, cineasta francês, intelectual e jornalista, mais conhecido internacionalmente por seu documentário “Shoah” sobre o Holocausto, faleceu em 5 de julho de 2018, aos 92 anos. Judeu secular e sionista apaixonado, Lanzmann sempre esteve na linha de frente em defesa de Israel.

Edição 102 - Dezembro de 2018

Kissinger: a libertação de Ahlem

Kissinger: a libertação de Ahlem

O livro de Niall Ferguson, “Kissinger, Vol. 1, 1923-1968: O Idealista”, é o primeiro a dedicar várias páginas a um aspecto até então nunca explorado: a participação de Kissinger na 2ª Guerra Mundial, militar do exército americano, na libertação de um campo de concentração nazista, o de Ahlem-Hanover.

Edição 100 - Junho de 2018

Henry Kissinger, um craque da diplomacia

Henry Kissinger, um craque da diplomacia

Ao completar 95 anos, o ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1973 e ex-Secretário de Estado dos EUA é um ícone no mundo da diplomacia; até hoje, um dos mais solicitados observadores políticos do mundo. Ao colocar os interesses americanos acima de tudo, Kissinger colecionou muitos admiradores e muitos críticos.

Edição 100 - Junho de 2018

Simone Veil, um ícone mundial

Simone Veil, um ícone mundial

A França ficou de luto em junho deste ano de 2017 ao tomar conhecimento do falecimento de Simone Veil. Judia, sobrevivente do Holocausto, ela ocupou vários postos governamentais, tornando-se um ícone na luta contra a discriminação das mulheres. Empenhada em todas as causas em que acreditava, conquistou os franceses, e sua popularidade ia muito além dos limites da política.

Edição 98 - Dezembro de 2017

 Ayelet Shaked, uma mulher à frente da Justiça de Israel

Ayelet Shaked, uma mulher à frente da Justiça de Israel

Ela é uma mulher que se sobressaiu num cenário político liderado por homens, a maioria deles egressos das unidades de elite das FDI. Secular, ela ocupa importante papel nas fileiras do partido sionista religioso, HaBait HaYehudi.

É uma engenheira de computação que, após uma meteórica e controvertida ascensão política, foi nomeada, em 2015, Ministra da Justiça.

Edição 96 - Junho de 2017